Conhecimento é fundamental para aproveitarmos o melhor de todas as funcionalidades que a vida nos oferece. Ainda mais quando falamos de tecnologia e de suas complexidades. É aí que entra a Gestão do Conhecimento, do inglês KM – Knowledge Management, que trata do conjunto de tecnologias e processos que apoiam a aplicação e a retenção do conhecimento nas organizações e geram autonomia para a utilização de soluções e sua melhor aplicação.
A partir das práticas que abrange, a gestão do conhecimento busca organizar, de forma estratégica, os conhecimentos externos e dos colaboradores, contribuindo para o sucesso do negócio. Uma teoria válida tanto para o conhecimento tácito – aquele que as pessoas adquirem e transmitem informalmente – quanto para o que está nos contratos, manuais e outros documentos da organização.
A gestão do conhecimento no nosso dia a dia
A DEAK vem realizando um grande investimento em gestão do conhecimento, dedicando tempo e esforços com reflexos já visíveis na organização e na rotina dos clientes. Atualmente, realiza treinamentos diários para a equipe de suporte técnico, além de reescrever seus manuais de uso do sistema e publicar boletins informativos sobre processos e como aplicá-los no ERP, entre outras atitudes que contribuem com as práticas de seus clientes e também internas.
De acordo com Luis Carlos Barbosa, que encabeça a área de Gestão do Conhecimento na DEAK, esse exercício garante que o cliente passe a explorar todas as funcionalidades dos ERPs. “O ERP é um software muito complexo, com uma infinidade de ferramentas. E, na correria do dia a dia, é muito comum que as empresas se concentrem apenas em suas funcionalidades mais comuns”, comenta.
Assim, hoje a Gestão do Conhecimento está focada na construção de um portal de conhecimento sobre o ERP DEAK. “O objetivo é dotar o usuário de autonomia na utilização da ferramenta e, claro, permitir que ele repense suas atividades e processos à luz das soluções que o software oferece, economizando tempo e recursos”, acrescenta o especialista.
Já internamente, a missão da gestão do conhecimento é identificar, capturar, classificar e compartilhar o conhecimento gerado na DEAK.
Resultados inteligentes e práticos
Sabemos que nosso principal ativo está no conhecimento de nossos colaboradores. Então, um dos objetivos da área é fazer com que essa inteligência seja colocada à disposição de todos, incluindo a direção.
Esse processo gera reflexos diretos no dia a dia, com formação de colaboradores-backup, evitando que determinada atividade sofra com a ausência de um profissional que saiu de férias, por exemplo. Segundo Barbosa, a boa gestão do conhecimento ainda permite uma circulação mais efetiva da informação, o que fornece à direção insumos para tomadas de decisão mais rápidas e certeiras.
Vale também ressaltar que, independentemente do tamanho de uma empresa, o conhecimento compartilhado fomenta a geração de novas ideias, que podem vir de áreas e profissionais tão distintos quanto complementares.
O futuro pede ainda mais conhecimento. Na prática
Na velocidade em que as informações correm hoje em dia, simplesmente ler um documento já não é mais suficiente. As pessoas querem e precisam interagir com a fonte da informação e trocar conhecimentos sobre performance e caminhos para o sucesso.
Para um futuro próximo, o planos da DEAK incluem a implementação de ferramentas ainda mais interativas – com tutoriais em vídeo, cursos e minicursos online, entre outras – contribuindo para que a troca de conhecimento aconteça sempre de forma mais veloz, inteligente e profunda. “São ações que irão colaborar para que todos tenham acesso a toda a informação que estamos gerando e registrando”, conclui Barbosa.
Fonte: Sebrae