A gestão de estoque é um desafio para quase todas as empresas, pois vai muito além da gerência de entrada e saída de produtos. O domínio de todo o fluxo de informações e dos materiais reflete na organização, otimiza processos e alavanca as vendas. Para obtê-lo, é essencial um sistema de controle de estoque eficiente na administração, como um WMS e um ERP que atendam a essas demandas.
A tecnologia tem contribuído para a organização das empresas em um mundo em constante mudanças. A crescente demanda do mercado por versatilidade leva à sofisticação de catálogos de produtos e maior necessidade de gestão de materiais. Enquanto o ERP organiza todas as informações da empresa, incluindo o estoque, o WMS foca em um sistema de gerenciamento de armazém que otimiza a logística. Embora independentes, as plataformas são convergentes.
O que é WMS?
O WMS (Warehouse Management System) é um sistema de gerenciamento de armazém capaz de integrar todas as etapas internas, desde a entrada dos materiais e mercadorias, até a expedição dos produtos. O processo considera a organização, a rastreabilidade das operações, a auditoria, a produtividade e a eficiência.
Diversas plataformas são desenvolvidas pelo sistema WMS. Todas elas utilizam-se da tecnologia Auto ID Data Capture para o rastreio dos materiais e produtos, partindo da leitura de um código de barras. É um recurso que diminui custos, gastos e tempo, centraliza os dados e transforma as informações em conhecimento aplicado à gestão de estoque.
Onde se destaca o WMS?
A gestão de estoque é essencial para qualquer empresa, em especial àquelas com grandes volumes de produtos e matérias-primas. Antes de mais nada, uma boa administração nesta área é capaz de equilibrar compras, armazenagem e entregas. O WMS se destaca neste campo logístico, de armazenagem e vendas online.
Com o WMS, é possível coletar dados de tempo real Isso permite, por exemplo, saber quantos produtos estão armazenados, qual o lote, validade, quantos estão na prateleira ou em uso na produção, a taxa de vendas. Através do código de barras, o gerenciamento vai do histórico do produto ao prazo de entrega.
Benefícios de um sistema de gerenciamento de armazém
Um sistema de controle de estoque, como o WMS, possui diversas vantagens, começando pela otimização dos processos internos e pela redução da burocracia no recebimento dos materiais e mercadorias. Entre os benefícios estão:
- Controle operacional dos processos;
- Melhor gestão de espaço do estoque;
- Organização da equipe;
- Organização do estoque;
- Rastreabilidade do produto e pedidos;
- Otimização e redução do tempo de movimentação no armazém;
- Bloqueio de lotes com problemas;
- Avaliação da produtividade de colaboradores;
- Organização da ordem de serviços e tarefas;
- Localização de operadores;
- Diminuição do tempo de entrega;
- Redução do tempo de espera devido à automatização;
- Aumento da confiabilidade dos processos;
- Diminuição da burocracia;
- Otimização das compras e cobertura do estoque;
- Acesso a dados atualizados;
- Acesso a relatórios para tomada de decisões.
WMS Online
Outra vantagem importante do WMS é a de ser uma plataforma online. Com o aumento das vendas pela internet, a interface se sobressai como um recurso de organização e gerenciamento na nuvem. Isso facilita o acesso dos gestores e colaboradores, bem como simplifica a gestão do estoque de compras online.
Diferença em relação ao ERP
Enquanto o foco do WMS é uma gestão eficaz e otimizada de armazenamento e logística, os sistemas ERPs têm como diferencial a administração completa das informações da empresa. Por exemplo: no ERP DEAK os módulos são todos integrados, permitindo uma comunicação rápida e fluida entre todas as áreas: de vendas, compras, gestão financeira e tributária, controladoria e produção, entre outras.
Mas, assim como faz o WMS, o ERP também é capaz de gerenciar o transporte, armazenamento de materiais e mercadorias, bem como o estoque e as vendas virtuais. Ou seja: ERPs são mais complexos na administração de dados das empresas, integrando todas as informações; enquanto o WMS tem como foco a logística e a gestão de estoque. Todavia, as plataformas são convergentes e podem atuar em conjunto, nutrindo uma à outra.
Mais tecnologia: conexão com ERP
A combinação de recursos tecnológicos traz inúmeros benefícios para as empresas. O WMS faz integração com diversas plataformas, como ERPs e outros tipos de sistemas de gestão. Isso garante aos administradores informações mais sofisticadas quanto à logística e ao sistema de controle de estoque.
Os softwares atuam de maneira plena e independente um do outro. Entretanto, geram informações ainda mais otimizadas quando combinadas. Unidos, permitem análises mais rápidas e assertivas, além de aumentarem a agilidade de informações e dos processos.
Na prática, a integração promove um melhor controle dos fornecedores, das vendas e dos produtos, ao mesmo tempo em que aprimora a armazenagem e a expedição de pedidos. A gestão de estoque melhora com a automatização, organização, agilidade da equipe e produtividade.
Gestão de Estoque: vale o investimento?
A complexidade dos negócios tem elevado a variedade de itens nos armazéns das empresas. Por isso, a gestão de estoque é um assunto sério. É cada vez mais difícil o controle de todos os materiais e produtos que fazem parte do estoque.
Se a logística não é bem administrada, abre a possibilidade para diversos equívocos, o que custa caro aos gestores e pode comprometer a saúde da companhia em curto e médio prazo. Só para citar alguns enganos mais comuns:
- Perda de produtos por vencimento;
- Falta de insumos ou mercadorias;
- Retrabalho na busca de informações;
- Descumprimento de prazos.
A organização proveniente do WMS permite às empresas evitar erros e otimizar os processos. Também é possível avaliar de maneira ampla os pontos fortes e fracos da organização. Com essas informações e tomadas de decisão assertivas, em pouco tempo o investimento está de volta.
WMS e ERP DEAK
O ERP DEAK possui uma gestão de estoque completa. O sistema de gerenciamento de armazém da empresa permite o controle por código de barras, faz localização dos materiais e mercadorias, inventário por fabricante, transferência automática entre lojas, gerenciamento de lotes e sobras e, ainda, auxilia na ordem da produção e organização de kits.
Isso significa que a ferramenta, por si só, proporciona às empresas um expressivo ganho de produtividade e qualidade nas atividades do dia a dia, com seu sistema de controle de estoque. Entretanto, para quem já trabalha com outras plataformas ou deseja somar tecnologias, o ERP DEAK possui ainda integração com Sistemas BI, E-commerce e WMS. Convergência que contribui para expandir e otimizar diversos processos.