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Os caminhos para elevar a competitividade da sua empresa.

Os caminhos para elevar a competitividade da sua empresa.

Competitividade é um conjunto de ações cujo objetivo é potencializar os resultados dos seus negócios e tornar a sua empresa um dos players mais importantes de seu setor. Isso quer dizer que ser competitivo vai muito além da sobrevivência dentro do mercado: trata-se da capacidade de satisfazer as expectativas dos clientes e cumprir a própria missão da empresa, valorizando cada meta almejada desde a sua criação.

E a capacidade competitiva de cada empresa precisa sempre ser medida e avaliada para que novas ações possam ser realizadas a seu favor. Aumentar a competitividade significa investir em inovações constantes, expandir-se para novos mercados e satisfazer o seu público cada dia mais. Por isso, a gente traz aqui dicas importantes para você trabalhar o aumento da sua competitividade diariamente, gerar diferenciação para o seu negócios e crescer.
 
Estratégias a favor da competitividade 
 
Primeiro de tudo, uma regra fundamental: você deve conhecer a posição que a sua empresa ocupa e no mercado para, assim, analisar muito bem seus principais concorrentes locais e internacionais, físicos ou online. É a partir dessa base que você poderá tomar atitudes importantes, como essas que veremos aqui:
 

1. Mantenha seus processos em constante melhoria

 
Aceite a verdade de que é impossível ter o controle de todos os possíveis defeitos ou falhas de processos. Por mais dedicada que seja a sua gestão, é preciso admitir que erros acontecem e tentar ao máximo reduzir essas ocorrências.

Nossa primeira dica para aumentar a competitividade é justamente essa: garantir processos mais rápidos, com menor variação e menor número de defeitos. Isso irá ajudá-lo a agregar valor para os clientes, evitar desperdícios e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Se preciso, transforme os processos para aprimorá-los. Torne-os mais adequados aos seus equipamentos e aos seus colaboradores. Não tenha medo de mudar o que já não oferecer mais a eficiência de antes.
 

2. Entenda o que seu cliente precisa

 
Clientes estão sempre mudando seus perfis e suas necessidade. Eles mudam também de interesses e variam suas formas de comprar. Ainda mais hoje em dia, com uma velocidade muito mais alta nas transações e um acesso à informação muito mais eficiente, em que é possível pesquisar produtos, comparar preços e encontrar novas opções e soluções espalhadas pelo mundo.

Dito tudo isso, a conclusão é uma só: é preciso pesquisar e entender, a todo momento, o que o seu cliente precisa e trabalhar para satisfazê-lo na velocidade dos dias de hoje. É importante também estar em contato com ele periodicamente, ouvindo suas opiniões, entendendo suas demandas e tornando esse relacionamento sempre mais próximo e duradouro.
 

3. Busque a redução de custos

 
Alguns custos associados diretamente ao produto podem ser reduzidos sem comprometer o valor, a funcionalidade e a qualidade desses itens e, claro, sem comprometer o interesse gerado no cliente. É preciso, então, investigar para entender quais custos podem ser reduzidos sem, no entanto, diminuir o valor agregado às suas vendas.

Para isso, fique de olho em novos potenciais fornecedores – mesmo em outras cidades ou países –, questione especificações que encareçam os materiais, mantenha o seu maquinário atualizado – para evitar o excesso de manutenções – e foque no combate ao desperdício de tempo e de materiais.
 

4. Encontre novas fontes de rendimento

 
Tenha em mente que as fontes principais de rendimento para os negócios podem mudar ao longo do tempo. E que, se hoje um determinado produto é o queridinho do mercado, futuramente ele pode não ser mais relevante.

Tenha a coragem de perceber o momento de abandonar fontes de lucro que já não funcionam como antes ou que foram engolidas pela concorrência. Ter o timing correto para isso, além de impulsionar um lucro futuro, evitará prejuízos no curto prazo.
 

5. Mantenha seus colaboradores satisfeitos e em pleno desenvolvimento

 
Afinal, são eles que abraçam os objetivos do negócio e ajudam a levar ao cliente o valor do seu produto. Colaboradores bem desenvolvidos executam e melhoram tanto as suas atividades quanto os processos da empresa, gerando um maior potencial para encantar o cliente.

Portanto, líderes e gestores em geral devem investir na motivação e no aprimoramento técnico e pessoal de seus colaboradores, o que levará, como consequência, a uma série de melhorias internas.
 

6. Seja sustentável e inovador

 
Embora sustentabilidade não seja mais a palavra da moda, o conceito ainda é o mais eficiente para fazer a diferença na competitividade das empresas. E deve caminhar lado a lado com a inovação.

Aposte em tecnologias e processos não poluentes, crie políticas sustentáveis próprias, reduza o uso de água e papel, evite o desperdício com materiais descartáveis supérfluos. São atitudes cotidianas que, além de ajudarem a reduzir custos, geram um impacto positivo em colaboradores e clientes, demonstrando uma visão engajada da sua empresa.

Enfim, use a criatividade, inove e saia da zona de conforto. Esse conjunto o levará naturalmente ao encontro de uma excelente competitividade.

Fontes: CIMM / Portal Webmarketing

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