fbpx

Gestão estratégica integrada e eficiente. Conheça o Balanced Scorecard!

Gestão estratégica integrada e eficiente. Conheça o Balanced Scorecard!

Gerir uma empresa é tarefa de altíssima complexidade. Da organização financeira ao atendimento ao cliente, dos processos internos do dia a dia às expectativas de crescimento e aumento da rentabilidade. Tudo está nas mãos dos gestores, que por mais capacitados, devem contar com o auxílio de ferramentas que apoiem a sua rotina e a tornem mais eficiente.
O Balanced Scorecard foi feito para isso: apoiar os líderes, complementando seu planejamento e sua gestão estratégica. Essa metodologia de medição e gestão de desempenho foi criada pelos professores da Harvard Business School Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Eles acreditavam que, para que as empresas melhorassem a gestão de seus ativos intangíveis, elas teriam que integrar essa medição em seus sistemas de gestão ERP.
Até hoje, o BSC é tido como uma das 50 melhores ferramentas de gestão de todos os tempos. E não é à toa. Nós explicamos por quê.
ERP,Erp para distribuidores de material elétrico, Erp para distribuidores de plásticos, ERP para distribuidores.

Como funciona?

 
Conforme comentamos, o BSC – sigla para “Indicadores Balanceados de Desempenho” – promove a integração entre o planejamento estratégico e a gestão estratégica da empresa, organizando o negócio a partir de quatro perspectivas: finanças, clientes, infraestrutura e aprendizagem.
Então, para cada uma dessas perspectivas, determina objetivos, metas e iniciativas estratégicas (já predefinidos pela empresa); fatores críticos de sucesso; indicadores e tarefas, distribuindo e monitorando cada um desses itens de acordo com os membros da organização. Tudo isso é registrado e visualizado em mapas estratégicos e painéis de Business Intelligence (BI), Gestão de Projetos e Gestão de Processos.
 

Afinal, qual o resultado ao se usar o Balanced Scorecard?

 
Acima de tudo, o BSC amplia o olhar e a perspectiva do gestor em relação aos negócios da empresa, já que apresenta todos os seus cenários, garantindo à liderança mais previsibilidade, um registro histórico de seu dia a dia e uma orientação fundamental em direção ao aumento de sua produtividade e qualidade, além de dados a favor da redução de custos ou desperdícios.

A ferramenta ainda permite:
 
– Alinhamento de indicadores de resultado com indicadores de tendência;
– Comunicação da estratégia;
– Foco em ações;
– Flexibilidade, considerando o planejamento estratégico como um ser vivo a ser testado e monitorado continuamente;
– Sinergia organizacional;
– Construção de um sistema de gestão estratégica vinculada tanto ao planejamento como ao orçamento.

Resumindo, é um modelo de avaliação integrada, de altíssimo valor para sua gestão, que motiva melhorias em áreas críticas, como desenvolvimento de produtos, processos, clientes e mercados.

O ERP DEAK utiliza essa técnica em vários processos, consulte a nossa equipe para mais informações e para obter a ferramenta ideal para a gestão da sua empresa.

Fontes:  Blog Luz  /  Projeto Gestão  /  Marketti

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados