Todo dono de negócio atento já deve ter percebido como a política de prazos junto a seus fornecedores influencia o seu dia a dia. Sim, pois essas regras pré-estabelecidas irão impactar diretamente em seu fluxo de caixa, já que atrasos de quitação podem resultar em prejuízos e levar à necessidade de pagamento de multas, suspensão de vendas e atrasos na entrega.
Para evitar problemas financeiros, com estoque e giro de mercadorias, além de garantir a satisfação de seus clientes, é fundamental manter uma relação financeira eficiente com os fornecedores de matéria-prima. Então, veja como se planejar e se beneficiar das boas práticas junto a seus fornecedores:
1. Primeiro de tudo, estude a concorrência
Políticas de prazos normalmente seguem alguns padrões, então é importante estar a par do que a concorrência anda praticando. A partir desse estudo, você poderá desenvolver um plano adequado ao seu negócio, sem, no entanto, fugir às práticas mais comuns.
2. Registre seus recebimentos e pagamentos
Documente as datas e os valores dos recebimentos e pagamentos da empresa em uma planilha – do salário de funcionários a impostos a vendas em geral, tudo deve ser registrado. Fique também de olho nos prazos dedicados a suas transações, já que o tempo que as mercadorias ficam paradas em estoque deve também ser somado ao prazo dado aos clientes. Afinal, mercadoria parada gera custos, e uma espera excessiva pode significar um grande prejuízo.
Resumindo? No momento em que o fornecedor vende uma mercadoria, o prazo para o seu pagamento deve ser iniciado.
3. Administre bem o seu caixa e estoque
O caixa e o estoque do seu negócio estão diretamente ligados, sendo que um é impactado diretamente pelas entradas e saídas do outro. Por isso, estabeleça uma relação eficiente entre recebimentos e pagamentos e garanta o total controle desse fluxo. Lembre-se de que alterações de datas de pagamento, por exemplo, poderão desfalcar ou sobrecarregar estoques.
Um outro detalhe importante é definir as datas ideais para o pagamento de fornecedores de acordo com o seu caixa. As melhores datas, naturalmente, tendem a ser aquelas em que você possui um maior valor guardado ou logo após o recebimento de suas mercadorias – o que gera maior garantia de que não haja atrasos, neste último caso.
4. Compras a prazo valem a pena?
A resposta é quase sempre “sim”. Isso porque, quando você compra a prazo, cconsegue produzir e girar sua mercadoria, pagando seu fornecedor apenas depois de já tê-la vendido. Claro que esse processo não pode significar um atraso de pagamento ou juros, apenas um respiro estratégico para que você possa produzir mais, quitando seus compromissos no momento ideal.
5. Seja organizado e pontual
O bom planejamento para pagar fornecedores, como falamos, é aquele que casa ou organiza com inteligência o recebimento dos produtos com a quitação das contas devidas. É assim que você irá garantir um dia a dia sem dívidas acumuladas ou mercadoria parada.
Tão importante quanto essas garantias é manter o bom relacionamento com seus fornecedores, um diferencial muito relevante no universo empresarial. Um fornecedor satisfeito pode inclusive considerar pedidos excepcionais, o que fará com que você também possa atender aos seus clientes com mais agilidade.
Já o oposto, como a falta de controle de suas contas, pode causar tanto prejuízos financeiros quanto organizacionais. Além de arcar com multas e taxas, a desorganização tem tudo para gerar insatisfação nos seus clientes, já que o seu estoque tenderá a ficar comprometido pela falta de matéria-prima recebida.
Agora, é só tornar esse planejamento uma rotina na sua empresa e aumentar a sua organização e o seu nível competitivo.
Fonte: Sebrae