fbpx

Seu mindset tem alto impacto sobre as mudanças

Seu mindset tem alto impacto sobre as mudanças

Você tem reparado em como anda o seu mindset? Ou seja, como tem estado o seu conjunto de atitudes mentais que influenciam diretamente em comportamentos, pensamentos e resultados? Em períodos de incertezas e inseguranças pessoais ou do próprio contexto do país, é verdade que nosso mindset pode oscilar entre períodos mais otimistas e outros mais céticos, e aqui você verá como tudo isso pode impactar no seu dia a dia.

Exercitando a motivação

Com a revolução digital, muitas startups chegaram apresentando um modelo disruptivo de negócios e de pensamento. Elas parecem motivadas por natureza, ousadas, incansáveis na busca por quebrar barreiras. E muito embora nem todas sobrevivam para ver a transformação que provocaram, essas empresas nos deixarão um legado importante, que tem a ver com sua essência pautada pela disrupção.

No livro da professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação Carol S. Dweck, “Mindset”, a autora descreve como a atitude mental com que encaramos a vida é crucial para o sucesso, já que tem tudo a ver com a forma como lidamos com nossos objetivos e é um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado tanto na vida pessoal quanto na profissional.

De acordo com ela, existem dois tipos de atividades mentais, divididas entre fixa e progressiva. Enquanto a primeira tem um forte potencial limitador, fazendo com que as pessoas acreditem que apenas os dons naturais as fazem ter determinadas habilidades, a mentalidade progressiva atua de forma a motivar indivíduos para que suas capacidades sejam desenvolvidas ao longo da vida.

Ao voltarmos novamente nossas atenções para o modelo das startups, percebemos que o mindset dos líderes dessas empresas é quase sempre semelhante – e progressivo. Enquanto o uso inovador de tecnologias digitais as diferencia tecnicamente, a adoção de novos modelos de negócios e de uma mentalidade corajosa posicionam competitivamente essas empresas no cenário empresarial.

Se os profissionais com um mindset progressivo tendem a alcançar o sucesso, já que acreditam na sua capacidade de vencer limitações e desenvolver novas habilidades e novos conhecimentos, este é o momento perfeito para adotá-lo e rever o que diz respeito a pessoas, estrutura organizacional, modelos de negócio e estratégia, com o objetivo de melhorar seu desempenho corporativo. Seja uma startup ou não, é hora de repensar quais as mudanças necessárias para que mudanças efetivas aconteçam.

O mindset progressivo e os resultados

Vontade de aprender cada vez mais, mudar, crescer e expandir as próprias possibilidades; é o lema do mindset progressivo. Todos podemos mudar e alterar o curso de nossa história. Todos nós somos capazes de fazer diferente.

A transformação digital é uma realidade indiscutível e os setores de negócio serão afetados por ela. Quem não se movimentar será engolido pelas mudanças e se tornará obsoleto. É só olhar para mercados que pareciam tão consolidados – o de fotografia, por exemplo – e que foram ultrapassados por fabricantes de celulares e precisaram se reinventar. Dá para notar que pessimismo e estagnação não serão os seus maiores aliados diante de um cenário assim.

Por isso, para ter sucesso em qualquer área de nossa vida é preciso alimentar atitudes mentais progressivas, que nos estimulem a crescer, identificar e utilizar os nossos pontos fortes, como também os comportamentos que precisam ser melhorados e as crenças sabotadoras que precisam ser eliminadas. Permita-se desenvolver todo o seu potencial, nunca deixe de aprender mais, encare as mudanças com otimismo e ouse conquistar grandes resultados a partir de um mindset progressivo. É isso o que as startups – e a própria vida – nos ensinam.

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados