Estimule sua produtividade com simplicidade e engajamento

Reuniões em excesso, informações desencontradas e alterações de última hora em processos já em andamento. Quem nunca viveu – e ainda vive – esse tipo de experiência no dia a dia? São os famosos ladrões da produtividade, que só consomem a nossa energia em vez de contribuir para um resultado mais rápido e positivo.

E olha que produtividade é um assunto ao qual o brasileiro deve estar atento. Isso porque, segundo estudos até a metade da década, somos considerados extremamente improdutivos no trabalho, perdendo inclusive para nossos vizinhos argentinos e alcançando apenas 17,2% da capacidade produtiva dos americanos. É verdade que costumamos atribuir muito dessa culpa às burocracias de nossa rotina, incluindo dificuldades estruturais, tributárias e econômicas que atrapalham a vida do trabalhador brasileiro. Mas será que é só isso mesmo? ERP, ERP para distribuidores de material elétrico.
Resolvemos investigar o que tanto atrapalha o crescimento da nossa produtividade para buscar soluções a essa questão, que tanto impacta na eficiência e lucratividades das empresas.

 
Como anda a sua gestão?

Esse é um ponto a ser avaliado caso o gestor venha notando uma queda na produtividade de seus colaboradores. Muitas vezes, práticas antiquadas, como a busca por resultados por meio da pressão e do controle, em vez de investir em uma inteligência de gestão, fazem com que o tiro saia pela culatra. Além disso, tais práticas tendem a sobrecarregar o funcionário – inclusive emocionalmente –, gerando mais danos ao seu processo produtivo do que benefícios.

Esse hábito revela uma busca constante por soluções imediatas, em vez de criar bases para o aprendizado e o aprimoramento do trabalho do colaborador. Como líder, invista em treinamentos, orientações, feedbacks precisos, que costumam funcionar muito melhor como motivadores e ainda criam bases para um aprimoramento contínuo do funcionário.

 
Em vez de cortar, simplificar

A estratégia de cortes de custos a partir de demissões pode nem sempre ser uma boa solução na hora de enxugar seus gastos. Isso porque, ainda que hoje uma empresa se encontre num momento de crise, muitos desses colaboradores demitidos poderão ser fundamentais num momento de retomada, até por já terem sido treinados e capacitados.

Nesse caso, que tal trocar a cultura do corte pela da simplificação? Metodologias específicas do mercado mostram que simplificar áreas organizacional, operacional, comercial, entre outras, pode contribuir muito para aumentar a produtividade empresarial. Fora que a simplificação tende a ser um investimento focado no longo prazo e envolverá um forte engajamento de sua equipe – o que, por si só, já tende a contribuir com a motivação e a consequente produtividade dessas pessoas.ERP para distribuidores.

 
O líder também deve se engajar

Sem a participação ativa da liderança da organização, a virada produtiva simplesmente não acontece. O líder deve se envolver pessoalmente na missão de alavancar a produtividade da companhia, o que pode incluir uma nova forma de pensar a cultura da empresa.

Vale lembrar que esse envolvimento significa também abraçar processos de longo prazo, como mudanças na forma de comprar e contratar insumos e materiais, revisão de fornecedores e redefinição dos papéis das áreas. Pode, inclusive, envolver a tomada de decisões como o reajuste de preços, correndo-se o risco tanto de aumentar seu lucro quanto de repelir consumidores.
 

Pronto para ser mais produtivo? Confira algumas dicas finais:

 
1. Invista na digitalização. Afinal, tudo o que contribui com a redução da burocracia é extremamente válido para a produtividade.

2. Trabalhe na qualificação de novos gestores. Um pensamento de longo prazo que pode render profissionais muito mais eficientes no futuro.

3. Cuide bem da sua cadeia de fornecimento.

4. Utilize ferramentas adequadas à eficiência operacional, como um software de gestão.

5. Revise sua área comercial, adequando sua estrutura e mantendo os profissionais de vendas sempre bem preparados.

6. Revise, periodicamente, sua política de preços.

7. Elimine burocracias dos seus processos fiscais. Aposte em um ERP para auxiliá-lo nesse processo.

8. Acredite na meritocracia, no engajamento e na motivação das pessoas.

 
Continue acompanhando, aqui no nosso blog, nossas dicas para um dia a dia sempre mais produtivo. Temos certeza de que a sua empresa tem tudo para fazer desse processo um enorme impulso para todos!

2 Comments on “Estimule sua produtividade com simplicidade e engajamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

89 − = 83