Ter uma comunicação eficiente é, sem dúvida, um elemento essencial de nosso cotidiano. E faz toda diferença no ambiente corporativo, onde ela é uma ferramenta fundamental para a geração de conhecimento, a troca de ideias e a solução de desafios.
Mas comunicar-se de forma eficaz é mais do que interagir. É ter um propósito, um discurso coerente e, especialmente, ser capaz de transmitir as informações certas para as pessoas certas de maneira objetiva. É também prever possíveis interpretações e questionamentos, fazendo com que todos os “ouvintes” fiquem “na mesma página”.
Dada a complexidade do ambiente corporativo, garantir que as pessoas estejam trabalhando em torno de um propósito comum é meio caminho andado para estimular os bons resultados. E no centro desse processo está a comunicação, como um elo que liga toda o ecossistema corporativo e contribui diretamente para a melhoria de outros fatores, como condições de trabalho, qualidade de supervisão e estrutura organizacional.
A comunicação torna-se, assim, um elemento de equilíbrio e transformação nos processos internos das organizações, impactando públicos internos e externos e ajudando a construir sua imagem diante do consumidor. Afinal, essa imagem é também um reflexo do que ocorre dentro do ambiente da empresa.
Simples e eficiente
E qual seria o segredo para se implantar uma comunicação eficaz? Bem, talvez a única regra seja investir na simplicidade. Sim, porque a comunicação eficaz passa longe do rebuscamento. Com um bom plano de comunicação e um eficiente treinamento, é possível garantir que o ambiente corporativo possa se tornar mais produtivo, organizado e sustentável por meio da comunicação.
Veja alguns exemplos do que fazer para colocar em prática uma comunicação corporativa eficaz:
– Simplicidade em primeiro lugar: uma comunicação prolixa ou autocentrada não leva a nada. Mais importante do que ser rebuscado é ser bem entendido por seus ouvintes.
– Aposte em conteúdo: comunicar-se de forma vaga e com excesso de divagações não agregam nenhum valor ao discurso. Vá direto ao ponto. Seja lógico e, ao mesmo tempo, objetivo.
– Construa um propósito: pessoas envolvidas por um mesmo alinhamento, sem dúvida terão maior clareza de entendimento do que está sendo transmitido.
Agora, é só colocar esse plano em prática
Uma estratégia de comunicação deve considerar as variáveis internas e externas da empresa. Ou seja, para colocar um plano eficiente em prática, faça um diagnóstico prévio, para entender do que a sua companhia realmente precisa e os pontos fortes e fracos do que já vem sendo executado.
Não se esqueça também de que uma boa política de transmissão de informações faz com que conteúdos importantes dentro de uma empresa sejam espalhados organicamente, sem que uma ação de um departamento específico, responsável pela comunicação, seja sempre necessário.
Colocando essas atitudes em prática, a certeza é de que, em pouco tempo, seu negócio terá uma comunicação muito mais eficiente. Lembre-se sempre da regra de ouro: em comunicação, simplicidade é ouro! Invista nela.