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ERP e o futuro organizacional das empresas

ERP e o futuro organizacional das empresas

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Entrevista com o Diretor de Operações da DEAK Sistemas, Danilo Martins

O futuro organizacional das empresas é integrado, digital, automatizado, com amplo acesso aos dados, conectividade, comunicação em rede e atualizações constantes. Em entrevista, o Diretor de Operações da DEAK Sistemas, Danilo Martins, destaca a importância do controle de informações e processos nas empresas a partir de um sistema de gestão que abranja todos os setores do negócio e atenda às demandas do mercado.

Martins ressalta que a preocupação com a experiência do usuário é a nova tendência do setor. Se antes reinavam as necessidades operacionais, hoje é preciso ir além e oferecer uma plataforma funcional, acessível e agradável aos usuários. Ele também relata como o ERP DEAK tem contribuído, há quase três décadas, com a gestão das empresas, sempre de forma orgânica, acompanhando o próprio crescimento de seus clientes e evoluindo com os desafios da contemporaneidade. Confira a entrevista.

Qual é a missão da DEAK Sistemas e para que ela realmente existe?

Danilo Martins – Nossa missão é fornecer aos nossos clientes mais eficiência, competitividade e lucratividade, por meio de softwares de alta qualidade e produtividade para a gestão empresarial. Esses sistemas automatizam as funções de rotina, evitando erros de operação e executando as atividades com mais rapidez. O ganho para a empresa é bem relevante, pois as tarefas diárias são realizadas de maneira mais eficiente, com menor demanda de pessoal.

Você diz que “o ERP DEAK é um conjunto de ferramentas completas, que apóiam desde a gestão operacional até o relacionamento com seus clientes”. Como isso acontece na prática? 

DM – O ERP DEAK é composto de módulos que atendem às necessidades dos vários departamentos de uma empresa, como o financeiro, a logística, o estoque, o setor de compras, a produção etc. Todas as operações, antes realizadas e registradas manualmente, e, portanto, mais sujeitas a falhas, passam a ser executadas através do sistema.

Por exemplo: quando um vendedor faz um orçamento, precisa apenas registrar os produtos no módulo respectivo do sistema. O software, previamente parametrizado com alíquotas tributárias e as políticas comerciais da empresa, calcula os impostos, mostra a margem de lucro e o quanto é possível negociar. Além disso, assegura que os produtos, de fato, estão disponíveis em estoque e fornece uma previsão de entrega. Quando o negócio é fechado, o sistema envia a nota fiscal eletrônica para a SEFAZ, validando o montante de impostos a pagar, gera o boleto e envia a cobrança para o banco. 

Tudo isso é automático? Não há risco de erros?

DM – Tudo é integrado, o que praticamente elimina a chance de erros. Além disso, o sistema é flexível e permite parametrizações que solicitem que um colaborador valide determinadas ações do sistema. E caso seja encontrada alguma inconsistência pelo ERP DEAK, o processo é bloqueado até que um funcionário habilitado avalie o problema e libere a operação.

Outra medida de segurança oferecida pelo software é o armazenamento das informações de todas as etapas, que permitem o rastreamento dos dados de cada processo, inclusive dos responsáveis por cada um deles.

Como isso foi pensado para chegar ao sistema tal qual como é hoje?

DM – Mais que entender de tecnologia, nossos desenvolvedores são estimulados a conhecer profundamente os processos das empresas, as técnicas de gestão modernas, a legislação tributária e fiscal etc. Além de colaboradores especializados, contamos também com consultores externos, que apóiam nossa equipe no desenvolvimento do nosso sistema e das atualizações, buscando oferecer soluções sempre alinhadas com o que há de mais moderno em termos de gestão, além de incorporar as inovações tecnológicas que surgem.

Como se desenvolve a relação da DEAK Sistemas com as empresas que adquirem o ERP, do fechamento do contrato até o suporte pós-implantação?

DM – Assumimos o compromisso de dar suporte em todas as etapas. O fluxo de atendimento e suporte ao cliente começa após o fechamento do contrato.

Primeiro, acontece a Transfer-Meeting (Reunião de Passagem) entre a área Comercial e de Serviços, na qual fazemos a validação do escopo do projeto. Nossa equipe de Serviços, gerente e consultores passam a acompanhar o cliente em todas as etapas do projeto de implantação do ERP DEAK, que dura em torno de oito semanas.

Após esse período, acontece o Go Live (Virada de Chave) e estabilização da operação, quando o cliente passa a ser acompanhado pela equipe de Relacionamento, com consultor exclusivo, bem como pelo nosso time de Help Desk.

Como a empresa avalia o resultado do ERP DEAK entre os clientes?

DM – Nosso time de Relacionamento com o Cliente realiza periodicamente pesquisas de utilização do ERP DEAK. Por intermédio delas, conseguimos medir e acompanhar a maturidade do cliente no uso do sistema. O intuito é ajudá-lo a automatizar seus processos através da nossa ferramenta. Com essas informações, conseguimos entender onde e como podemos ajudar em casos específicos e melhorar de maneira geral.

Poderia citar um case que demonstre os resultados do ERP DEAK para quem contrata o sistema?

DM – A Couro Top e a Elétrica Copeli são algumas das experiências que nos orgulham muito. Isso porque gestores, diretores e colaboradores se dedicaram a tornar o uso do ERP DEAK uma premissa dentro de suas empresas. Combinado com a evolução que tiveram em relação a seus processos anteriores, foram capazes de aumentar a capacidade produtiva, o número de colaboradores, de vendas e, consequentemente, a lucratividade.

Desde a implantação do ERP DEAK na Couro Top, a capacidade produtiva da empresa foi ampliada em 300%. O quadro de funcionários passou de 70 para 160 colaboradores, num cenário em que a área administrativa representou menos de 10% desse total. 

A Elétrica Copeli, por sua vez, operava sem nenhum sistema de gestão, realizando todos os seus processos manualmente, mantendo controles através de planilhas e controles em papel. Desde a implantação do ERP DEAK em seu ambiente, obteve um crescimento de 50% em seu faturamento.

A DEAK Sistemas está há 26 anos no mercado. Como a inovação é vista dentro da empresa e como ocorrem os avanços tecnológicos no ERP DEAK?

DM – Na DEAK, a inovação é uma premissa. Temos feito da parceria com os clientes e das experiências de mercado adquiridas ao longo desses 26 anos, gérmen para o desenvolvimento de funcionalidades focadas no aumento da produtividade, na redução de custos e na segurança para o negócio dos clientes. Todo semestre, a DEAK lança uma nova versão do ERP com novidades, priorizando aquilo que é mais solicitado por nossos clientes.

Temos um profundo compromisso com o aperfeiçoamento da nossa ferramenta, procurando sempre melhorar a experiência do usuário do sistema. Por isso, em cada versão, buscamos incorporar ferramentas tecnológicas e de mercado que atendam às novas demandas, como o Power BI e a integração com marketplaces.

O que os clientes podem esperar em relação ao futuro da DEAK Sistemas? 

DM – Os clientes podem esperar um sistema atualizado, em uma das melhores plataformas do mercado. Estamos em um processo de migração do nosso sistema operacional para uma das mais avançadas tecnologias de software do mundo, a plataforma .NET (lê-se: Dot Net). A cada versão, apresentamos aos clientes novas telas redesenhadas nesse novo padrão. A evolução é tão significativa que se tornou um novo produto: o DEAK Plus.

Criado a partir da visão de nossos clientes e totalmente focado na experiência do usuário, possui interface mais intuitiva, amigável, com novos dashboards e 100% voltada às atividades do dia a dia do usuário. 

Além disso, o novo menu do ERP DEAK Plus vem no formato Full Screen, proporcionando uma navegação mais funcional entre os módulos.

Invista no futuro da sua empresa com o Sistema DEAK

Muitas empresas fornecem softwares de gestão, mas só a DEAK Sistemas traz ao mercado alguns diferenciais fundamentais: a relação com os clientes, da implantação ao acompanhamento das operações no dia a dia; módulos para diversos setores da indústria, varejo e logística; e as atualizações do sistema. Essas características são importantes, porque garantem que a ferramenta será bem usada e estará sempre em diálogo com as constantes demandas do mercado e dos recursos humanos.

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