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Markup e margem de lucro: entenda a diferença

Markup e margem de lucro: entenda a diferença

Markup e margem de lucro: entenda a diferença

Como você tem calculado o lucro da sua empresa? Bom, se a diferenciação entre os conceitos de markup e margem líquida estiver clara, é provável que esse cálculo será preciso, o que lhe dará o parâmetro correto sobre como anda a rentabilidade do seu negócio.

No entanto, se em algum momento esses termos se confundirem, é preciso acender um alerta para não criar conflitos de informação que levem a uma falsa ideia sobre como estão caminhando seus lucros e despesas. E é para não haver imprecisões que vamos falar um pouco mais sobre margem e markup.
 

Precificando corretamente

 
Entre as questões estratégicas mais importantes de um negócio está a precificação correta de produtos e serviços, afinal esta é uma das ações fundamentais a favor de resultados financeiros positivos no final do mês. E, para alcançar esse objetivo, é preciso levar o markup e a margem em consideração, entendendo que nem sempre um markup alto, por exemplo, irá gerar um lucro real. Esclarecendo:

Markup é o percentual aplicado sobre o valor de compra de uma mercadoria, usado para definir o seu preço de venda. A ideia do markup é que o lucro seja uma margem a partir do custo. 

Embora muito usado por conta de sua simplicidade, nem sempre o markup garante precisão, pois contempla apenas o custo da mercadoria (além de eventuais impostos da operação). Ou seja, o índice multiplicador será aplicado somente no custo que a mercadoria teve para ser produzida.

Já a margem líquida é a porcentagem sobre o valor de venda da mercadoria, que define o retorno financeiro sobre ela. Ou seja, o quociente entre o lucro líquido e a receita líquida de vendas (fora tributos).

Esse método leva em consideração o ganho — e não o custo, como no markup e dá a visão real do lucro.

Assim, percebemos que o lucro do produto é baseado no valor de sua venda, enquanto o markup se baseia no valor de compra.
 

Cálculos diferentes, resultados distintos

 
Nas duas situações citadas, mesmo que seja aplicada a mesma porcentagem, pelo fato de usarem cálculos diferentes o preço de venda do produto é completamente diferente também. Isso significa que decidir o método ideal mudará também os seus resultados.

Sempre que precisar reduzir valores de seus produtos ou serviços, é preciso analisar a margem de lucratividade sobre o valor final, pois essa atenção evitará prejuízos.

Avalie também os números praticados pela concorrência, tanto em questão de porcentagens como em estratégias periódicas (redução de preços para alavancar as vendas, por exemplo), o que influencia diretamente nos valores de markup e margem. Fique, portanto, sempre de olho nas promoções e use valores competitivos em sua precificação, sem se deixar levar por eventuais preços baixíssimos e incompatíveis com o mercado, para não limitar demasiadamente seus lucros.

E não se esqueça de que um ERP pode auxiliá-lo em todos esses cálculos, facilitando muito o seu dia a dia e garantindo informações mais precisas e completas. O ERP DEAK por exemplo permite ao vendedor acompanhar os cálculos em tempo real levando em consideração o tipo de cliente, o Estado ou outros critérios que podem ser parametrizados – de acordo com a política comercial da empresa. Conte com a DEAK para encontrar a solução ideal para o seu negócio.
 
Quer saber mais sobre Markup? Clique aqui.

Fontes:  Simtax

 

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