fbpx

PDM: o que é e por que promove agilidade?

PDM: o que é e por que promove agilidade?

pdm

O PDM (Padronização de Descrição de Materiais) é um sistema de catalogação de materiais, a ser implementado a partir da criação de um manual de identificação, descrição, classificação e padronização de todos os itens estocados.

É um método simples e extremamente eficaz para a gestão de materiais e produtos. Sua utilização ajuda na sistematização do cadastro de produtos, evitando desperdícios, além de dar dinamismo e maior controle aos processos organizacionais da empresa.

Entre outras vantagens, o PDM “conversa” facilmente com sistemas modernos de organização, bem como com os portais de venda online

Benefícios para a organização 

São inúmeros os benefícios que o PDM pode trazer para as empresas, em especial para a organização dos estoques, evitando equívocos e duplicidades também no momento da venda. 

Por exemplo, se uma empresa do ramo PET possui um grande número de produtos, pode classificar um item como uma coleira para gatos através de uma série de critérios – divisão, família, classe etc. – da seguinte forma: 

  • – Pet shop [divisão] > Gatos [família] > Acessórios [classe] > Coleiras [grupo]; 

Ou, então, um pacote de rações: 

  • – Pet shop [divisão] > Cachorro [família] > Alimentação [classe] > Rações [grupo] > Super Premium > Raças Pequenas > 5 quilos [chaves técnicas]. 

Com essas informações organizadas, evita-se a duplicidade de cadastro de produtos além de assegurar mais qualidade à logística e ao gerenciamento da loja e/ou depósito. Isso porque unifica a linguagem da empresa (principalmente quando um mesmo produto possui diferentes nomes ou siglas). 

Mas as vantagens de se usar o PDM vão além e são estratégicas para o bom funcionamento da empresa: 

  • – Permite a utilização de nomenclaturas, siglas e abreviações, nacionais e internacionais; 
  • – Promove exatidão e padronização descritiva de materiais; 
  • – Evita a duplicidade de códigos; 
  • – Contribui para consultas rápidas (especialmente em um sistema informatizado) e rastreabilidade dos produtos; 
  • – Evidencia as necessidades do estoque, incluindo a identificação de itens em excesso ou obsoletos; 
  • – Promove uma gestão centralizada e um controle mais uniforme, prevenindo falhas e devoluções; 
  • – Fornece informações precisas para relatórios.

O PDM no ERP

Com a informatização de um software ERP (Enterprise Resource Planning), essa estratégia de organização se torna ainda mais eficiente e ágil, pois vale-se de uma tecnologia avançada de gerenciamento. 

O PDM do ERP DEAK é um recurso fundamental para organizar produtos em um sistema informatizado avançado, que permite até nove níveis descritivos. Deste modo, os materiais são catalogados de maneira padronizada, a partir de códigos e nomenclaturas, facilitando seu acesso e busca no estoque.

A proposta é sempre promover atualizações, de caráter simples e amigável, que se adaptem às demandas contemporâneas do mercado, bem como a eventuais mudanças na legislação. O PDM do ERP DEAK tem como diferenciais: 

  • – cadastro de materiais com agilidade e eficiência, com descrições curtas e longas;
  • – atualização de informações de vendas e estoque em tempo real, aumentando sua produtividade e organização;
  • – segurança na manutenção dos dados, pois apenas usuários autorizados podem fazer alterações.

Ao cadastrar os produtos a partir de uma descrição padronizada pela empresa, uma organização prática fica disponível com seus níveis de classificação: divisão > família > classe > grupo, além de chaves técnicas, que permitem adicionar ainda mais  informações, úteis para administração dos estoques.

Essas classificações garantem mais facilidade e precisão na busca. Para cada grupo, há uma combinação diferente de chaves (características) e seus valores, permitindo que se especifique cada vez mais um item cadastrado.

Três dicas para aproveitar melhor os benefícios do PDM 

É importante se atentar a alguns detalhes para melhorar o aproveitamento do PDM. Confira essas três dicas: 

  1. Conheça as nomenclaturas, siglas e abreviações pré-existentes; 
  2. Elabore um manual da empresa de catalogação dos produtos; 
  3. Invista em um ERP que atenda às suas necessidades e lhe ofereça um suporte amplo na organização da empresa.

Cadastro fácil e seguro de PDM com o ERP DEAK

A DEAK acumula mais de 20 anos de experiência na área, sempre buscando atualizações que atendam às novas demandas do mercado, como a conexão dos fluxos informacionais da empresa e automatização dos processos. Usar as vantagens do Cadastro de Produtos do PDM fica ainda mais fácil por meio do ERP DEAK. 

Para saber mais, entre em contato conosco.

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados

Search