fbpx

Cadastro Positivo: conheça mais sobre o sistema que premia a boa reputação e estimula o crédito

Cadastro Positivo: conheça mais sobre o sistema que premia a boa reputação e estimula o crédito

Ouvimos muito falar sobre os riscos e as consequências de se ter o nome negativado. Mas, até pouco tempo, não existiam ferramentas que avaliassem e reconhecessem os bons pagadores. 

Continue lendo este artigo e conheça mais sobre esta ferramenta. 

Como surgiu o Cadastro Positivo? 

Ativo desde 2013, o Cadastro Positivo, criado pelo Banco Central e sancionado como Lei Federal para realizar uma análise profunda e detalhada do perfil de clientes e fornecedores, nem sempre teve grande adesão no Brasil. Agora, porém,  bancos e empresas já podem incluir o nome de consumidores nessa lista sem necessidade de autorização prévia – o que já acontecia no cadastro dos nomes “sujos”. 

Para compor esse cadastro, são usadas informações do histórico de pagamento que são traduzidas em uma nota de crédito, disponibilizada a bancos e comércios. Assim, quanto maior a nota, maiores as chances de se conseguir crédito a juros mais baixos. 

E aquele consumidor que não quiser que as suas informações sejam compartilhadas pode solicitar, a qualquer momento, a exclusão de seu nome do banco de dados.

Como funciona na prática?

O cadastro armazena informações de pagamento de diversos compromissos financeiros – de contas de luz a cartão de crédito, passando por todo tipo de empréstimo – e traz informações como a data do início da dívida, o valor das prestações, as datas de vencimento e, também, de quitação. 

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), são os bancos, empresas de serviços públicos e varejistas os responsáveis por passar as informações de pagamento dos consumidores para os birôs de crédito, que  têm, por sua vez, a responsabilidade de assegurar o sigilo dos dados. 

Com essa iniciativa, o Brasil aderiu a uma tendência internacional em análise de risco de crédito, já bastante corriqueira em países como Estados Unidos, Alemanha, China e Austrália, entre outros, valorizando o aspecto positivo da reputação dos consumidores. 

E quais os demais benefícios do Cadastro Positivo? 

Até há pouco, as informações sobre inadimplência de uma pessoa ou empresa eram o principal meio de avaliação para os credores na hora de conceder um empréstimo. Assim, avaliar seu histórico de pagamentos ou a capacidade de assumir novos compromissos dependia de buscas mais complexas, a dados menos acessíveis, o que naturalmente dificultava e encarecia a análise de crédito. 

Com o Cadastro Positivo, a expectativa é de que haja uma queda na inadimplência e um aumento do volume de crédito na economia, em consequência da alta na taxa de aprovação de crédito.

Segundo pesquisa, a adoção dessa nova prática deve injetar R$1,6 trilhão na economia do país. Um impacto que envolve, entre outros fatores, a inclusão de 22,6 milhões de pessoas que hoje estão fora do mercado de crédito. 

Confira as mudanças promovidas pela implantação do cadastro: 

  • Mais variáveis para o score: são mais informações disponíveis, que reforçam a formação do score pelos birôs de crédito. Nessas novas variáveis estão incluídos os hábitos de pagamento dos clientes, pontualidade, gastos mais frequentes, comprometimento da renda etc. 
  • Mais precisão para a análise de risco: uma maior quantidade de dados leva a um aumento da precisão das avaliações, o que pode impactar tanto as taxas de juros praticadas quanto a redução da inadimplência.
  • Revisão das políticas de crédito: para aproveitar as oportunidades do cadastro positivo, as empresas devem rever alguns pontos de sua política de crédito, incluindo seus principais critérios. 
  • Dados negativos ganham mais relevância: por fim, a partir dos dados positivos, os dados de negativação tendem a se tornar mais importantes e ajudar a compor um quadro mais amplo e complexo sobre o risco de crédito. 

Parceria eficiente DEAK + Boa Vista 

Com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de plataformas de alta performance, a DEAK Sistemas é uma empresa ágil e moderna, que traz soluções que apoiam desde a gestão operacional (financeiro, compras, estoque e contratos) até o relacionamento ao cliente (CRM, vendas e campanhas), promovendo uma gestão mais eficiente, estratégica e integrada.

Unindo expertises, a DEAK se juntou à Boa Vista, uma das maiores empresas de inteligência analítica do país, para apoiar a sua empresa na implementação do Cadastro Positivo.

Quer consultar empresas ou clientes para saber sua reputação e histórico de pagamentos? Tenha o Cadastro Positivo como aliado e obtenha resultados mais assertivos para o  seu negócio! 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados