fbpx

E-commerce B2C: por que trabalhar integrado ao ERP?

E-commerce B2C: por que trabalhar integrado ao ERP?

e-commerce b2c

O comércio eletrônico cresce continuamente desde que surgiu, em meados dos anos 1990. A praticidade é, sem dúvida, o seu maior atrativo e uma das principais razões para o progressivo aumento das vendas através desse canal. E, no entanto, esse crescimento tem-se dado majoritariamente através de plataformas específicas, sem integração com ERPs. Mas por que trabalhar com softwares integrados é fundamental para o sucesso do e-commerce B2C?

Um breve histórico do e-commerce

Para início de conversa, uma breve história do e-commerce pode nos ajudar a compreender o crescimento expressivo dessa modalidade de negócio e seu papel na nova economia:

  • 1994: Um rapaz dos Estados Unidos vende um CD um amigo através de uma plataforma online de varejo, dando origem ao comércio eletrônico;
  • 1995: Jeff Bezos inaugura a Amazon, um marco para o e-commerce mundial;
  • 2000: no Brasil, com a popularização da internet, o e-commerce surge e se firma. Grandes empresas aproveitam a oportunidade e migram parte de suas vendas para o comércio eletrônico;
  • Em menos de uma década, em 2007 o e-commerce brasileiro apresenta crescimento de 1000%;
  • Até 2016 o comércio eletrônico continuou crescendo, a despeito das crises;
  • 2020: mesmo em meio à pandemia do coronavírus e ao isolamento social, as vendas online batem recorde e chegam a um faturamento de, aproximadamente, 100 bilhões de reais no Brasil.

A história do comércio eletrônico, aliás, nos mostra que as vendas ocorrem em uma escala impossível nas negociações offline tradicionais. É um caminho sem volta. Como já disse o Bill Gates, “em alguns anos vão existir dois tipos de empresas – as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios.” Não importa, portanto, se a sua é uma pequena empresa ou uma gigante de seu segmento, ela deve estar na internet, participando da transformação digital, para não ficar para trás.

O B2C e os softwares de gestão – ou a falta deles

Para se manterem competitivas, muitas empresas estão inaugurando suas lojas virtuais (o que é excelente!). A falta de integração com um ERP, porém, pode transformar a digitalização das vendas em um pesadelo. O e-commerce torna-se uma espécie de universo à parte da empresa. Mesmo tarefas simples, como uma atualização cadastral, obriga a equipe a atualizar dois ou mais softwares em cada episódio, e o potencial de falhas e erros só crescem…

Assim, antes de escolher a plataforma de e-commerce B2C, esteja atento a um detalhe: se esta não estiver integrada, ou não permitir a integração a um ERP, o retrabalho será uma constante. Quanto maior o mix de produtos ofertados e informações envolvidas, mais complexa será a gestão dos dados.

Imagine os seguintes cenários:

  • O fabricante mudou o preço, o que afetou o valor do seu mix de produtos: você terá que fazer duas atualizações, uma no ERP, outra em sua plataforma de e-commerce.
  • Vários clientes mudaram dados cadastrais durante suas compras online. Você terá que atualizar tudo manualmente no seu ERP.
  • Alguns produtos saíram de linha ou tiveram os preços alterados no ERP, mas não foram atualizados no seu e-commerce. Que problemas isso te traria?

Situações assim, além de ameaçarem a rentabilidade de suas operações, não são funcionais e podem prejudicar a confiabilidade e o bom andamento do seu e-commerce B2C.

Parcerias são a solução

Atualmente, muitas organizações firmam parcerias. Assim, cada empresa pode se concentrar em sua expertise, dando mais eficiência e eficácia às suas operações. 

Se você deseja administrar o seu e-commerce B2C com mais profissionalismo, é essencial integrá-lo a um ERP atestado pelo mercado. Essa integração permite a sincronização automatizada de informações, reduz trabalho de atualização e evita possíveis erros.

Logo, você terá mais tempo para acompanhar seus resultados e traçar as melhores estratégias para o ambiente digital. Conheça os recursos do e-commerce B2C do ERP DEAK.

Por que escolher o ERP DEAK?

Quando se trata de gestão empresarial integrada a sistemas de vendas online, o ERP DEAK se destaca no mercado com a sua plataforma de e-commerce B2C. Graças a uma parceria com a Tray, plataforma de e-commerce, sua loja virtual poderá ser integrada aos maiores marketplaces do mercado. Conheça alguns recursos:

  • API que permite que qualquer plataforma para e-commerce B2C, como a Tray, se conecte com o ERP DEAK, de forma simples e rápida;
  • Loja 100% virtual, integrada aos outros módulos do ERP DEAK, com atualização automática em tempo real;
  • Geração de pedidos de acordo com o padrão tributário dos clientes;
  • Preços praticados conforme definidos no contrato e de acordo com as políticas comerciais da empresa;
  • Acesso ao Catálogo Eletrônico de Produtos pela loja online;
  • Acompanhamento do fluxo, desde o pedido até a entrega;
  • Gerenciamento de reclamações, pedidos de folders e visitas, e solicitação de prorrogação de títulos, entre outros;
  • Envio de campanhas personalizadas aos clientes;
  • Representantes e vendedores externos podem incluir os pedidos dos clientes, otimizando a força de vendas;
  • Telas customizáveis conforme, suas necessidades e estrutura pré-definida.

O ERP DEAK é o software de gestão que entrega ao seu e-commerce a centralização de dados de que você precisa para levar seu B2C a um nível superior no mercado, com controle e agilidade.

Tenha um e-commerce B2C integrado a sua empresa inteira e saia na frente dos concorrentes.

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados