Empresas são verdadeiros organismos. Estruturas em que, apesar de cada parte possuir suas características particulares e independentes, há um todo que deve operar de forma sinérgica e interligada.
No entanto, ainda que essa teoria faça todo sentido, muitas empresas sofrem com a falta de integração entre seus departamentos. E são muitos os motivos para essa desconexão: competição entre as áreas, desinteresse pelos demais setores da organização, desavenças internas ou mesmo a falta de uma cultura que promova uma integração eficiente.
Ser capaz de fazer com que seus profissionais unam forças por um bem comum e cuidar para que esse organismo se torne um conjunto bem estruturado e harmônico é um passo muito importante para o sucesso do negócio.
Promovendo a integração
Uma das formas de integrar pessoas e setores é investindo na qualidade do relacionamento entre as áreas e os colaboradores da empresa. E o clima dessas interações conta muito não apenas quando falamos sobre sinergia, mas da própria motivação das pessoas em sua jornada de trabalho.
Que tal promover programas de integração entre funcionários – especialmente com os novos? Ou criar um sistema de troca de posições entre colaboradores para que um conheça a área do outro? Essas atitudes estimulam as relações e a troca de conhecimentos e contribuem muito para que as áreas sejam vistas como elementos unidos, e não rivais.
Outra estratégica é a definição de metas coletivas a serem alcançadas, ou seja, objetivos que dependam do trabalho de todos e que, unidos, gerem um resultado positivo para toda a companhia.
Garanta que essas metas não se tornem apenas mais um assunto limitado aos gestores. Divulgue-as para suas equipes e faça delas algo com que todas as áreas estejam comprometidas.
Comunicação: investir nela nunca é demais
Como andam as suas ações de endomarketing? Pois esta é uma ferramenta muito eficiente para compartilhar informações com seus colaboradores, engajá-los e, assim, estimular os bons resultados.
Manter seus funcionários bem informados sobre o dia a dia do negócio a partir de uma comunicação eficiente, além de ser uma forma de gerar conhecimento, cria um vínculo cada vez maior entre a empresa e as pessoas, que se sentem valorizadas. E, consequentemente, entre as diferentes áreas da companhia, já que todas ficarão bem alinhadas. Aproveite para propor também projetos conjuntos, reforçando essa integração.
Não se esqueça da tecnologia
Aproveite as funcionalidades tecnológicas para apoiar os seus processos de integração.
Crie redes sociais corporativas ou abertas, invista em comunicados online e busque aproximar colaboradores e líderes por meio de canais sempre abertos. Conheça bem cada setor e selecione conteúdos específicos para eles. Em resumo: demonstre interesse pelas equipes e se mantenha perto delas.
Com essas dicas, temos a certeza de que as barreiras entre áreas poderão ser derrubadas. E que os resultados virão de forma mais rápida e, claro, coletiva.