PDM: a melhor forma de organizar os seus produtos

Imagine que você está reformando sua casa ou escritório e precisa de uma lata de tinta. Você recorre, então, a um site especializado para efetuar a compra e, lá, segue um caminho mais ou menos assim para buscar a opção certa: clica em tintas e acessórios > tintas > tintas para uso interno > tintas para parede interna. Pois esse caminho simples e intuitivo que percorreu só foi possível por conta da aplicação de uma técnica de PDM, ou seja, um Padrão de Descrição de Materiais.

A solução de PDM é uma funcionalidade criada para nomear produtos dentro de uma empresa – seja um comércio ou indústria – para garantir que um determinado item tenha sempre uma única nomenclatura dentro do seu sistema, evitando erros e ajudando os funcionários e especialmente os vendedores a localizá-lo em seu estoque.

A automatização desse processo permite ainda uma fácil atualização dos dados do produto, com descrições curtas e longas do material, melhorando a qualidade das informações em seu cadastro.
 

Implantando o PDM

 
Para empresas que não possuem uma técnica automatizada de cadastramento de produtos, o momento ideal para a implementação do PDM é no ato da compra de um ERP. E, para garantir o sucesso dessa aplicação, é preciso realizar uma rigorosa análise de todos os materiais produzidos e comercializados pelo negócio para criar, então, agrupadores e sub-agrupamentos, como no exemplo:

materiais elétricos > iluminação > lâmpadas > lâmpadas de LED

É o que chamamos de famílias, classes e grupos. Um vez realizado esse processo, ele estará disponível para todas as áreas da companhia, dentro do ERP.

Se o cadastro não é feito com precisão, há o risco de os produtos se perderem pelo estoque, especialmente quando a empresa possui mais de uma filial. Por isso, ao aplicar essa técnica, é fundamental que exista uma forte divulgação do padrão adotado para toda a companhia, incluindo a padronização de nomenclaturas em todas as suas unidades de negócio.
 

Principais benefícios do PDM

 
1. reduz duplicidades e custos
pois evita cadastros a mais e identifica os itens ativos e inativos, facilitando a busca de materiais.

2. facilita a vida do vendedor
torna a busca mais precisa, agiliza esse procedimento e lhe fornece informações fundamentais para apresentar os produtos a seus clientes.

3. evita compras erradas e devoluções
justamente porque, agora, as informações estão mais detalhadas.

4. aumenta a produtividade da área de compras
por evitar processos desnecessários, como o das devoluções por erros de dados.

5. garante um ótimo fluxo para o seu estoque
demonstrando com precisão quais materiais você de fato possui e em que quantidade.
 

O PDM aplicado pela DEAK

 
Como dissemos, é no momento da implantação do PDM que a empresa irá definir, com o nosso suporte, quais são as características de produto que ele deseja inserir no ERP para facilitar as buscas e garantir a precisão das informações. E uma funcionalidade muito relevante no ERP DEAK a favor dessa exatidão é a chave técnica, capaz de contemplar a usabilidade do dia a dia de cada empresa.

A partir de uma linha de raciocínio inteligente na divisão dos produtos por essas chaves, o vendedor pode acessar e ir se aprofundando nas características dos materiais que oferecer, além de conseguir chegar muito mais rápido à solução ideal para seu cliente e às ofertas paralelas, como acessórios e itens de apoio ao produto adquirido. O ERP DEAK possibilita também a inserção de fotos dos produtos, criando um verdadeiro catálogo eletrônico para o vendedor.

Para realizar a implantação do ERP em sua empresa e aplicar as funcionalidades do PDM na rotina dos seus negócios, conte com a nossa consultoria e monitoria completas e aproveite todas as vantagens de um estoque catalogado e organizado.

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