Entenda a diferença entre produtividade e produção e invista nos resultados

Entenda a diferença entre produtividade e produção e invista nos resultados

Você sabia que os conceitos de produção e produtividade possuem significados distintos? Pois é, apesar de soarem de forma semelhante e fazerem parte constante do dia a dia do negócio, eles têm diferenças relevantes.

É verdade que ambos são fundamentais para o crescimento e o sucesso da empresa, e cada um tem uma importância específica para a gestão, para todo o time da companhia e para os resultados. Então, que tal entender melhor o significado de cada um e aproveitar o melhor que podem oferecer ao seu negócio?
 

Produção X produtividade

 
Pode parecer uma conclusão simples, mas é bom registrar: a produção é uma ação. Ela dá nome ao processo que vai da aquisição de matérias-primas, captação das informações necessárias e reunião de pessoal a fim de gerar um produto de saída, seja ele um bem de consumo, um serviço ou até mesmo dados.

Já a produtividade tem a ver com o desempenho da produção, ou seja, é a otimização do tempo e dos processos produtivos. Sendo assim, aumentar a produtividade significa produzir mais utilizando menos – de acordo com a equação que envolve o tempo, os materiais, a mão de obra e os demais recursos utilizados. E essa otimização jamais deve comprometer a qualidade do produto final, claro.

Os conceitos de produtividade e produção podem ser aplicados em qualquer tipo de negócio e todos os mercados podem se beneficiar dos resultados de se manter um frequente acompanhamento dos dois conceitos para a melhoria dos processos e dos resultados. O importante, nesse sentido, é nunca confundir o aumento da produção com o aumento da produtividade. Isso porque esse aumento pode até mesmo significar uma redução da produtividade.

Um bom exemplo são as horas extras: uma prática que pode até fazer a produção crescer, mas que aumenta tanto o tempo de trabalho quanto os custos da mão de obra utilizada – do pagamento a mais aos funcionários e aos demais itens envolvidos, como o uso da estrutura do escritório por períodos prolongados. Outro ponto a se observar é que o aumento da produção não deve levar a uma má utilização dos recursos utilizados para produzir, o que significaria uma redução na margem de lucro e, eventualmente, também na qualidade do produto ou do serviço.

Por isso é tão importante conhecer a fundo os processos de produção dentro da empresa, criando um planejamento inteligente das tarefas a serem executadas e se antecipando às necessidade que possam surgir, como mais tempo para se produzir ou novos recursos a se adicionar.

Estar atento à produtividade também não deve ser uma ação negligenciada. É assim que você poderá acompanhar o desempenho de suas equipes e de toda a companhia, fazendo o melhor com os recursos disponíveis, evitando prejuízos e buscando sempre a lucratividade.
 

Invista na produtividade

 
Existem diversas maneiras de aumentar a produtividade da empresa. Boa parte delas atua de forma preparatória, como se estruturasse o terreno para garantir que a produção seja otimizada.

É o caso dos treinamentos e planejamentos, além de todo o pano de fundo que gera motivação e engajamento, como o investimento numa comunicação interna eficiente, a automatização de tarefas, definição de metas e objetivos, além do reconhecimento dos colaboradores.Defina bem a cultura da empresa e a divulgue constantemente, isso contribui para o envolvimento das pessoas.

Por fim, não deixe de lado a dedicação periódica à revisão de processos. Não tenha medo de repensar e mudar o que já não vem funcionando de forma eficiente ou que possa até estar comprometendo sua produtividade. Procure ouvir os colaboradores, nada como aquele que trabalha na linha de frente para saber quais recursos agilizariam o seu processo. Para auxiliá-lo nesse processo, escolha também o ERP ideal para o seu negócio e note como os bons resultados só tendem a crescer!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 4 = 1