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Inovar é preciso

Inovar é preciso

E ampliar o acesso ao conhecimento pode ser o primeiro passo para o sucesso.

Na vida, a única constante é a mudança e, nada como iniciar um novo período colocando novas ideias em prática.

O período de crise pede criatividade e diferenciação para que se possa atender às novas demandas do mercado e das próprias empresas. Entre elas está o desafio de tornar o ambiente de trabalho mais envolvente, estimulante e agradável, o que, sem dúvida, requer inovação.

Por onde começar?

Pela geração de conhecimento – o que vai muito além de graduações e MBAs. Conhecimento, mais do que nunca, tem a ver com experiência cultural e com o compartilhamento de informações dentro do próprio escritório, sim! E é verdade que grande parte das empresas comete o erro – muitas vezes involuntário – de concentrar informações estratégicas junto (apenas) de seus executivos, o que acaba por barrar o acesso do restante da equipe a um conteúdo fundamental para o seu desenvolvimento.

Aprimorar a gestão do conhecimento contribui para aumentar a capacidade crítica dos colaboradores de compreender se a informação transmitida está de acordo com os objetivos da empresa. E nessa corrente, as startups têm velejado com mais tranquilidade: do Uber às novas financeiras, os iniciantes já nascem com a gestão do conhecimento em seu DNA.

Mas esses não são os únicos exemplos. Repare na Apple, na Amazon ou no Google e tente calcular o tempo que essas empresas passam buscando disseminar novidades para dentro e para fora da companhia. Pois é, quem não inovar e não se comunicar pode ficar para trás.

Então, como trabalhar a inovação e o conhecimento?

Como já comentamos, investir na capacitação do funcionário não é o único caminho. Os modelos de documentação, armazenamento e acesso aos dados importantes da empresa são tão ou mais importantes nesse desafio, e o ajuste desse compartilhamento, evitando a centralização, pede uma mudança de cultura. Assim, um ambiente cooperativo se faz fundamental para que o fluxo da informação transcorra facilmente.

Na prática…

Remover as barreiras ao conhecimento é a chave para o sucesso das políticas de inovação. Isso significa que todos os colaboradores devem acessar as mesmas informações e possuir um espaço aberto a discussões e interpretações.

  1. Promova uma mudança gradual. Determine um objetivo final para esse projeto e elabore etapas para alcançá-lo.
  1. Estimule a inovação 24 horas. Desmistifique o ato de inovar e mostre que, da atividade mais simples ao pensamento mais complexo, inovar pode estar em tudo.
  1. Nunca desperdice conteúdo. Todas as informações podem ser boas fontes de ideias. Compartilhe-as!
  1. Foque no resultado. Suas ações devem gerar valor ao seu consumidor e à companhia. Cuide para que esse direcionamento seja mantido.
  1. Use a tecnologia a seu favor. E não estamos falando apenas de utilizar recursos digitais, mas de adotar ferramentas que facilitem processos e beneficiem os colaboradores de todas as áreas.
  1. Promova uma mudança de cultura. Sabemos que mudanças podem gerar receio e desconforto. Ouça a opinião de outros líderes e mostre à alta gestão as vantagens da disseminação do conhecimento para os resultados do negócio. Tenha disposição para mudar e reflita essa motivação por toda a empresa.

Fontes: IDG Now! / Uol Economia / Blog Simplez

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