Integração bancária: saiba como ela pode auxiliar o seu dia a dia financeiro

Integração bancária

Você ainda se lembra de quando todas as operações bancárias precisavam ser feitas diretamente na agência? Eram horas gastas em filas e atendimentos que não seriam possíveis por outras vias. Nas empresas, o tempo gasto também não era pouco: todas as operações precisavam ser feitas manualmente, demandando o trabalho de muitos funcionários e gerando grandes quantidades de papel.

Mas a tecnologia chegou para contribuir – e muito – com a simplicidade, a agilidade e a segurança das tarefas administrativas, incluindo a rotina do departamento financeiro. Até porque, o setor financeiro está cada vez mais digital (é só pensar nas operações que fazemos hoje, que raramente envolvem papel moeda). Nesse contexto, a integração bancária veio transformar o dia a dia das empresas e se aliar a todas as ações que envolvam a redução de custos e a geração de lucros.

Agora, vamos nos aprofundar nesse tema e mostrar que a integração bancária pode ser uma solução de extrema importância para os seus negócios.
 

O que é?

 
Integração bancária é o termo utilizado na capacidade de sistemas se comunicarem com as instituições financeiras, abrangendo diversos produtos relacionados à área financeira. Essa integração permite uma gestão simplificada e rápida ao seu status financeiro.

Por meio da integração bancária é possível realizar um acompanhamento diário da conta da empresa, fazer movimentações de forma mais rápida e segura, ter acesso a prazos de vencimento e fazer um planejamento financeiro mais preciso, já que tanto os valores em caixa como os programados estarão a seu alcance em poucos cliques.

Aliás, a boa gestão de prazos é um dos principais benefícios oferecidos pela solução, afinal, com ela, evita-se multas por atraso, que geram os desagradáveis juros. Além de contribuir com a credibilidade da empresa, já que terá uma ferramenta para auxiliá-la a ser sempre uma boa pagadora, seja de fornecedores, parceiros ou funcionários.

Fora isso, os bancos possuem protocolos rígidos de segurança e perfis por usuários para elaboração de atividades de integrações, assegurando um reforço ainda maior em relação ao sigilo das suas informações e combate a fraudes.
 

São muitas as vantagens

 
Como já mencionamos, de uma forma geral a integração bancária tem tudo para contribuir com a sua produtividade, redução de erros e riscos e para um maior controle de recebimentos e pagamentos, além de garantir maior agilidade nos processos financeiros.

E, se estamos falando sobre agilidade e segurança, é porque a integração permite também uma melhor programação das suas operações. Um investimento, por exemplo: é preciso saber com precisão quanto há em caixa para se poder realizar a aplicação. Com a integração, você consegue fazer essa gestão visualizando o que existe hoje e quais serão seus recebimentos futuros, para poder administrá-los. “Um sistema integrado permite, através de relatórios gerenciais, uma visão global de todos os seus investimentos, recursos e programações”, reforça Danilo Martins, diretor de Operações da DEAK Sistemas.

Agora, falando sobre os pagamentos, a integração bancária lhe permite saber com precisão quantos boletos foram emitidos no mês. Uma funcionalidade importante, dada a relevância dos boletos dentro do dia a dia financeiro de uma empresa, já que nem todos os clientes trabalham com cartão de crédito. Nesse contexto, é fundamental que a empresa conheça muito bem a quantidade e os valores dos boletos emitidos. Sendo assim, um registro cuidadoso e preciso permite esse controle do que entra e do que sai em cada mês.
 

Cuide bem do seu dinheiro. Utilize um ERP para ajudá-lo

 
A DEAK Sistemas possui soluções de software que agilizam os pagamentos dos títulos do Contas a Pagar. A ferramenta PAGFOR, do ERP DEAK, automatiza os pagamentos dos títulos com integração junto à rede bancária.

Essa solução consiste na geração de arquivos de remessa dos lançamentos a pagar e envio à rede bancária. Ela simplifica e automatiza o processo de contas a pagar, realizando o pagamento aos fornecedores por meio de transmissão de dados entre a empresa e o banco.

Já a ferramenta CNAB transfere para o banco a cobrança dos títulos dos clientes. O objetivo é fazer o intercâmbio de informações digitalmente entre o sistema do banco e do cliente, garantindo segurança e agilidade ao processo.

Trata-se de uma geração de arquivos de remessa dos Títulos a Receber e envio à rede bancária. Esse é um procedimento que simplifica e automatiza o processo de contas a receber da empresa, transferindo para o banco a cobrança dos títulos com as mais diversificadas modalidades de cobrança: Caução, Garantida, Desconto, Vendor, entre outras.

As soluções da DEAK Sistemas, além de facilitarem a rotina de pagamentos e recebimentos da sua empresa, proporcionam vantagens como ganho de produtividade, redução de custos operacionais internos e aumento do nível de segurança. Facilite as operações do seu departamento financeiro com as nossas soluções! Fale com a DEAK Sistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + = 23