O CRM fideliza seus clientes, cria novos, aumenta seu faturamento e torna sua empresa referência no mercado!
O CRM (Customer Relationship Management) é uma abordagem em que o cliente é o foco central de todos os processos do negócio. Seu objetivo é atendê-lo da melhor forma possível, antecipando suas necessidades. O termo também refere-se a um sistema integrado de gestão que reúne vários processos/tarefas de uma forma articulada e organizada, mas mantendo sempre o foco no cliente.
Um dos principais objetivos do CRM é fidelizar clientes, utilizando suas múltiplas ferramentas para antever suas necessidades e desejos e oferecer produtos adequados às suas demandas.
Na busca desse objetivo, são de extrema utilidade os softwares de CRM, através dos quais rotinas complexas podem ser automatizadas e as informações armazenadas e organizadas para serem consultadas a qualquer momento, para uma tomada de decisão ágil e assertiva.
Ao adotar a estratégia de CRM, a empresa interage melhor com seus clientes, conhece seus hábitos e usa essas informações para criar eventos, promoções e campanhas direcionadas, personalizando o atendimento, rumo à sua fidelização.
As ferramentas de CRM podem ser dividias em três partes ou tipos:
CRM Operacional: visa os canais de relacionamento, interferindo na automação de processos no marketing, atendimento ao cliente e vendas.
CRM Analítico: como o nome já diz, é responsável pela análise das informações coletadas, de forma que essa massa de dados gere um conhecimento voltado à criação de negócios. Tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento de seus hábitos.
CRM Colaborativo: também conhecido como CRM Social, seu foco está nos pontos de contato da organização com clientes e parceiros, tais como contato telefônico, chat, email, autoatendimento e redes sociais.
Alguns autores falam do CRM também como uma estratégia de negócio, muito apoiado nos sistemas de informação. O grande desafio consiste em conseguir a integração entre os sistemas de CRM e os sistemas atuais das empresas, reunindo todas as informações obtidas nos mais diversos canais de vendas para agrupá-los em uma base de dados única, deixando disponível para todos os departamentos da empresa. Alguns gestores utilizam o CRM diretamente com a ferramenta de BI (Business Inteligence) para uma análise mais precisa das informações.
Como o ERP / CRM DEAK pode ajudar na definição dos processos e fluxos de trabalho do seu negócio.
O software de gestão empresarial DEAK vai além do conceito comum do CRM; o sistema permite revelar valiosas informações sobre os clientes através de uma inteligência artificial incorporada, aprimorando cada vez mais seus fluxos de trabalho.
No ERP/CRM DEAK os fluxos de trabalho, processos de aprovação, avaliações de risco e outros procedimentos relacionados ao negócio estão incorporados aos processos trazendo transparência aos operadores do sistema e disponibilizando aos gestores informações necessárias sobre os processos organizacionais.
Processos de aprovação
A maioria dos CRMs está focada nas áreas de vendas, mas um processo clássico envolve uma série de controles, atualizações de documentos, timeouts, aprovações, delegações, configurações de ordens, análise de crédito, termos especiais contratuais entre outros.
O ERP/CRM DEAK mantém workflow de todos esses processos fornecendo assim aos gestores informações instantâneas para auxiliar nos seus processos decisórios.
Lembre-se: uma informação só tem valor se ela estiver disponível no momento certo e para a pessoa certa.
Fluxos de trabalho
Todos os processos exigem controles rígidos sobre cada fluxo; o que muitas empresas fazem é substituir o processo formal de aprovação para que o processo de negócio siga adiante colocando em risco as operações da empresa.
No ERP/CRM DEAK isso não ocorre, pois todos os fluxos são automatizados; o que estiver fora da regra definida, é bloqueado pelo sistema – que entende que esse processo necessita de uma análise mais detalhada – e encaminhado automaticamente para a avaliação do gerente do setor.
Pode parecer um excesso de preocupação, mas é isso mesmo, nosso objetivo é proteger o negócio do acionista.
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