Planejamento de compras inteligente, negócios equilibrados.

Como anda a sua gestão de compras? Essa é uma pergunta que todos os líderes de empresas deveriam fazer de tempos em tempos. Isso porque as necessidades dos consumidores são cíclicas, ou seja, há sempre novas demandas regidas por modismos ou por urgências. Resumindo: poder oferecer o produto certo na hora certa é a chave para o sucesso das vendas.

O planejamento das compras não é tarefa simples. Num cenário de economia oscilante, que leva à diminuição de gastos por impulso e eleva a consciência do consumidor sobre como direcionar seus investimentos, o espaço para o erro na gestão de compras se torna quase nulo. Deixar produtos encalharem no estoque ou não ser capaz de atender aos desejos de seus clientes podem trazer consequências indesejadas, como queda brusca tanto dos lucros quanto da reputação do negócio, afetando a competitividade e o sucesso da organização.

 

E como garantir compras mais precisas?

É preciso acertar em todas as etapas dessa gestão. Um estoque bem gerenciado, por exemplo, é importantíssimo para a lucratividade da empresa, por isso é preciso saber comprar para não faltar e nem sobrar produto. Uma reposição de estoque realizada de maneira improvisada, sem o estudo da real necessidade do que foi vendido e das expectativas de vendas, deixa de ser um investimento para se tornar prejuízo. A análise preditiva, ou seja, a avaliação de resultados atuais para uma melhor previsão do que irá acontecer no futuro é uma caminho inteligente, inovador e eficiente para uma gestão de estoque bem-sucedida.

Vale lembrar que a velocidade com que produtos se tornam necessários ou são descartados pelos clientes é bem rápida, tornando fundamental que se saiba comprar o produto certo, no tempo certo e na quantidade certa, para não abarrotar estoques com mercadorias com baixo potencial de vendas ou que, mais tarde, serão remarcadas.

Diante de tudo isso, comprar bem significa:
– entender quais são os produtos mais e menos vendidos – e por quê
– conhecer bem o perfil do seu cliente
– identificar os ciclos de mudança da demanda pelos produtos

Para se obter um bom resultado no fluxo de caixa, é preciso conhecer algumas ferramentas que podem auxiliar o empreendedor a fechar a conta no positivo, principalmente quando se trata de gestão de estoque. O ERP é um fortíssimo aliado, pois faz uma análise do histórico de vendas da empresa e calcula a quantidade de cada insumo que deverá ser comprado.

A DEAK Sistemas possui uma solução feita justamente para o gerenciamento da sua cadeia de suprimentos, incluindo três técnicas de compras: processo de compras artesanal (requisição), processo de compra casada (através do módulo de vendas) e processo por previsão de compras.

 

Conclusão? Planejamento é fundamental!

Tudo acontece de forma muito rápida no que diz respeito à comercialização de mercadorias, por isso é necessário um acompanhamento diário e ágil do seu estoque versus o poder de venda de cada item. Processos lentos ou de baixa precisão podem gerar dificuldades, incluindo perda de rentabilidade.

Assim, a excelência na gestão do controle do fluxo de caixa é determinante não somente para a competitividade como para a própria permanência da empresa no mercado, gerando caixa positivo no final do mês, ao invés de ficar no vermelho.
A receita é simples: obter o maior prazo de pagamento com seus fornecedores; receber o quanto antes do seu cliente, de preferência antecipado ou com um prazo menor com o qual você paga para o seu fornecedor; e principalmente empregar o menor capital possível em estoque (matéria prima + produto acabado) com um bom nível de serviço prestado ao seu cliente.

A automação do processo de compras é, então, fator fundamental no aumento da produtividade na cotação de ofertas e comparativos de compras, permitindo ao gestor buscar a redução de custos e melhores negociações. E, claro, garantir a saúde e o equilíbrio de seus negócios.

Fontes:  Portal Sebrae  /  Portal SAS

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