fbpx

Entenda a diferença entre custo e despesa

Entenda a diferença entre custo e despesa

Você sabe a diferença entre custos e despesas? Dentro da gestão de negócios, distinguir esses dois conceitos é de extrema importância para a fluidez e sucesso da empresa. A contabilidade trata cada um desses termos de forma distinta e, para não ter prejuízos, é preciso muita atenção. Entenda a diferença entre custo e despesa, pois não fazer essa classificação é um erro que pode ser crucial.

Precisa controlar custos e despesas de seu negócio de forma prática e intuitiva?

Conheça o ERP DEAK. Solicite um atendimento da nossa equipe:

O que são custos?

Os custos são todos os gastos da empresa com o produto final. Eles estão diretamente ligados à aquisição ou à produção de mercadorias. Didaticamente falando, são todos os gastos relativos ao que é produzido pela empresa, seja uma mercadoria ou um serviço.

Veja alguns exemplos:

  • Mão de obra (salários e encargos dos trabalhadores);
  • Embalagens;
  • Energia elétrica;
  • Matéria-prima;
  • Gastos gerais de fabricação;
  • Manutenção;
  • Depreciação de equipamentos e máquinas;
  • Produtos de conservação e limpeza.

O que é despesa

As despesas são todos os gastos ligados à administração da empresa, sejam eles da área comercial, de desenvolvimento de produtos ou até mesmo da área financeira ou de marketing.

A despesa é o que você precisa sempre pagar para manter toda a estrutura da empresa, independentemente do volume de vendas. É importante ressaltar que ela não contribui diretamente para a geração de novos itens a serem comercializados. São consideradas despesas, por exemplo:

  • Aluguel do prédio;
  • Contas de água, luz e internet;
  • Materiais de escritório;
  • Benefícios corporativos como bonificações;
  • Infraestrutura.

Os custos e as despesas de um negócio também pode ser classificados em fixos ou variáveis. Entenda:

Despesas fixas

Como o próprio nome diz, essa é uma despesa fixa e que normalmente seus gastos não variam de acordo com o volume produzido ou vendido. Na prática, isso denota que eles serão cobrados mensalmente, independentemente se a empresa teve ou não um bom desempenho comercial. Como exemplo de despesas fixas são as contas de água, mão de obra e aluguel, entre outras.

Despesas variáveis

Assim como o próprio nome diz, uma despesa variável pode se alterar em função do volume produzido e vendido. Ou seja, você só gasta com uma despesa variável se houver a venda de determinado produto ou serviço.

Exemplos são as comissões, bônus ou gratificações, impostos, contratação de mão de obra extra, matéria-prima e embalagem, logística de entrega, entre outros.

Como custos e despesas podem influenciar em um orçamento

É de extrema importância entender a diferença entre custo e despesa, pois esses gastos estão diretamente ligados à contabilidade de uma organização. Conhecer suas diferenças e aplicações é a chave para o sucesso financeiro de qualquer empresa.

A análise da margem da contribuição dos produtos é fundamental, pois identifica o valor do lucro. Ou seja, aumenta a lucratividade da empresa por produto. Retirando do seu faturamento bruto todos os gastos com deduções de venda e custos de produção ou compra, o valor de sobra pode ser identificado. Esse é um indicador indispensável para identificar a legitimidade comercial de um bem ou serviço.

Conhecer a diferença entre custo e despesa é primordial para que gestores possam melhorar os preços praticados e, consequentemente, o lucro com as vendas de tais mercadorias e atividades.

Como controlar custos e despesas para o sucesso da empresa

Empresários, gestores ou líderes devem monitorar todos os processos da corporação a fim de encontrar oportunidades para melhoria da eficiência dos custos e despesas.

Automatização de processos, consumo sustentável de recursos e máquinas modernas podem ajudar a amortecer gastos sem afetar resultados. Esse é um trabalho que deve ser constante, feito diariamente com o objetivo de cortar gastos desnecessários e reavaliar os processos constantemente.

Dessa forma, busca-se eficiência no processo, economia de gastos, competitividade e possibilidade de aumento dos lucros.

A DEAK tem um sistema de gestão que pode ajudar no controle dos custos e despesas, pois ele traz indicadores precisos e atualizados. A empresa é especialista no desenvolvimento de softwares, aplicativos, serviços e consultoria para gestão de empresas, agregando valor real ao seu negócio.

São ferramentas completas que apoiam desde a gestão operacional (financeiro, compras, estoque, contratos) até o relacionamento com seus clientes (CRM, vendas e campanhas).

Precisa controlar custos e despesas de seu negócio de forma prática e intuitiva?

Conheça o ERP DEAK. Solicite um atendimento da nossa equipe:

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados