fbpx

Inteligência e eficiência para a sua produção

Inteligência e eficiência para a sua produção

Mais agilidade na sua produção

Você já deve ter ouvido falar do conceito Just in Time, um modelo de gestão aplicado e difundido pela indústria automotiva japonesa que passou a se tornar exemplo em todo o mundo como uma forma de adequar a produção à demanda. E essa é uma solução que você pode aplicar em seus negócios, tornando-os mais eficientes e lucrativos. Entenda melhor como funciona o Just in Time e colha os benefícios dessa proposta.

O que é?

Just in Time é um conceito que determina que nada deve ser fabricado, montado, comprado ou transportado antes da hora certa. E por “hora certa” entende-se o momento da venda dos produtos, ou seja, primeiro um negócio é fechado para que depois os produtos sejam fabricados.

Quais os seus efeitos imediatos?

Pense no estoque de uma fábrica adaptada ao modelo tradicional de demanda e imagine agora esse mesmo estoque na proposta Just in Time. Pois é, no segundo caso, tanto as mercadorias quanto matérias-primas estarão presentes na menor quantidade possível: o suficiente para a produção conforme o pedido recebido no ato da venda.

E isso funciona, na prática?

Sim, mas é claro que a eficiência desse método requer mudanças de estratégia e uma equipe extremamente comprometida com o processo. Para que toda a engrenagem da produção funcione de maneira precisa e sem perdas, todos os possíveis imprevistos devem estar muito bem identificados e catalogados – da possível quebra de uma máquina ao atraso de uma entrega por conta de uma chuva forte na estrada.

O profissional que aderir a esse sistema também deve estar confortável com a nova proposta, exercitando uma constante organização em seu dia a dia.

E vale ressaltar que alguns tipos de indústria adaptam-se de forma mais precisa ao Just in Time, como é o caso das próprias montadoras, em que as peças

já chegam semiprontas ou desmontadas, reduzindo algumas etapas no processo produtivo.

As maiores vantagens desse modelo

– Redução de desperdício, afinal, com um estoque menor, o foco é atender ao pedido realizado sem sobras. A menor necessidade de estocagem também favorece a redução de custos com instalações físicas, como armazéns, por exemplo.

Processos de produção mais eficientes, já que o Just in Time trabalha com prazos mais enxutos, fazendo com que o tempo médio de produção seja minimizado.

– Menor circulação de produtos e matérias-primas pela fábrica, o que permite um controle mais centralizado da produção.

– Custos menores de produção, o que tende a gerar um preço final mais competitivo, beneficiando seu consumidor.

Fique atento a algumas desvantagens

– Cuidado com os imprevistos: o atraso de um fornecedor, por exemplo, pode causar um grande transtorno à produção, já que não há estoques. Procure antecipar tudo o que pode não sair conforme o planejado, minimizando seu impacto.

– Procure acelerar o seu processo de vendas, para que suas máquinas e seus funcionários nunca fiquem parados.

– Softwares e ferramentas especializados em Just in Time podem ser grandes aliados da implementação e do uso contínuo desse modelo dentro da sua indústria. A DEAK possui soluções com esse foco, como o ERP DEAK. Saiba mais aqui.

Agora, é só aplicar tudo isso na prática

Reavaliando cuidadosamente o seu processo de produção e investindo em um treinamento eficiente para sua equipe, com rigorosos processos de avaliação e metas a serem superadas, todos os ventos soprarão a favor de uma aplicação bem-sucedida do modelo Just in Time em sua indústria.

Aproveite e redobre sua atenção aos clientes, garantindo que seus pedidos sejam atendidos com mais eficiência, menor tempo de espera e altos padrões de qualidade.

Não se esqueça dos fornecedores: estabeleça relações de alto comprometimento junto a eles, para que possam oferecer a quantidade certa de matéria-prima, no tempo certo. A ideia é que, agora, o planejamento passe a acontecer com base em encomendas concretas.

Depois, é só colher os bons frutos do Just in Time e notar os benefícios de uma produção enxuta, eficiente e rentável.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO!

Fontes:  Indústria Hoje  /  Administradores.com

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados