fbpx

Como tomar decisões estratégicas?

Como tomar decisões estratégicas?

decisoes-estrategicas

A responsabilidade de tomar decisões estratégicas para a empresa não é um simples “sim ou não” diante da multiplicidade de escolhas. São necessárias análises e ferramentas adequadas para decidir sobre o futuro da organização. Qual, então, seria a base mais confiável para as decisões estratégicas do seu negócio? Continue lendo e descubra.

O que são decisões estratégicas?

As decisões estratégicas são aquelas que devem resultar no crescimento e na lucratividade do negócio ao longo do tempo, e não somente a curto prazo. Alguns exemplos: 

  • Avaliar a carteira atual de produtos e a possibilidade de lançamentos;
  • Analisar a performance das filiais para decidir sobre seu funcionamento;
  • Entrada em novos mercados, principalmente, se houver política de incentivos fiscais em determinados municípios ou estados;
  • Contratação ou demissão de mão-de-obra;
  • Canais de marketing e vendas;
  • Investimentos em maquinários, equipamentos e sistemas.

Por impactarem no futuro do negócio, geralmente o corpo diretivo é responsável por tomar as decisões estratégicas. Contudo, outras decisões operacionais nos outros níveis organizacionais também são importantes.

As opções de escolhas, incertezas e riscos são muitos, mas existem apenas dois resultados: sucesso ou fracasso. A questão é que não existem soluções simples, fórmulas ou atalhos para as decisões estratégicas. Por isso a importância de um bom planejamento e ferramentas de gestão que auxiliem na tomada das decisões para a empresa

O que deve fundamentar as decisões estratégicas?

Gerir todos os dados e avaliar o desempenho, tanto passados como os atuais, é um processo desafiador se for feito manualmente, estando sujeito a erros que podem prejudicar, e muito, a percepção que você tem da empresa, impactando nas tomadas de decisões estratégicas.

Sendo assim, os meios mais confiáveis para a tomada de decisões estratégicas são as ferramentas para gestão de dados que indicam o desempenho e auxiliam na construção de prováveis cenários e seus impactos.

Ferramentas de gestão de dados para uma análise sistemática

Analisar cada caso sistematicamente com dados confiáveis, atualizados em tempo real, é o caminho mais seguro para as decisões estratégicas.

Ferramentas para a gestão de dados são cruciais para unificar, organizar e centralizar todas as informações da empresa em um só lugar. Dessa forma, o gestor sabe onde encontrar as respostas necessárias antes de tomar as decisões. Essas ferramentas também são ideais para gerar relatórios que indiquem o desempenho organizacional.

Sabe-se que os indicadores de desempenho devem ser um processo contínuo e fornecer informações para que as decisões estratégicas estejam alinhadas aos objetivos do negócio.

Então, por que avaliar esses dados é importante para tomar decisões?

  • Alinhamento com os objetivos estratégicos: os indicadores devem estar de acordo com as estratégias da empresa; analisar esses indicadores permite conferir se o que foi planejado está atingindo os objetivos e quais são os resultados obtidos.
  • Identificação de áreas problemáticas:  identificar os pontos que travam o fluxo dos processos, planejar soluções e tomar decisões estratégicas para que a empresa possa alinhar suas operações. Assim, os processos vão se aperfeiçoando e a equipe vai absorvendo uma cultura de melhoria contínua.

É aqui que as soluções tecnológicas de gerenciamento empresarial entram em jogo. Essas ferramentas, como o ERP,  têm a capacidade de dar uma visão macro e real do negócio, possibilitando decisões mais ágeis, com respostas rápidas diante dos pontos de melhoria.

ERP DEAK para melhores decisões estratégicas

Há mais de 20 anos no mercado, o ERP DEAK é a tecnologia ideal para analisar os resultados da organização. Veja os diferenciais:

  • Indicadores de desempenho nos principais módulos estratégicos, como:
    • CRM e vendas: para conhecer os hábitos de consumo dos clientes e criar campanhas direcionadas, inclusive, por exemplo, com ações promocionais para vender itens parados no estoque; 
    • Compras: permite acompanhar a rotatividade de cada produto no estoque, para uma compra mais inteligente, evitando a falta do produto na hora da venda;
    • Entradas e saídas financeiras.
  • Navegação simples e intuitiva em tela única que economiza tempo na busca pelas informações;
  • Resultados apresentados em formato de dashboards e relatórios.

Com o ERP DEAK, você acompanha todos os processos da empresa, analisando os resultados e comparando-os aos objetivos organizacionais. Tudo para que suas decisões estratégicas sejam assertivas e promovam o crescimento do seu negócio no mercado.

Tome melhores decisões estratégicas em parceria com o ERP DEAK.

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados