Conheça soluções para controlar a inadimplência de seus clientes

Inadimplência. Um termo que gera incômodo só de ser citado, mas que infelizmente é um velho conhecido das empresas brasileiras. E isso por muitos motivos: desde a falta de organização de clientes para sanar seus compromissos financeiros até períodos de crise, que podem prejudicar o dia a dia de qualquer companhia, gerando atrasos em pagamentos.

Nossa realidade aqui no país, como em muitos outros, deve considerar a possibilidade de inadimplência. O resultado positivo de todo esse cenário é que, com um problema, surgem também soluções, tanto no que diz respeito a tecnologias para controlar a inadimplência – os ERPs -, como atitudes que os empresários podem tomar para combater a falta de pagamento e estimular os bons pagadores.

 

Na prática: como lidar com seus clientes

Uma das situações mais complexas no que diz respeito às finanças dentro de uma companhia é notar que todo um panejamento está indo por água abaixo devido à inadimplência de clientes. Esse tipo de inconveniente não apenas cria um problema de caixa para o empreendedor, mas pode prejudicar o serviço prestado e a imagem do negócio.

Para evitar tais consequências, primeiro vamos falar sobre como as próprias empresas podem agir em favor de seus recebimentos.

Antes de mais nada, a transparência na hora de fechar um negócio é fator fundamental. Procure deixar todos os valores, prazos e formas de pagamento bem claros para os seus clientes, evitando, assim, surpresas provocadas por dúvidas e mal entendidos.

Se, mesmo assim, a inadimplência ocorrer – e por mais delicado que isso seja -, será preciso cobrar os clientes atrasados. Uma estratégia é criar um método de aviso ao cliente – por e-mail, por exemplo – sobre a próxima data de vencimento. Afinal, conforme já mencionamos, muitas vezes o problema do cliente é uma desorganização interna e consequente esquecimento. Já se o cliente de fato for um mau pagador, será preciso avaliar se essa relação vale ou não a pena, afinal ela pode ficar bastante desgastada pelo excesso de negociações. Se a opção for manter o cliente, um abatimento nas dívidas mais antigas pode estimulá-lo a quitar seus compromissos em menos tempo.

Por fim, vale também estimular o pagamento em dia, criando vantagens para os bons pagadores. Já pensou em oferecer descontos para pagamentos antecipados? É uma boa forma de incentivar a fidelidade do seu cliente e ainda receber antes do esperado.

 

Use a tecnologia a seu favor

Todas as ações já citadas ajudam muito a combater a inadimplência, mas se existe um parceiro importantíssimo para que tudo isso dê realmente certo é um ERP eficiente. Isso porque essa ferramenta automatiza as informações sobre seu estoque, suas vendas, receitas e despesas, para que você possua o panorama correto sobre como anda seu caixa.

 Uma das funcionalidades do ERP DEAK é permitir parametrizações que geram alertas e bloqueios para evitar que a sua empresa libere novos pedidos de venda a clientes devedores. O sistema possui sinalizadores que mostram o período e o valor do atraso e identificam a quantidade de dias e o valor médio do atraso.

Além disso, com o relatório de pontualidade, é possível visualizar o histórico de pagamentos de cada cliente, incluindo os percentuais das diversas formas de negociação e mostrando se o cliente é pontual em todas as parcelas. Sabendo em quais situações o cliente costuma atrasar, a empresa consegue tomar algumas atitudes para evitar os prejuízos.

Algumas outras funcionalidades do ERP DEAK são também a integração com os órgãos de proteção ao crédito Boa Vista e o controle de títulos em cartório e protestados integrado ao banco.

Lembre-se de que combater a inadimplência significa estimular as boas práticas de pagamento, evitar dores de cabeça e poder organizar a vida financeira da sua empresa com menos imprevistos. Nós apoiamos essa prática. Conte com as nossas soluções para o seu dia a dia.

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