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Sistema CRM: O que é, como funciona e seus benefícios

Sistema CRM: O que é, como funciona e seus benefícios

Sistema CRM

Manter contato com o cliente, conhecer as suas necessidades e características, propor orçamentos personalizados, auxiliá-los na tomada de decisão, ter acesso rápido a tudo o que o envolve são ações que a empresa pode ter, de forma mais assertiva, com um sistema CRM.

Conheça o sistema CRM da DEAK para conhecer mais sobre o seu cliente e mantê-lo satisfeito. Solicite um atendimento da nossa equipe.

O que é um sistema CRM?

Para fidelizar um cliente, a entrega de produtos com qualidade e preços competitivos devem estar aliados a um bom atendimento, que pode ser facilitado por meio de um sistema CRM.

O CRM (Customer Relationship Management) significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É um sistema integrado de gestão que reúne vários processos de forma organizada, mas tendo como foco o cliente. O principal objetivo é fidelizar clientes, antevendo suas necessidades para oferecer produtos e serviços personalizados.

Como funciona?

Com um sistema CRM, as rotinas da equipe de vendas são automatizadas. Todas as informações sobre o cliente – ou possível cliente – são armazenadas, organizadas e atualizadas ali. Com isso, os dados podem ser consultados a qualquer momento para traçar as melhores estratégias de abordagem, gerando aproximação da empresa para com tudo o que está relacionado ao cliente.

As ferramentas do sistema CRM podem ser divididas em três tipos:

  • CRM Operacional: automação dos processos operacionais de vendas, marketing e atendimento ao cliente, como: gerenciamento de pedidos, relatórios, registro de informações e ocorrências.
  • CRM Analítico: análise do perfil dos clientes para possibilitar vendas mais focadas. Nele, as necessidades dos clientes são identificadas de acordo com seus hábitos de compras. 
  • CRM Colaborativo: também conhecido como CRM Social, seu foco está na interação com os clientes e parceiros, tais como contato telefônico, chat, e-mail, autoatendimento e redes sociais.

O sistema CRM é uma estratégia de negócio. Por essa razão, é muito importante que esteja integrado com outros sistemas utilizados pela empresa. Com isso, gera-se uma base única de informações e todos os departamentos podem ter acesso. 

Quando a empresa não conta com um ERP que contém o CRM, é necessário buscar essa integração. Em alguns casos, os gestores utilizam o CRM diretamente com a ferramenta de BI (Business Intelligence) para uma análise mais precisa das informações.

Benefícios

Embora cada sistema CRM tenha as suas particularidades de funcionamento e cada empresa também tenha as suas características, o fato é: o cliente precisa ser alcançado, satisfeito, mantido e fidelizado. 

São muitos os benefícios de um sistema CRM:

  • A gestão comercial torna-se automatizada, ágil, efetiva e assertiva; 
  • Os vendedores (internos ou externos) têm acesso a informações que os ajudam a otimizar o atendimento ao cliente;
  • A jornada de compra do cliente é acompanhada com mais precisão, permitindo que o vendedor aproveite as oportunidades de venda;
  • Com base nos relatórios gerados sobre vendas, o setor de compras consegue prever, com mais exatidão, o volume de compras que deverão ser feitas;
  • Mais assertividade para o trabalho do vendedor,  pois, mapeando o comportamento do cliente, ele consegue traçar estratégias mais eficientes de abordagem. Por exemplo: o vendedor não perde tempo oferecendo produtos que o cliente não tem interesse;
  • É possível criar campanhas direcionadas e mais assertivas;
  • Redução dos custos gerados por processos mais lentos, retrabalhos, ligações erradas e tempo desnecessário em análises.

O maior benefício que um sistema CRM pode proporcionar para a empresa é a satisfação do cliente, o que a mantém competitiva no mercado diante da concorrência.

Diferenciais do sistema CRM no ERP DEAK

O CRM DEAK é totalmente integrado aos Módulos de Vendas, Campanhas e Previsão de Compras, que permitem otimizar a atuação da equipe comercial e criar ações personalizadas. Veja um exemplo:

Avaliando o estoque, o gestor detecta o excesso de um determinado produto. O vendedor, por sua vez, analisa o histórico de compras dos clientes, seleciona aqueles que costumam consumir aquele produto e cria campanhas direcionadas. Isso vale também para aqueles clientes que não compram há um tempo, para produtos sazonais e até para os clientes inadimplentes. São inúmeras possibilidades.

Outros diferenciais do CRM DEAK:

  • Gestão de prospects (inbound e outbound), acelerando o ciclo de venda;
  • Mapeamento do comportamento de consumo dos clientes, permitindo explorar mais oportunidades em clientes recorrentes;
  • Controle da campanha de telemarketing em uma só tela, com templates de roteiro, acompanhamento das etapas dos contatos com os clientes até o envio do orçamento;
  • Seleção de públicos-alvos e a personalização do layout do comunicado ou e-mail marketing de forma simples e prática.
  • No caso de premiações, controla não apenas a divulgação da campanha, mas também pontuações vinculadas a vendas.

Clique aqui e veja um vídeo explicativo sobre o CRM DEAK. Para ver um tutorial, clique aqui

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