fbpx

Parametrização: o que é e qual a sua importância?

Parametrização: o que é e qual a sua importância?

Todo sistema de gestão precisa seguir uma parametrização para seu correto funcionamento e processamento dos dados a serem inseridos na ferramenta.

Esse processo deve ser realizado ainda na fase inicial do projeto de implantação, quando o consultor, junto com os responsáveis pelos departamentos, faz um levantamento dos parâmetros que devem guiar o funcionamento do sistema em cada um deles. 

Somente após uma análise minuciosa – a partir da qual, eventualmente, procedimentos podem ser alterados para deixá-los ainda mais eficientes – é que a equipe de implantação começa a alimentar o sistema com as informações.

Em todos os módulos do ERP DEAK existem processos que dependem desses parâmetros, pois são esses que vão reger todo o funcionamento das ferramentas.

Também são indispensáveis para as aprovações eletrônicas nas filas de análise, além de permitirem a rastreabilidade de todas as etapas dos processos.

O primeiro passo na parametrização de um sistema ERP é o cadastro dos perfis, atribuindo aos usuários os acessos, de acordo com o nível de responsabilidade de cada um. Isso garante que cada colaborador acesse somente os dados relativos à sua atividade, sem interferir nas dos demais.

Entre muitos outros, seguem exemplos de parametrização mais comuns:

  • Setor de Compras: formas de pagamento que a empresa adota com seus fornecedores, valor máximo para fechar a negociação sem aprovação da gerência;
  • Setor Comercial: desconto máximo permitido, prazo de entrega, valor de comissão;
  • Processos financeiros: os usuários responsáveis pela emissão de boletos;
  • Estoque: quantidade mínima de cada produto; permissões para liberar cada item;
  • Emissão de nota fiscal: alíquotas de impostos em cada estado, prazos de pagamento.

Concluídas a etapa de parametrização, o sistema já tem condições de operar com segurança e oferecer dados confiáveis e atualizados para tomadas de decisão estratégicas.

E esse é mais um dos motivos que mostram a importância de escolher uma empresa experiente como fornecedora do sistema de gestão empresarial. Assim, você terá o apoio de especialistas durante toda a fase de implantação do sistema.

 

Eleve a eficiência comercial de sua empresa.
Peça uma demonstração do ERP DEAK!

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados