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Consultoria: será que é hora de contratar essa solução? Confira!

Consultoria: será que é hora de contratar essa solução? Confira!

Consultoria

Prevenir ou remediar? Quantas vezes não usamos essa pergunta clássica para avaliar se o melhor caminho em busca de uma solução é a prevenção de um problema ou um reparo efetivo? Pois é assim que deve funcionar a sua avaliação na hora de contratar uma consultoria especializada, ou seja, na hora de prevenir um inconveniente ou rever e reorganizar de uma vez por todas algum processo que não vai bem na sua empresa. 

Uma boa consultoria é uma forma eficiente e especializada de se detectar, por exemplo, problemas de produção que nem seriam percebidos no dia a dia. É essa capacidade de identificação do que pode ser aprimorado ou transformado um dos grandes méritos de um consultor, profissional que, na maioria das vezes, já passou por empresas de todos os tipos e vivenciou diferentes processos diretamente, acumulando importante bagagem. 

Agora, você irá conhecer um pouco mais sobre esse trabalho, entender os benefícios da consultoria, conhecer os serviços oferecidos pela DEAK e avaliar se esta é a hora da contratação de um consultor para os seus negócios. 

 

Algo vai mal. Por que será? 
 

Sabe aquele momento em que você detecta que sua empresa estacionou e já não vem progredindo como o esperado? Que os prejuízos estão maiores que os lucros e muitas vendas estão sendo desperdiçadas? Provavelmente algo está travando o seu avanço, e é hora de detectar qual o problema a ser resolvido. Nesses casos, o olhar externo de um consultor será essencial para ajudá-lo na identificação do entrave e na remodelação de processos para eliminar essas barreiras. 

“Uma consultoria é sempre útil para fugir da rotina e da mesmice”, afirma o diretor de Operações da DEAK Sistemas, Danilo Martins. Com larga experiência como consultor e experiência de longo prazo junto aos clientes, ele ressalta a importância da bagagem do profissional de consultoria para transformar a visão dos processos dentro das empresas. “Um consultor traz experiências de fora e boas práticas de mercado, além de conhecer ótimos casesde sucesso de outras empresas. E, assim, ajuda o empresário a ampliar sua perspectiva em relação à sua própria empresa”, comenta. 

Entre os benefícios da contratação e da presença – in locoou à distância – de um consultor são a melhoria na performance dos negócios, mais economia, redução ou otimização da mão de obra, entre outras conquistas. Claro que tudo irá depender de onde e como, ou seja, em quais processos e de que forma esse consultor irá atuar. “O importante é destravar a cultura vigente”, ressalta Martins. 

 

Consultoria DEAK: por um dia a dia menos doloroso 
 

Ao comprar um telefone celular novo, podemos utilizá-lo de duas formas: acessando apenas o básico do que oferece, como ligações e envio de mensagens, ou aproveitando na totalidade tudo o que aquele aparelho entrega, tirando o maior proveito possível de sua tecnologia. 

Com um ERP não é diferente: quanto mais você domina a ferramenta, mais poderá aproveitar o que tem a oferecer. Fazer melhor uso de um ERP significa produzir melhor, aprimorar processos e, claro, ter o hábito de utilizar cada vez mais a ferramenta de gestão e colher todos os benefícios que pode oferecer. 

“Aqui na DEAK, o grande diferencial é termos pessoas especializadas nos processos dos clientes, como por exemplo: formação de preço, tributação e estoque; e não apenas na teoria: mas na prática do nosso ERP”, comenta o diretor. Por isso, a oferta é focada apenas nos clientes DEAK, garantindo uma abordagem 100% capacitada. 

Com a consultoria DEAK, o cliente poderá obter o domínio da ferramenta em sua totalidade, aproveitando até aqueles recursos tão surpreendentes que muitas vezes acabam passando batido sem uma orientação adequada (lembra do exemplo do celular? Então!). Resumindo: a consultoria DEAK torna o dia a dia do gestor bem mais indolor na hora de usar o seu ERP. 

Outro ponto importante é que a consultoria DEAK acompanha o “amadurecimento” do cliente. Martins avalia que, com tempo, ele poderá ter soluções que abordem a composição de custos, previsão de compras e outras ferramentas mais complexas. “São funcionalidades que provavelmente não se encaixavam na realidade desse cliente na época da implantação do ERP”. 

Um outro exemplo desse amadurecimento contínuo é a atual demanda de migração de clientes da prática do markup para a margem de lucro, de olho nos desafios do atual cenário econômico. Nesse sentido, trabalhar com resultados apenas no final de cada mês pode ser um risco, o que vem fazendo com que clientes já mais familiarizados com a ferramenta optem pela margem, que lhes permite um acompanhamento venda a venda. 

 

Evite que o problema persista: chame um consultor
 

Numa época de concorrência tão acirrada, com inovações surgindo cada vez mais rapidamente no mercado, cair na rotina, mantendo uma cultura ultrapassada e pouco flexível pode levar empresas à ruína. 

Um consultor antenado e ao mesmo tempo experiente poderá detectar essa tendência à mesmice e propor ideias novas e soluções inovadoras para transformar processos e dar aquele estímulo que faltava tanto ao gestor quanto aos colaboradores, que se sentirão ainda mais motivados.  

Então, antes que os problemas se tornem anda mais complexos, chame um consultor. E conte com a gente para tornar o seu ERP o maior aliado dos seus negócios.   

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