fbpx

Aproveite os benefícios dos indicadores de performance

Aproveite os benefícios dos indicadores de performance

KPI é um termo recorrente no mundo empresarial e se refere aos indicadores-chave de performance (Key Performance Indicators) de vários “elementos”, ações ou conjuntos de iniciativas que compõem o dia a dia do negócio. São, enfim, as medições mais relevantes para a sua estratégia e que podem lhe dar um excelente parâmetro de como anda o seu desempenho empresarial.

Esses indicadores focam em como suas tarefas são realizadas, avaliando se estão conseguindo alcançar os objetivos pré-determinados. Tal registro é gerado a partir de um índice que retrata as partes ou o todo dentro do andamento de um determinado processo.

A importância dos indicadores

Os indicadores de desempenho de processos têm como função monitorar as atividades da empresa e, assim, coletar informações de extrema importância para uso dos gestores. A partir desses dados, os líderes poderão estudar as melhores soluções para reduzir falhas e corrigir problemas, trazendo mais eficiência aos processos e, claro, resultados positivos de uma forma geral.

Vale lembrar que, apesar de semelhantes, KPIs não são o mesmo que métricas, muito embora a métrica possa também se tornar um indicador de performance e fornecer informações para a gestão. Enquanto um KPI é, conforme falamos, um indicador, a métrica é algo a ser contabilizado, um dado numérico.

Conheça alguns indicadores de performance:

Indicadores de Competitividade: medem como anda a relação da empresa com a concorrência.

Indicadores de Eficácia: mostram a relação entre os resultados já conquistados e os pretendidos, ou seja, direcionam as melhores maneiras de chegar aos objetivos esperados.

Indicadores de Eficiência: relação entre os resultados conquistados e os recursos empregados para atingi-los. Neste caso, o direcionamento é para a redução de recursos a fim de atingir uma mesma meta, visando reduzir custos.

Indicadores de Efetividade: é a eficácia + a eficiência.

Indicadores de Capacidade: capacidade de produção X o tempo para isso, algo fundamental nas indústrias.

Indicadores de Produtividade: relação entre as saídas geradas por determinada atividade e os recursos gastos para tanto, ou seja, uma relação que revela a capacidade produtiva dos colaboradores.

Indicadores de Qualidade: mostra a relação entre tudo o que foi produzido e o que é adequado ao uso, isto é, que não possui inconformidades.

Indicadores de Lucratividade: é o percentual entre as vendas totais e a lucratividade em si.

Indicadores de Rentabilidade: percentual entre o investimento realizado na empresa e o lucro gerado.

Indicadores de Valor: relação entre o valor percebido ao se receber um produto e o valor gasto para adquiri-lo.

Escolhendo os seus indicadores

Antes de mais nada, você deve definir os critérios para decidir quais KPIs são, de fato, fundamentais no dia a dia do seu negócio. Relevância, neste caso, é essencial, afinal de nada adianta escolher indicadores que mostrem algo que já se sabe ou que sirvam apenas para elevar a autoestima da empresa.

Tenha sempre em mente que os KPIs vão muito além dos likes nas redes sociais. Eles mostram pontos de atenção, possibilidades de melhoria e resultados concretos.

Seus KPIs também devem ajudá-lo a fazer escolhas inteligentes, gerando bases para que você enxergue os melhores horizontes para a sua empresa. Tudo isso só será possível com medições periódicas, afinal é um acompanhamento frequente que irá lhe permitir entender o que funciona e o que não funciona bem no seu dia a dia.

Agora é hora de colocar os KPIs em prática

Temos certeza de que esses indicadores irão favorecer – e muito – os seus processos, disponibilizando informações precisas e levando mais eficiência e eficácia para seus negócios.

Garanta mais rapidez e lucratividade para seus processos e busque a excelência junto a seus clientes. KPIs são seus aliados nessa jornada e têm tudo para estreitar o seu caminho em direção aos melhores resultados.

CONTE COM A DEAK!

Fontes:  Marketing de Conteúdo

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados