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Vamos falar sobre relacionamento?

Vamos falar sobre relacionamento?

A gestão de relacionamento com clientes (Customer Relationship Management – CRM) pode até não ser um conceito novo, mas vem ganhando cada vez mais importância. Que o cliente sempre teve razão todo mundo já sabia, porém atualmente, com a maior facilidade de comunicação e toda uma tecnologia a favor das empresas, minimizar erros se tornou uma tarefa obrigatória. Empresas estão cada vez mais próximas do cliente e, portanto, devem investir tempo e esforços em um relacionamento cada dia mais saudável com eles.

 
Tecnologia e inteligência a favor da relação

Os softwares especializados em capturar dados de clientes e prospects simplificam – e muito – os processos de negócios e fornecem maior visibilidade para a empresa. Esse é um tipo de solução que contribui com alguns dos principais desafios dos gestores: falta de controle da operação (relatórios e históricos), centrais afogadas (sem tempo suficiente para tratar os atendimentos como se deve) e qualidade (utilizar estrategicamente a central de relacionamento, inclusive a favor da receita).

Mas é verdade que relacionamento não é uma ferramenta tecnológica. É preciso ir muito além do software e estar sempre consciente de que clientes são mais do que números. Aqui vão algumas dicas de como a tecnologia e o conhecimento podem contribuir para que o seu CRM seja mais eficiente e estimulante:

 
1. Mantenha marketing e vendas em sinergia
Reduza a distância entre essas áreas e permita que ambas aproveitem os benefícios de ferramentas de automação de marketing para aumentar e nutrir contatos.

É muito importante reduzir a distância entre a geração de contatos e os processos de vendas, já que a equipe de vendas deve conseguir visualizar bem o perfil dos seus prospects, assim como os potenciais clientes devem entrar em contato com os agentes de vendas certos, evitando perdas de tempo. Organizar essa rede de contatos é o caminho certo nesse sentido.

 
2. Assertividade é fundamental
Seu CRM deve ser capaz de fornecer inteligência para cada funcionário sobre os clientes com que se relacionam, o que garante uma maior personalização das interações. Promova um domínio das informações e, mais uma vez, garanta que o seu cliente sempre esteja em contato com a pessoa certa.

 
3. Busque um relacionamento próximo e presente
Seu CRM deve registrar as interações já realizadas, as preferências e outras informações importantes sobre o cliente para que a empresa construa um relacionamento ainda mais próximo com ele. Resumindo: o CRM deve ser o elo que conecta todos os dados do cliente para que novas interações sejam realizadas com bases em informações precisas. Esse compilado de conteúdos é fundamental para capacitar funcionários que mantêm contatos externos mais intensos.

 
4. Cumpra 100% dos prazos e não descuide do pós-vendas
Parece óbvio, mas um mau cumprimento de prazos pode colocar dezenas de esforços a perder. Gerencie bem seus processos – ferramentas de fluxo de trabalho podem ajudá-lo nisso –, oriente seus colaboradores e capacite sua equipe de pós-vendas – processo que registra a satisfação do cliente e reforça a sua preocupação com ele.

 
5. Organize seu fluxo de caixa
Relacionar-se com o cliente é também garantir que pagamentos sejam efetuadas na data certa e no valor estabelecido. Então, não basta fechar um negócio: é preciso monitorar a forma de pagamento definida e, assim, garantir um fluxo de caixa saudável. Um CRM eficiente foca não somente a oportunidade de venda, mas a jornada completa de cumprimento de prazos de entrega e de pagamento.

 
6. Supere as expectativas, claro
Com um CRM bem organizado, você terá muitas oportunidades de ir além do básico. Antecipar-se na resolução de problemas do cliente e garantir um atendimento atencioso e consultivo são formas de surpreender e ajudar a retê-lo. Ferramentas inteligentes de CRM, como esta da DEAK, trabalham para que você tenha sempre mais informações e domínio sobre os processos de relacionamento. Unindo a força da tecnologia com a sua inteligência em gestão, seu cliente ficará cada dia mais satisfeito. E você colherá os resultados de uma relação frutífera e duradoura.
 

Fontes:  IT Forum 365  /  Neoassist

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