O comércio eletrônico cresce continuamente desde que surgiu, em meados dos anos 1990. A praticidade é, sem dúvida, o seu maior atrativo e uma das principais razões para o progressivo aumento das vendas através desse canal. E, no entanto, esse crescimento tem-se dado majoritariamente através de plataformas específicas, sem integração com ERPs. Mas por que trabalhar com softwares integrados é fundamental para o sucesso do e-commerce B2C?
Para início de conversa, uma breve história do e-commerce pode nos ajudar a compreender o crescimento expressivo dessa modalidade de negócio e seu papel na nova economia:
A história do comércio eletrônico, aliás, nos mostra que as vendas ocorrem em uma escala impossível nas negociações offline tradicionais. É um caminho sem volta. Como já disse o Bill Gates, “em alguns anos vão existir dois tipos de empresas – as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios.” Não importa, portanto, se a sua é uma pequena empresa ou uma gigante de seu segmento, ela deve estar na internet, participando da transformação digital, para não ficar para trás.
Para se manterem competitivas, muitas empresas estão inaugurando suas lojas virtuais (o que é excelente!). A falta de integração com um ERP, porém, pode transformar a digitalização das vendas em um pesadelo. O e-commerce torna-se uma espécie de universo à parte da empresa. Mesmo tarefas simples, como uma atualização cadastral, obriga a equipe a atualizar dois ou mais softwares em cada episódio, e o potencial de falhas e erros só crescem…
Assim, antes de escolher a plataforma de e-commerce B2C, esteja atento a um detalhe: se esta não estiver integrada, ou não permitir a integração a um ERP, o retrabalho será uma constante. Quanto maior o mix de produtos ofertados e informações envolvidas, mais complexa será a gestão dos dados.
Imagine os seguintes cenários:
Situações assim, além de ameaçarem a rentabilidade de suas operações, não são funcionais e podem prejudicar a confiabilidade e o bom andamento do seu e-commerce B2C.
Atualmente, muitas organizações firmam parcerias. Assim, cada empresa pode se concentrar em sua expertise, dando mais eficiência e eficácia às suas operações.
Se você deseja administrar o seu e-commerce B2C com mais profissionalismo, é essencial integrá-lo a um ERP atestado pelo mercado. Essa integração permite a sincronização automatizada de informações, reduz trabalho de atualização e evita possíveis erros.
Logo, você terá mais tempo para acompanhar seus resultados e traçar as melhores estratégias para o ambiente digital. Conheça os recursos do e-commerce B2C do ERP DEAK.
Quando se trata de gestão empresarial integrada a sistemas de vendas online, o ERP DEAK se destaca no mercado com a sua plataforma de e-commerce B2C. Graças a uma parceria com a Tray, plataforma de e-commerce, sua loja virtual poderá ser integrada aos maiores marketplaces do mercado. Conheça alguns recursos:
O ERP DEAK é o software de gestão que entrega ao seu e-commerce a centralização de dados de que você precisa para levar seu B2C a um nível superior no mercado, com controle e agilidade.