Vivemos uma nova era de avanço tecnológico com a transformação digital: o mundo está cada vez mais conectado, virtual e dinâmico. Como acontece em momentos de grandes mudanças, é época de renovação de ideias, ações e experiências. Enquanto debatemos um futuro, projetando realidades aumentadas e inteligência virtual, ainda há os espectros de velhos hábitos que freiam a transformação digital nas empresas. Entre eles, a resistência em se adaptar às recentes tecnologias.
Como forma de ajudar neste processo, o ERP DEAK é uma ferramenta intuitiva e de fácil acesso, que permite a leigos e profissionais aproveitarem ao máximo seus recursos na gestão empresarial.
Mudanças sem barreiras
A era digital, a partir dos sistemas de conexão em rede e internet, criou um universo onde entramos todos os dias para conversar, nos divertir e trabalhar. Dentro dos negócios, essa conexão facilita os processos, organiza dados, agiliza etapas, automatiza serviços, monitora progressos e resultados.
A verdade é que tornou-se imprescindível considerar que a transformação digital nas empresas não chegou apenas para melhorar e aperfeiçoar o trabalho, ou mesmo otimizá-lo, mas para transformá-lo em sua essência.
Um novo paradigma está sendo configurado, novos tipos de empregos estão sendo criados e outros, deixando de existir. O uso da tecnologia se impõe como uma prática que determinará quem ficará no passado e quem irá sobreviver ao futuro.
No mundo corporativo, a transformação digital vai além de processos automatizados e conveniências cibernéticas. Ela impacta na maneira como se constroem as lideranças, cultura, estratégia e gestão de talentos em uma empresa, por vezes até modificando o modelo de negócios.
Muitas startups de sucesso estão chegando nesta era digital com um modelo disruptivo de negócios e de pensamento. Elas parecem motivadas por natureza, incansáveis na busca por quebrar barreiras. Mas o que elas têm de diferente de outras empresas, como conseguiram superar os velhos hábitos ou nunca desenvolvê-los?
A resposta é um mindset progressista. A mentalidade progressiva atua de forma a motivar indivíduos para que suas capacidades sejam desenvolvidas ao longo da vida. Essa forma de pensar e agir pode ser trabalhada na equipe, desde que os gestores entendam a importância de desenvolvê-la. Entender e se propor a participar da transformação digital é, portanto, cada vez mais necessário para os executivos de hoje. Cabe aos CEOs das empresas liderarem essa jornada, estimulando seus colaboradores a participar ativamente dessa inevitável transformação.
Cinco motivos para esquecer velhos hábitos e adotar novas tecnologias
- Elas facilitam os processos dentro da empresa;
- Fornecem ferramentas para evitar erros;
- Ampliam a visão sobre a empresa;
- Melhoram o entendimento sobre as necessidades dos clientes;
- Apontam novas oportunidades de novos negócios.
No deadline da transformação digital nas empresas
A partir de 2019, muitos negócios começaram a se atentar para a importância da digitalização. O novo futuro, empurrado pela pandemia da Covid-19, conseguiu promover uma grande transformação digital nas empresas. A internet e a integração das informações se tornaram pontos estratégicos, que significam a sobrevivência do empreendimento.
De acordo com dados de 2020 do Índice CESAR:
- 23,7% das empresas participantes da pesquisa concordam que a transformação digital tornou-se prioridade máxima no planejamento estratégico – número 7,3 pontos percentuais superior ao de 2019;
- Cerca de 50% afirmam que seu negócio foi impactado pela pandemia e que foi preciso reinventar para sobreviver;
- 72,79% acreditam que a aceleração do processo de transformação digital os tornou mais propensos a investir em inovação;
- 42,77% das empresas se consideram perto ou muito perto da maturidade digital (em 2019, esse número era de 34,36%).
Mas, para além do que o isolamento forçado nos obrigou a realizar nos negócios, como o investimento em marketplace, reuniões online, serviços home office, a chegada do 5G (prevista para as capitais até julho de 2022) promete mudar ainda mais a forma como nos relacionamos com o mundo a nossa volta. Um passo gigantesco para a transformação digital.
O sistema promoverá relações muito mais intensas com a tecnologia. Isso porque haverá um tráfego de dados 100 vezes superior ao atual e a resposta entre um clique e sua consequência (latência) estará próxima a zero. A promessa é uma revolução na forma como as pessoas se divertem, compram, jogam, se comunicam e trabalham.
Já na área industrial, empresarial e de serviços, a contribuição será muito perceptível na logística, na automatização, na integração entre indústria e comércio, no uso de inteligência artificial e na realidade aumentada. Os anos 20 vão dar início à era do Smart Everything, ou seja, não apenas o celular (smartphone) será inteligente, estará conectando as pessoas, fornecendo e armazenando informações, mas todas as coisas que nos rodeiam.
De acordo com a Price Waterhouse, as oportunidades geradas pelo 5G vão resultar em um aumento de 13,2 trilhões de dólares no PIB (Produto Interno Bruto) mundial em 15 anos. É preciso aproveitar as oportunidades de uma época que ainda está em construção. O futuro é promissor.
A transformação digital que começa pelo ERP DEAK
Todo sistema digital começa com uma base de dados sólida, segura e integrada. Para isso, é preciso estar acessível a todos os setores que compõem uma empresa, contemplando também seus recursos humanos.
Quase três décadas de experiência em desenvolvimento de plataformas de alta performance, renderam à DEAK Sistemas a expertise necessária para criar uma tecnologia acessível, com suporte de implantação e monitoramento.
O ERP DEAK funciona por meio de módulos que se conectam e que geram uma integração de todos os setores da empresa de maneira automática, seja a produção, o varejo, a logística e o atendimento ao cliente. A plataforma dispõe de conjunto de ferramentas completas que simplificam a forma de se trabalhar em rede, promovendo o acesso às informações necessárias e fornecendo uma gestão estratégica, integrada e eficiente. Uma ferramenta de um novo tempo.