A tecnologia vem cada vez mais transformando o dia a dia das empresas, e isso já não é novidade. São grandes mudanças que revolucionam a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e como se comportam diante dos consumidores, também diretamente impactados pelos efeitos das novas tecnologias.
Diante disso, impossível ficar alheio a tais mudanças e se abster da responsabilidade de promover melhorias para se adequar ao novo cenário. Esse é um dos principais desafios dos CEOs, que devem estar preparados para liderar essa jornada, estimulando seus colaboradores a participar ativamente da transformação.
Aqui, veremos de que forma esses líderes devem atuar para que não apenas se adaptem às mudanças, mas colham um retorno bem-sucedido a partir dessas novas práticas.
Desafios por um bem maior
A transformação digital gerou uma nova demanda para os líderes. Eles agora precisam desenvolver novos modelos de gestão para oferecer aos seus clientes experiências e ofertas inovadoras, que se mostrem adequadas a um novo perfil de consumidor, mais antenado do que nunca.
Mas as mudanças não devem ocorrer só de fora para dentro, mas também internamente. Acompanhar essas transformações significa intensificar o engajamento de suas equipes, estimulando a liberdade e autonomia dos colaboradores, que irão auxiliá-lo na promoção e consolidação das mudanças.
Ora, mas se você acredita que a sua empresa não está devidamente estruturada para esse momento e não há um pensamento geral direcionado para a transformação, que tal repensar sua cultura corporativa e avaliar quais seriam as modificações necessárias para conquistar os corações – e a motivação – de suas equipes?
Antes de mais nada, será preciso, portanto, buscar os conhecimentos necessários para não parecer uma equipe ultrapassada tentando correr atrás do prejuízo. É importante estar à vontade com os novos processos e tecnologias, demonstrando domínio dessas soluções e capacidade de envolver as pessoas em torno dessas informações.
Treinamentos e eventos corporativos que estimulem esse interesse e engajamento são algumas boas opções nesse sentido. Em tais ocasiões, mostre que o desafio da transformação está nas mãos de todos e que todos têm importância fundamental nesse processo e deverão estar sempre preparados e atualizados.
Abrace a mudança com energia
Uma vez definido que é hora de mudar, aja imediatamente. Não espere uma necessidade específica chegar: antecipe-se a ela, afinal a velocidade do mundo digital é tamanha que ficar apenas aguardando pode ser um risco para o seu negócio. Não tenha receio de agir ainda na incerteza, pois o futuro poderá mostrar que a sua decisão foi realmente acertada. Afinal, ajustar o que estiver em desacordo com as suas necessidades será bem mais tranquilo do que criar algo do zero.
Mais uma vez, dê a atenção devida aos colaboradores. Eles estão na mesma jornada que você. Transmita confiança, mostre-se disponível, aposte em total transparência. Promova um padrão hierárquico horizontal para reforçar o sentimento de orgulho e pertencimento nas pessoas. Lembre-se de que da sua equipe surgirão os líderes do futuro, que irão comandar transformações no longo prazo.
Por fim, jamais se esqueça do seu consumidor. Ele deve ser o centro de suas decisões e a maior motivação para as transformações que irá promover. O objetivo é justamente esse: mostrar que tudo que está sendo realizado tem como foco fazer com que ele se sinta importante, especial, diferenciado. Que a sua companhia está 100% comprometida com a solução de problemas e as respostas rápidas às suas necessidades. Fora que transmitir o conceito de empresa atualizada e inovadora é sempre um importante diferencial.
Com tudo isso em mente, temos a certeza de que você será reconhecido como um líder apto e, sem dúvida, contagiante para conduzir a transformação digital dentro do seu negócio. Que tal começar agora?