Extremamente importantes para a economia brasileira, as PMEs empregam milhares de pessoas e movimentam a oferta e a demanda do mercado. Apesar de serem de menor porte, elas possuem os mesmos desafios de uma grande empresa: satisfazer os clientes; gerir processos e pessoas; controlar informações e dados; crescer de forma organizada; manter relacionamento com fornecedores e atender às legislações vigentes. Um sistema ERP para PMEs é uma solução para a gestão empresarial. Continue lendo e conheça as vantagens!
Conheça o ERP DEAK para realizar a gestão da sua PME
O que significa PMEs?
Antes de falar das vantagens, vamos, brevemente, explicar o que significa PME. A sigla PME significa “Pequena e Média Empresa” e agrupa empresas de acordo com o faturamento anual e o número de funcionários:
Faturamento anual | Indústria:Número de funcionários | Comércio e serviços: número de funcionários | |
Micro empreendedor individual | Até 81 mil reais | Até 1 | Até 1 |
Micro empresa | Até 360 mil reais | Até 19 | Até 9 |
Pequena empresa | Até 4,8 milhões de reais | De 20 a 99 | De 10 a 49 |
Média empresa | Até 300 milhões reais | De 100 a 499 | De 50 a 99 |
Entretanto, sempre acompanhe as possíveis alterações que o governo e órgãos competentes, como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podem fazer desses valores que classificam uma PME.
Vantagens de um ERP para PMEs
Muitas PMEs tendem a trabalhar com planilhas ou com sistemas específicos para determinados setores, por exemplo: um sistema para o CRM, outro para o financeiro, algum outro para a logística e assim por diante. O que dificulta a unificação das informações e visão ampla da empresa.
Investir em um sistema ERP para PMEs aprimora a gestão empresarial e traz resultados significativos para o negócio, além de que o retorno sobre o investimento é certo.
ERP significa Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) e tem como objetivo automatizar a gestão empresarial, fazendo com que haja integração de informações e, consequentemente, eficiência no fluxo de comunicação e processos entre os setores e colaboradores de uma PME.
Veja 5 vantagens de um sistema ERP para PMEs:
- Automatização das atividades manuais: o que antes era feito manualmente, exigindo tempo, atenção e aumentava as chances de erros, com um ERP para PMEs, muitas das rotinas diárias passam a ser realizadas pelo sistema. O que gera agilidade, produtividade, otimização e padronização dos processos internos da empresa.
- Controle dos processos do início ao fim: se antes os controles de cada departamento eram feitos manualmente, planilhas ou softwares separados, com um ERP para PMEs, todos os dados relacionados à empresa são armazenados e administrados em um só sistema. Isso viabiliza o controle dos processos desde a chegada das informações até à entrega final ao cliente, considerando a empresa como um todo e tudo o que envolve cada etapa.
- Cumprir as obrigações legais: para cada tipo de PME e setor de atuação existem legislações específicas que regulamentam as atividades. Essas obrigações podem vir do governo federal, estadual, municipal e de órgãos fiscalizadores. O sistema ERP para PMEs pode auxiliar a empresa a atender às exigências legais de acordo com suas obrigações, não perder prazos e nem sofrer multas.
- Aumento do lucro com a diminuição dos custos: o sistema ERP para PMEs reduz os custos advindos do retrabalho, das perdas, das falhas de comunicação e das decisões tomadas com erros de informações. Com a automatização dos processos, todos os departamentos de uma PME tornam-se mais eficientes e ágeis e as operações mais seguras. Com a diminuição dos custos internos, há o aumento do lucro da empresa.
- Planejamento dos recursos: diante de uma visão ampla da empresa e da integração dos setores por meio do ERP, a PME consegue planejar melhor suas estratégias e utilizar os recursos de forma mais eficiente.
A melhor solução de ERP para PMEs: ERP DEAK
Para aumentar a produtividade, eficiência nas operações e atender às legislações, o ERP DEAK é a solução inovadora para a organização e crescimento de uma PME.
Completo para integrar os fluxos de informações da empresa, o ERP DEAK conta com módulos que possibilitam a tomada de decisão com mais assertividade, considerando a empresa como um todo:
- CRM – Vendas
- Indicadores Gerenciais
- Gestão de Compras
- Gestão Financeira
- Gestão Tributária e Fiscal
- Controladoria
- Cadastro de Produtos (PDM)
- Gestão de Contratos
- Frente de Caixa
- Ordem de Serviço
- Ordem de Produção
- Logística
- E-commerce
Há mais de 20 anos, a DEAK tem proporcionado a satisfação dos clientes com o ganho de produtividade, aumento do lucro, redução de custos e qualidade na gestão do negócio.