fbpx

Liderar para motivar

Liderar para motivar

Equipes motivadas desenvolvem maior autonomia e ampliam os resultados da empresa

Gerenciar é uma arte. A arte de conciliar suas próprias tarefas do dia a dia com a de estimular seus liderados, encontrando talentos escondidos e obtendo o melhor de cada um. Para líderes que gerenciam mais de uma equipe, esse processo pode ser ainda mais complexo e desafiador: girar inúmeros pratos ao mesmo tempo é mesmo tarefa para poucos, mas acredite, as recompensas são grandes e contagiam a todos.

 

Aqui vão alguma dicas importantes para o sucesso da sua liderança.

 

1. Motivação é fundamental

Experiência é importante, mas exercer uma atividade que o complete verdadeiramente como profissional muda tudo. A máxima vale tanto para o líder – que deve estar motivado para poder motivar – quanto para os demais colaboradores, que precisam, mais do que qualquer coisa, gostar daquilo que fazem. É papel do líder identificar as capacidades e preferências de cada profissional e, assim, estimulá-los a produzir mais, com mais prazer.

 

2. Retenção e crescimento merecem incentivo

OK, sabemos que o profissional de hoje costuma passar muito menos tempo em uma empresa do que 20 ou 30 anos atrás. Um processo natural, que envolve busca de renovação pessoal e de conhecimentos. Entretanto, a capacidade de reter bons talentos e promover o crescimento desses empregados dentro de uma empresa é, sim (hoje e sempre), visto como um grande mérito da companhia.

Reter e desenvolver é uma atitude sustentável e que, acima de tudo, mostra que a empresa é capaz de manter seus funcionários felizes e de atribuir-lhes novas responsabilidades de acordo com as suas capacidades. Sempre, claro, considerando oferecer oportunidades de aprendizado, remuneração justa e benefícios compatíveis com o mercado. Ponto para a empresa que conseguir tudo isso!

 

3. Juntos, misturados e diferentes

Parece óbvio, mas não é tarefa fácil: é preciso identificar os perfis de seus funcionários, considerando que pessoas pensam diferente e têm desejos diferentes. Enquanto alguns funcionários são altamente competitivos, outros tendem a focar em colaboração. Sendo assim, o primeiro ficará mais motivado se tiver metas agressivas estabelecidas, ao passo que o segundo demandará reconhecimento e encorajamento para se sentir mais motivado.

Esse mapeamento de perfis fará toda a diferença no estímulo aos seus funcionários. Descubra aquilo que os motiva! Aproveite e junte o criativo com o operacional com o administrativo com o carismático, que os resultados tendem a vir mais rápido.

 

4. A diversidade é muito positiva

Diferenças de gerações, de perfis, gêneros e raças são fundamentais dentro de um mesmo estabelecimento. Um estudo da McKinsey Global Institute aponta que as empresas mais diversificadas costumam superar financeiramente a concorrência menos aberta às diferenças.

Diversidade traz soluções criativas para a empresa, porém, nesse contexto, é preciso que o líder, mais do juntar as pessoas, seja capaz de promover a colaboração entre elas, tornando a equipe mais coesa e motivada.

Aproveite o melhor de cada um e crie um intercâmbio de conhecimentos. Os mais jovens têm muito a ensinar aos mais velhos – e vice-versa -, assim como pessoas de gêneros e etnias diferentes têm bagagens variadas, que devem ser compartilhadas. Seja um líder sensível a essas diferenças, procure reconhecê-las e tirar o melhor dessa mistura. E, assim, torne os seus profissionais mais felizes em seu dia a dia.

 

5. Abrace o reconhecimento e faça bom uso dele

 Liderança não se conquista sem o aval de outras pessoas. São elas que o colocarão na posição de líder e, portanto, devem estar confortáveis ao serem gerenciadas.

Demonstrar foco, ser capaz de energizar as pessoas, mostrar habilidade em lidar com conflitos, reconhecer o trabalho dos seus funcionários e, principalmente, transmitir autoconfiança são algumas das características mais preciosas para se tornar e ser reconhecido como líder.

Reforce essas fortalezas e, assim, desenvolva a admiração de sua equipe. Mostre que sua influência e carisma fazem a diferença, crie conexões e, assim, conquiste aliados com naturalidade.

Fontes: Cio by IDG  /  Metas & Objetivos  /  InfoMoney  /  Bloomberg

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados