Os Cadastros são processos muito importantes realizados no ERP. Os dados inseridos norteiam as regras tributárias de cálculos e de negócios. O campo SIMILARIDADE foi criado para conter o cadastro de todos os dados necessários para a correta emissão de uma Nota Fiscal.
Como funciona
A legislação tributária permite que utilizemos um mesmo CFOP (Código Fiscal Operações e Prestações) com Natureza de Operação diferente.
Nosso cadastro de tributação é flexível e permite cadastrar situações diversas para um mesmo CFOP, contemplando alíquotas de impostos diferentes para uma mesma NCM (Classificação Fiscal), ações de movimentação de estoque, geração de duplicatas, CST e etc.
Inserindo um código no campo SIMILARIDADE, o ERP irá permitir que na nota fiscal sejam utilizados somente os CFOPs com um mesmo tratamento tributário ou operacional, evitando problemas nos cálculos ou nos processos.
Exemplo
Para melhor entendimento utilizamos como exemplo a utilização do CFOP 5.102 para Naturezas de Operações distintas.
Situação 1 – Venda de Mercadoria
CFOP 5.102
Situações Tributárias:
CFOP: 5.102
Código Tributação 1
Nat. Operação: Venda de Mercadoria Recebida de Terceiros.
Impostos: 00 tributada integralmente
Situações da Operação:
· Movimenta Estoque
· Emite Duplicata
· Gera Comissão
· Gera ICMS
Situação 2 – Nota Fiscal Complementar de Imposto
CFOP: 5.102
Código Tributação 4
Nat. Operação: Complemento de ICMS
Impostos: 00 tributada integralmente
Situações da Operação:
· Não Movimenta Estoque
· Não Emite Duplicata
· Não Gera Comissão
· Gera ICMS
Observe que a situação tributária e de operação, de cada CFOP, são diferentes.
Imaginem se um usuário, ao elaborar um orçamento, optar equivocadamente pelo CFOP 5.102 cod. Tributação 4 – Complemento de ICMS em uma operação de venda. Isso traria um grande transtorno para a empresa.
Para aquele produto cujo CFOP foi inserido errado, o ERP – para não causar danos ao processo – bloqueará a operação não permitindo gerar comissão, emitir duplicata ou movimentar estoque.
Criando uma tabela de SIMILARIDADE e inserindo o código no cadastro de tributação do respectivo CFOP, o ERP dará o devido tratamento, impedindo a mescla de códigos de tributações distintos.
Para conhecer melhor esta e outras ferramentas do ERP DEAK, agende uma demonstração.