fbpx

Prazo Médio de Estocagem: Como usá-lo a favor da sua empresa?

Prazo Médio de Estocagem: Como usá-lo a favor da sua empresa?

Prazo Médio de Estocagem: Como usá-lo a favor da sua empresa?

O prazo médio de estocagem é um indicador muito importante para quem faz a gestão do estoque da empresa. Quer descobrir como usá-lo a favor da sua empresa? 

Gestão de estoque é sempre um desafio. Uma tarefa que exige não apenas cálculos, mas um olhar atento do gestor para que ele tenha a real percepção de como seus estoques funcionam e, assim possa gerenciar sua reposição sem comprometer o bolso com mercadoria parada.

Nós já falamos sobre estoque, algumas vezes, aqui no nosso blog, mas nunca é demais retomar o assunto.

Desta vez, nosso foco vai para o PME, o prazo médio de estocagem, indicador que irá ajudá-lo a monitorar o intervalo entre reposições.

A importância de um bom gerenciamento

Muitas empresas ainda sofrem com os altos custos gerados pela manutenção do seu estoque, e por isso é fundamental que as operações voltadas para esse gerenciamento sejam feitas com foco na liquidez. É aí que entra o entendimento do melhor timing de reposição e o PME.

Com o PME, o empresário não apenas poderá tomar melhores decisões em relação a seu estoque, mas também no que diz respeito a operações logísticas, já que a ideia, aqui, é monitorar com precisão o tempo em que a mercadoria ficará estagnada e entender de quanto em quanto tempo deverá ser o seu giro.

Lembre-se de que, quanto menor for o prazo de estocagem, melhor será para a empresa dos pontos de vista logístico e financeiro.

Calculando o prazo médio de estocagem

O prazo médio de estocagem, como falamos, é o tempo em que o estoque permanece na empresa. Ou seja, é o intervalo necessário para que a empresa seja capaz de comercializar os itens em estoque.

Por isso, aliada aos resultados do PME, está também a percepção do empreendedor de quais produtos geram maior benefício à empresa. Todo esse panorama lhe dará uma melhor visão sobre desperdícios e investimentos inadequados.

Para o cálculo do prazo médio de estocagem, você deve dividir o estoque médio pelo custo da mercadoria vendida, e multiplicar esse resultado por 360.

  • Estoque Médio = soma do estoque inicial com o estoque final, dividido por dois.
  • Custo da Mercadoria Vendida = valor dos produtos comercializados pela empresa durante um dado período.

O PME normalmente é medido em dias, sendo que valores maiores significam que os estoques demoram mais tempo a serem liberados pela empresa. Fique atento, pois o valor máximo do PME nunca deve ultrapassar um ano.

Vale lembrar que os valores para esse cálculo devem contemplar desde a entrada de matéria-prima até a saída do produto final. Isso significa que nas empresas que dependem de matéria-prima importada, por exemplo, o PME tende a ser naturalmente maior.

Leia também a matéria “Como utilizar a Curva ABC para gestão do estoque”.

Conte com o apoio de um ERP para calcular o prazo médio de estocagem

Diante de tudo isso, que tal contar com a tecnologia para apoiá-lo no gerenciamento do seu estoque?

O ERP DEAK oferece soluções que possibilitam uma administração eficiente da gestão de estoques para garantir um bom giro e liquidez nas vendas, permitindo a plena integração entre estoque, vendas, compras, financeiro, auditoria e controladoria; com técnicas de análise crítica e priorização de atendimento a clientes, para entregas programadas. Permite também separação parcial por pedido e por item, produção de materiais de valor agregado e organização de kits.

Fale com a gente e mantenha o seu estoque sempre bem controlado, para o bem dos seus negócios.

Solicite os especialistas DEAK agora mesmo!

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados