fbpx

A colaboração e a tecnologia a favor de seu sucesso

A colaboração e a tecnologia a favor de seu sucesso

Colaboração e integração entre departamentos

Há quem diga que o potencial do conhecimento produzido por um grupo é sempre maior do que o da pessoa mais inteligente dentro desse grupo. Isso por conta do poder que as equipes possuem de gerar, a partir da união de seus esforços, novas capacidades e sabedorias que não poderiam ser desenvolvidas por um único indivíduo com um mesmo esforço e num certo período de tempo.

Equipes bem formadas e colaborativas são cada vez mais a força motriz das corporações. E olha que esses grupos andam cada vez mais heterogêneos, o que, apesar de exigir um certo esforço de integração, faz com se una uma variedade de forças sempre mais positivas para a empresa e torne a interação de diversos perfis uma situação corriqueira e benéfica nesse ambiente.

Mas mesmo esse novo padrão vem sofrendo mudanças e melhorias de uns tempos para cá. Isso por conta de novas tecnologias, que tornam as equipes ainda mais unidas e integradas. É sobre isso que vamos falar: como o trabalho em equipe está sendo aprimorado e o que vem por aí nos próximos anos.
 

Comunicação e colaboração

 
Já não é novidade que estamos mais conectados do que nunca. E, nesse cenário, o trabalho colaborativo se torna ainda mais uma premissa básica dentro das companhias. E trabalho conectado não significa apenas disponibilidade de pessoas – online a todo momento –, mas uma facilitação gigantesca da comunicação pelo fato de as equipes compartilharem trabalhos, ideais e opiniões mais facilmente. Tudo isso, em breve, por meio de sofisticadas plataformas onde todas essas informações estarão concentradas e ao alcance de todos.

A comunicação visual também tende a ganhar força, especialmente em grupos mais jovens. Vídeos e imagens se tornam, assim, aliados da rapidez e da eficiência da comunicação, reduzindo o tempo gasto com encontros desnecessários.

E por falar em aliados da eficiência, foi-se o tempo em que o gerenciamento de projetos – especialmente no caso de troca de informações mais pontuais e imediatas – precisava ser feito por meio de ferramentas “formais”. Hoje, o Slack e o próprio WhatsApp funcionam como parceiros da agilidade, contanto que o usuário se atente ao registro das conversas para que informações e arquivos não se percam pelo caminho. Uma desorganização inicial pode até parecer normal, mas não pode virar rotina nesse gerenciamento.
 

Novas tecnologias e mobilidade

 
Comentamos sobre as novas ferramentas de comunicação, e não podemos deixar de lado tecnologias como a realidade virtual e processos como o machine learning– o aprendizado instantâneo das máquinas por meio de repetição de padrões –, tecnologias que vêm abrindo um caminho mais rápido para a produtividade.

Essas novidades contribuem para que as equipes remotas – também cada vez mais frequentes – sintam-se ainda mais parte da organização. Pense como a realidade virtual poderá colocar equipes distribuídas na mesma sala virtual para reuniões, por exemplo.

Já a mobilidade irá muito além da possibilidade de se comunicar e solucionar questões de trabalho por smartphones. Tudo indica que, em cerca de 10 anos, uma notificação enviada para o seu celular por geolocalização deverá lhe fornecer informações sobre a pessoa com quem você vai se encontrar para uma reunião ou evento.
 

E a colaboração, afinal?

 
Ela será uma das maiores beneficiadas por esse novo contexto, e é fundamental que as empresas se movimentem no sentido da adaptação a esse mundo que vem nos oferecendo tantas possibilidades e que tende a produzir muitas outras mais.

A previsão é de que até 2025 a maior parte da população terá saído de uma quase total falta de acesso a informações para um universo abundante de dados por meio de um mero aparelho nas mãos. Cada vez mais interligados, teremos mais e mais motivos para investir em trabalhos colaborativos – incluindo os remotos, sem nenhuma perda de qualidade.

Se a sua empresa é mais tradicional ou menos aberta a todas essas novas experiências que citamos aqui, talvez seja a hora de repensar esse modelo e, aos poucos, dar espaço às tendências da tecnologia em termos de comunicação, acessibilidade, mobilidade. Ainda há tempo para se adaptar e aproveitar a rapidez, agilidade e possivelmente produtividade que essas ferramentas e também atitudes estão prontas para proporcionar.
 

O ERP DEAK a favor da integração e colaboração

 
O ERP DEAK possui ferramentas importantes que garantem maior produtividade, qualidade, controle e permitem a troca de informações entre departamentos de maneira ágil, rápida, segura e totalmente eletrônica.

Esse acesso rápido às informações proporciona à equipe um expressivo ganho de produtividade, flexibilidade e rapidez para a tomada de decisão.

Conheça nossas soluções, agende uma demonstração.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão