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Planejamento estratégico: economia de tempo e trabalho

Planejamento estratégico: economia de tempo e trabalho

Planejamento estratégico

Na rotina de uma empresa, as horas dedicadas ao processo de planejar garantem economia de trabalho no futuro. O planejamento estratégico e o plano de negócios são essenciais para uma organização mais eficiente.

O planejamento estratégico é um tema comum dentro do universo empresarial e corporativo. Há cursos, livros, e-books, pós-graduações e plataformas criados para ajudar pessoas e empresas a pensar de maneira mais organizada o seu negócio ou projeto. 

É importante calcular as necessidades e tarefas de curto, médio e longo prazo, envolvendo todos os colaboradores. Isso porque o planejamento realmente é um assunto fundamental se você quer evitar o desperdício de tempo e de dinheiro, além de tornar o fluxo de trabalho mais atrativo e eficaz. 

Enquanto o planejamento estratégico mostra como a empresa irá atuar para se estabelecer e avançar no mercado, o plano de negócios é elaborado com o intuito de descrever a viabilidade de um projeto.

Tempo gasto x Tempo investido

Não dispor de um planejamento estratégico pode comprometer os processos da empresa. Ao contrário do que se pensa, planejar e estabelecer objetivos claros não se sobrepõe à intuição e à capacidade de adaptação a novos desafios do momento. Todas essas habilidades são válidas e necessárias.

O tempo investido no planejamento, aliás, é compensado rapidamente:

  1. Permite identificar os passos a seguir para atingir os objetivos estabelecidos; 
  2. Possibilita recalcular facilmente a rota quando algo foge do planejado ou qualquer incidente obriga a fazer mudanças. 

É importante ressaltar que um planejamento claro e bem pensado, pode, inclusive, ajudar no gerenciamento de crises e imprevistos. 

Enquanto quem não tem um planejamento estratégico quebra a cabeça, buscando soluções para problemas comuns do cotidiano, quem se prepara é capaz de enfrentar grandes desafios com muito mais rapidez. 

Mas o que é planejar?

De um ponto de vista prático, planejamento é um sistema integrado de decisões. Consiste na organização, preparação e estruturação de um projeto para alcançar um determinado objetivo. É uma forma de construir racionalmente os caminhos que te levarão até um ponto desejado, seja ele uma meta de vida ou de negócio. 

A antecipação faz parte do planejamento. Tudo começa pela ideia, que se desenvolve em ações dentro de uma ordem cronológica e organizacional. No plano, você define qual seu objetivo final e os meios para alcançá-lo, quais serão suas ações e estratégias. 

Mais do que aplicar e seguir fórmulas pré-existentes, realizar um planejamento requer uma visão clara de onde se está, de onde se quer chegar, os caminhos disponíveis e aqueles que precisam ser construídos. Para cada um, uma experiência nova e diferente.

Planejamento estratégico: bases para alcançar diferentes metas

No caso de empresas, é fundamental também desenvolver um tipo de planejamento mais dinâmico e prático. Trata-se de um plano com a missão, visão, objetivos, metas, planos de ação, acompanhamento e avaliação. Esse tipo de ferramenta administrativa iluminará todos os passos a serem trilhados ao longo da jornada. 

Para realizá-lo, é interessante seguir alguns passos, já experimentados anteriormente por especialistas no tema, com resultados positivos:

  • Comece pelo diagnóstico da sua situação atual: mercado, demandas, concorrência, pontos fracos e fortes, as oportunidades;
  • A seguir, defina a identidade organizacional da sua empresa – missão, visão, valores, metas, ações, ferramentas de avaliação e acompanhamento daquilo que já foi realizado para se chegar ao objetivo final;
  • Para facilitar a elaboração, pense no propósito da empresa: aonde se quer chegar, sua essência, os comportamentos desejados de seus colaboradores e as políticas internas. Além disso, defina os objetivos estratégicos, táticos, de ação e ferramentas que podem ajudar na avaliação desse processo.

Com todas estas informações bem definidas e o planejamento estratégico em mãos, ficará muito mais fácil manter-se firme no caminho traçado, minimizando retrabalho, economizando tempo e dinheiro.

Confira mais passos para realizar um planejamento estratégico clicando aqui.

Informação para acompanhar sua jornada 

É fato que a informação é parceira para toda e qualquer ação que se proponha no caminho do empreendedorismo. Embora muitos se empenhem em colocar em prática ações a partir da intuição, planejar é imprescindível para o crescimento e isso se faz com informação, leitura e conhecimento agregado à experiência adquirida no dia a dia de trabalho. 

Para ajudar o empreendedor nessa tarefa, há a possibilidade de busca do conhecimento de alguns pesquisadores e trazemos aqui algumas dicas de leitura para te ajudar a compor seu próprio projeto: 

  • “Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações”, Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro apresentam as etapas do processo de planejamento estratégico, da intenção ao resultado final, independente do porte da empresa; 
  • “Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico”, de Henry Mintzberg, é um texto clássico de um dos mais importantes pensadores em administração;
  • “Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã”, de C. K. Prahalad e Gary Hamel, traz um notável painel sobre o que a empresa deve fazer hoje se quiser ocupar uma posição de liderança no futuro. 

O interessante dessas publicações é o desafio aos executivos a desenvolver a capacidade de previsão do setor, a definir uma intenção estratégica, alavancar recursos e revitalizar o processo da criação de novos negócios. Isso porque, por se tratar de um assunto vasto, capaz de gerar muitos questionamentos e até polêmicas, trabalhar a estratégia organizacional é um verdadeiro desafio. 

Como fazer um planejamento estratégico?

Como já falamos, planejamento estratégico exige organização. A elaboração de um cronograma de ações é fundamental para a eficiência dessa ferramenta, com atitudes a partir de etapas específicas. 

Listamos, abaixo, cinco delas para te ajudar com seu planejamento. Confira: 

  1. Diagnóstico/ SWOT – Também conhecido como Análise SWOT ou FOFA, é importante para entender o contexto da empresa em seu mercado. Reúna a equipe de trabalho para levantar pontos fortes e fracos, internos e externos, analisando diferenciais, o que precisa ser melhorado e fortalecido. Faça um comparativo com o momento atual de mercado, identificando oportunidades e ameaças que possam impactar sua organização, como economia e sazonalidade;
  1. Identidade organizacional – Missão, visão e valores conferem personalidade para que sua empresa seja reconhecida tanto pelo público interno como pelo externo. A filosofia do empreendimento é importante para orientar a tomada de decisões e diretrizes estratégicas. Missão é a razão pela qual sua empresa existe; Visão é o que ela aspira se tornar ou onde pretende chegar; Valores são os princípios que guiam a cultura da organização e de seus colaboradores e servem como guia para contratações de funcionários, fornecedores e lançamento de mercado, por isso é válido revisar esses três pontos-base periodicamente;
  1. Metas e indicadores de sucesso – Defina onde o negócio precisa chegar e liste quais dados indicarão o sucesso dessa jornada. Lembre-se de que as metas precisam envolver toda a organização, por isso, pode ser preciso criar uma meta geral e, depois, transformá-la por setores. Um ponto importante aqui é que os objetivos devem ser desafiadores, mas realistas. 
  1. Plano de ação –  O plano de ação é o que viabiliza as conquistas planejadas, com base em um cronograma e na definição de responsáveis. Nele, é preciso definir quais atitudes serão tomadas e quem irá executar cada uma delas. Essas informações, documentadas, podem ser o diferencial para uma estratégia bem-sucedida. É fundamental elencar as ações para que aconteçam por ordem de importância, já que nem tudo pode ser prioridade: o que for mais simples ou urgente, deve vir primeiro. Pense em quais ações realmente farão a diferença para conquistar os objetivos e dê preferência a elas;
  1. Acompanhamento e análise – Nesta última etapa, defina reuniões periódicas para que cada área da empresa possa apresentar e debater os resultados. Normalmente, são encontros semanais, que ajudam a pensar nos próximos passos pouco a pouco. Também é importante reunir os gestores periodicamente para avaliar os resultados, revisar e redefinir a análise SWOT, as metas e o plano de ação. Afinal, o mercado não é estático e o empreendedor precisa se adequar constantemente.

(Fonte do passo a passo: Rock Content)

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