fbpx

Pensar diferente, essa é a Transformação Digital.

Pensar diferente, essa é a Transformação Digital.

O que você tem feito pela transformação digital dentro da sua empresa?

Não, essa pergunta não tem a ver apenas com a implementação de tecnologias de última geração no escritório, mas de uma mudança de mindset que se espalhe por todas as áreas do negócio. Isso porque a transformação digital é muito mais uma questão de liderança, cultura, estratégia e gestão de talentos do que tecnologia em si.

Dito isso: o que você tem feito pela transformação digital dentro da sua empresa, afinal?

 
Líderes corajosos devem conduzir essa mudança em seus modelos de negócios e métodos, enquanto aproveitam a oportunidade para desenhar o seu próprio futuro e como esperam que a sua empresa esteja daqui a alguns anos. Apesar dos riscos dessa previsão, adotar uma postura passiva, esperando que as mudanças ocorram naturalmente, não é uma opção diante do ambiente transitório e competitivo em que vivem os negócios.

 
Então, vamos à prática

Quando falamos sobre as iniciativas de transformação digital, nem sempre colocamos a ênfase adequada na execução prática, ficando muito no campo das ideias e da estratégia. O desafio é conseguir sair da esfera estratégica e ir em direção à transformação de fato. Planejar esse caminho é o primeiro passo para uma implementação de sucesso, e é a partir dele que surgirão as seguintes etapas:

 
Traçando objetivos

Sua organização certamente possui um conjunto de objetivos com potencial de promover a transformação digital. É ao redor deles que se formará um alinhamento de toda a empresa, pois definirá os caminhos em direção aos resultados esperados.

Avalie seus objetivos e note que eles irão normalmente transitar entre o aprimoramento da experiência digital do seu cliente e a transformação de processos internos a fim de reduzir custos e aumentar sua produtividade. Mas é claro que ao longo de processo será possível notar que a transformação digital pode fazer muito mais pelo negócio, incluindo a simplificação da gestão dos serviço – que abrange também a detecção mais rápida de problemas nesse processo -, otimização de infraestrutura e de operações, além de ser uma aliada do seu conhecimento sobre seu público e seu mercado por meio das informações analíticas que é capaz de gerar.

 
Definindo suas ferramentas

Agora, sim, quais serão suas “armas” a favor da transformação? O mercado está cheio delas, então será preciso selecionar as que mais irão impulsionar seus objetivos. Social, Mobile, Analytics, Cloud Computing… queira ou não, já não são mais diferenciais. É preciso ir além do básico.

Entre as novas tendências estão a colaboração homem-máquina, a Internet das Coisas, as tecnologias vestíveis (como pulseiras e óculos) e a própria nuvem, que vem evoluindo e agregando conceitos como a TI híbrida e os data centers definidos por software.

Essas tecnologias disruptivas servem de bases firmes ou ainda emergentes do novo ecossistema de plataformas de negócio digital e uma boa visão sobre todos esses recursos é fundamental para agregar valor aos seus negócios hoje e no futuro.

 
Prevendo a plataforma digital e a sua duração

Definidas as tecnologias, você será capaz de desenhar um ecossistema altamente virtualizado e de plataforma distribuída, conforme a demanda por cada um de seus serviços. A ideia é criar combinações inteligentes entre ferramentas para acelerar os resultados desejados, o que deve incluir tanto benefícios para o seu cliente quanto a transformação dos processos da empresa e a forma como lida com a segurança cibernética.

Já a próxima etapa é levar em consideração o seu uso prático e garantir que haja domínio sobre essas tecnologias e sua implementação, garantindo que apresentem evoluções e contribuam cada dia mais com os resultados dos negócios. Para desenvolver essa visão, é necessário ter conhecimento sobre o ciclo de vida dos serviços digitais, o que garante às organizações expandirem os negócios e construírem vantagens sustentáveis e competitivas ao longo dos anos.

Acompanhe mudanças, fique de olho nas novidades e, acima de tudo, prepare-se para abraçar todos os benefícios da transformação digital.

Continue acompanhando a nossa série sobre o assunto aqui no blog.
 

Fontes: CIO

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados