O ERP a favor do seu departamento financeiro

Na semana passada, falamos sobre as diversas responsabilidades distribuídas pelas diferentes áreas de um departamento financeiro. Uma operação bastante complexa, que pode ser facilitada com o uso de uma ferramenta que contribua com a agilidade dos profissionais e a segurança e precisão das informações que circulam pelo departamento: o ERP.

Na DEAK, oferecemos um módulo financeiro composto por ferramentas que automatizam processos complexos, deixando para o gestor apenas as operações que fugirem ao padrão esperado. Nossa solução é feita para reduzir erros e evitar retrabalho e multas, contribuindo com o gerenciamento das operações financeiras das empresas, apoiando a sua organização e fornecendo informações e indicadores tanto para a construção do planejamento orçamentário, quanto para a elaboração das estratégias de negócio.

Com o ERP DEAK, os processos seguem de um departamento para outro de forma eletrônica, integrada, sempre para a pessoa certa e levando em consideração particularidades da operação e da empresa.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre essas funcionalidades e entender como se aplicam ao dia a dia do seu departamento financeiro. Mas já adiantamos uma certeza: o ERP é peça fundamental para uma rotina mais eficiente e comprometida com a exatidão.
 

Cuidando do movimento e fuxo de caixa

 
Com ferramenta simples, mas poderosa, o nosso ERP contempla todas as atividades da área financeira. Pelo módulo de Movimento de Caixa do ERP DEAK, você garante o controle e o gerenciamento das movimentações referentes a recebimentos e pagamentos, além de acompanhar as movimentações bancárias de forma simples e automatizada.

A ferramenta foi feita para ser um espelho da sua conta bancária. Assim, o gestor sabe perfeitamente quanto há no caixa, as movimentações necessárias e consegue planejar melhor suas estratégias e compras. Para o cliente de balcão, a eficiência também é reforçada, já que a ferramenta facilita o seu fechamento diário.

Além disso, possui controles que evitam fraudes no faturamento e nas cobranças, oferecendo ao gestor controle total das comissões, devoluções, cartas de crédito e débito.

O módulo ainda fornece relatórios e permite consultas específicas, dependendo das permissões de acesso de cada usuário – uma regra para todos os módulos do nosso ERP, que veremos mais adiante.

E não menos importante e inteligente é o módulo Fluxo de Caixa, ferramenta que consolida toda a visão futura de contas a receber, contas a pagar e movimento de caixa em um só dashboard, permitindo uma análise futura de riscos financeiros por centro de custo e conta contábil, e incluindo nas análises toda a provisão simulada de vendas e compras, além de contratos futuros e produção.
 

Contas a pagar e a receber

 
Para contar com mais agilidade e garantir maior produtividade ao seu departamento financeiro, é fundamental possuir uma ferramenta que contribua com os processos de contas a pagar e a receber. Tarefas diárias, que exigem segurança e precisão de informações.

Nosso sistema garante que a comunicação do profissional com as instituições bancárias seja a mais eficiente possível. O envio e o retorno de notas são feitos pelo próprio ERP, assegurando o processo.

Já para o pagamento de títulos, a ferramenta oferece uma funcionalidade de bloqueio e desbloqueio de pagamento eletrônico, sem a necessidade de liberação por escrito do gerente, já que o sistema possui assinaturas eletrônicas e níveis de acesso por perfil de usuário em todas as telas.

E para o pagamento de fornecedores, o usuário conta com o Pag-For, um processo executado por lotes – e que pode incluir DOCs, TEDs e boletos – que irão diretamente para o banco, via arquivo. Outro meio de aproximação entre banco e empresa é a cobrança eletrônica CNAB – Centro Nacional de Automação Bancária –, criando uma interface de informações entre as duas partes por meio de arquivos digitais. Ou seja, toda a informação dada pelo banco o ERP acata e processa.

Em resumo: qualquer ação existente dentro do titulo, o ERP passa diretamente para o banco.

E ainda dentro do tema contas a pagar, vale ressaltar que a ferramenta permite a consulta de inadimplentes diretamente pelo navegador, compilando seus dados e permitindo cálculos sobre cada perfil analisado. Todas essas informações fornecidas pelo ERP podem ser visualizadas de forma fácil, em apenas dois ou três cliques, diretamente na tela.

Se o caso for de contas a receber, nós também temos um módulo criado especialmente com esse objetivo, feito para a gestão de créditos. Essa função tem importância estratégica no suporte do planejamento financeiro, colaborando para a qualidade nas tomadas de decisões da gerência financeira.

Ele trata a cobrança com máxima confiabilidade, fornecendo informações atualizadas e precisas para seus processos de gestão do crédito, com total facilidade de acesso aos dados.
 

Gerenciamento de crédito

 
A gerência ágil e precisa do crédito é fator primordial para não perder vendas, rentabilidade e reduzir os riscos de inadimplência.

Por meio deste módulo, você conta com segurança no momento da venda, graças a uma avaliação de crédito, que pode ser feita por empresa ou por grupo, validando a posição dos limites de crédito e a situação de títulos em aberto – incluindo os dias em atraso – ou vencidos.

Pelo módulo de Gestão de Crédito, o acesso ao cadastro do cliente é simples e permite a análise de todo o seu comportamento por meio de indicadores – incluindo média de compras, cheques em aberto e frequência de pagamentos. E, para verificar qualquer restrição, conta com a nossa integração com o Boa Vista Serasa, o que reforça a garantia de uma abertura de crédito apenas para bons pagadores.
 

Diferenciais que geram mais precisão e segurança à empresa

 
Como já comentamos, o ERP DEAK leva a segurança muito a sério, por isso oferece os perfis de acesso, garantindo níveis de acesso para cada usuário. Ou seja, evita que determinado usuário enxergue séries de notas, tipos de pagamento a fornecedores ou créditos a funcionários, caso haja a restrição.

Além disso, o ERP DEAK é multiempresa, ou seja, integra as informações da empresa e das filiais, evitando que o usuário tenha que ficar navegando por diversas telas para acessar uma ou outra unidade. É mais simplicidade, precisão e agilidade para suas consultas.

Viu como o ERP DEAK é um aliado fundamental de um departamento financeiro organizado, produtivo e altamente preciso? Fale com a gente e garanta essa eficiência agora mesmo.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

33 − 23 =