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B2B na era digital: uma proposta inteligente

B2B na era digital: uma proposta inteligente

B2B na era digital, uma proposta inteligente

Que o comércio online está cada dia mais presente no dia a dia das pessoas já não é mais novidade. Tão prático, seguro e variado, ele ocupa um espaço cativo na vida dos consumidores, oferecendo sempre mais opções tanto em produtos quanto em funcionalidades.

Agora, o que a gente quer destacar aqui é como o comércio online vem se tornando uma realidade também no B2B (Business to Business). Isso significa que muitas empresas, inclusive as de grande porte, vêm se utilizando do e-commerce para consolidar vendas. Pesquisas indicam que até 2020, o B2B deve movimentar cerca de 6,7 trilhões de dólares no mundo, praticamente o dobro do B2C (Business to Consumer).

A digitalização, afinal, parece ser o caminho para quem deseja se destacar no mercado e conquistar novos clientes, com maior poder de alcance e menor investimento. E isso vale, claro, entre as empresas. Vamos, então, entender melhor esse cenário para extrair o melhor dessa prática.
 

Por um B2B mais digital

 
No Brasil, ainda existe uma grande dependência dos canais tradicionais de venda, como o modelo porta a porta ou mesmo o velho acesso pelo telefone. Mas esse padrão vem mudando conforme o consumidor – seja pessoa física ou empresa – que passa a notar as vantagens do modelo online.

Pela internet, o usuário faz pesquisas, compara preços, tem acesso a fornecedores de diversos lugares do mundo, ganha em agilidade e, por que não, em qualidade. O que acaba acontecendo é que, em muitos casos, comprar de um fornecedor distante pode ser mais vantajoso do que uma loja física nas proximidades . Futurólogos apontam, que num futuro não muito distante, as lojas físicas servirão somente como showroom. Essa previsão pode ser confirmada com os números que apontam que 93% das empresas compradoras nos Estados Unidos preferem adquirir seus itens online a partir do momento em que decidem o que e de quem comprar.

Porém, o B2B também exige algumas especificidades, como o fato de ser necessário saber quem está comprando, para que a plataforma de e-commerce se adapte a esse cliente específico, afinal existem variações de impostos, por exemplo, que precisam ser consideradas – especialmente quando falamos sobre negócios entre clientes de estados e também de países distintos.

Dessa forma, as regras comerciais para a transação precisam estar configuradas no momento do acesso do cliente. Isso significa que, ao contrário do B2C, nem todos os itens disponíveis em um site podem estar disponíveis para determinado usuário. Um outro ponto a se destacar são os preços e os descontos que o vendedor poderá praticar dependendo do cliente. Por fim, os impostos incidentes também devem ser levados em consideração, todos aplicados de forma individual para cada cliente.
 

O e-commerce DEAK

 
Confira a solução que a DEAK preparou para dar conta das especificidades do mercado B2B.

Além do módulo Comercial, o ERP DEAK possui também o módulo de e-commerce, uma ferramenta de vendas para auxiliá-lo a incrementar seus negócios online. E completamente integrada ao ERP DEAK.

Suas telas são customizáveis/adaptáveis de acordo com suas necessidades e seus clientes. Assim, sua empresa monta de forma fácil uma plataforma de e-commerce B2B com: cadastro de clientes, acompanhamento de estoques, gestão de preços e contratos, orçamentos, entre outras funcionalidades para apoiar as suas vendas e o relacionamento com os seus consumidores.

Nosso e-commerce é a ferramenta ideal para vendedores externos, representantes comerciais e empresas com contratos de fornecimento.
 

Confira os principais recursos

 
Plataforma de e-commerce B2B
Sistema de loja virtual 100% integrado em tempo real com o ERP DEAK: Módulo de Produtos, Módulo de Contratos, Módulo de Análise, Módulo Financeiro, Módulo de Comissões, Módulo de Eventos, Estoque, entre outros.

Permite que clientes cadastrados enviem pedidos de vendas com total segurança, obedecendo:
– Aos mesmos padrões de tributação do ERP
– Preços podem ser definidos por contratos
– Políticas comerciais pré-definidas
– Permite que vendedores acompanhem os clientes de sua carteira.
– Permite que representantes comerciais coloquem pedidos para os seus clientes (força de venda).
– Integração com o ERP para computar as comissões dos vendedores.
– Total acesso ao Catálogo Eletrônico de Produtos do ERP com fotos, descrição técnica, acessórios, kits etc.
– Permite que o cliente pesquise e acompanhe o fluxo do pedido de venda (Workflow)
– Permite o gerenciamento do fluxo de processos e a coleta de informações através de formulários definidos pelo próprio cliente (Módulo de Eventos), entre outros:

– Gerenciamento de reclamações de clientes
– Gerenciamento de solicitações de folders, demonstrações, visitas de representantes
– Gerenciamento de solicitações de prorrogação de títulos, retiradas de títulos do cartório, informações diversas
– Acompanhamento de visitas de representantes externos
– Agendamento de ligações para clientes
– Troca de mensagens por e-mail
– Publicação de notícias e merchadising
 
Convencido de que o e-commerce pode ser uma excelente ideia para suas vendas e também para as compras? Fale com a gente e saiba mais sobre o assunto e nossas soluções.

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