fbpx

Pix: como funciona e quais as vantagens para as empresas?

Pix: como funciona e quais as vantagens para as empresas?

Pix

O Pix não mudou somente a forma das pessoas físicas fazerem e receberem transferências financeiras, mas também garantiu uma solução mais simples, rápida, segura e econômica para as empresas receberem e processarem pagamentos.

Neste artigo, conheça o que é o Pix, como funciona e quais são as vantagens para as empresas.

O que é o Pix?

O Pix não é um aplicativo, mas um novo meio de pagamento digital que substitui – mas não exclui -, o DOC, TED e boletos. Ele se integra aos demais bancos e fintechs viabilizando transferências financeiras. 

As transferências realizadas pelo Pix podem ser feitas entre indivíduos e empresas, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana – inclusive aos finais de semana e feriados-, levando 10 segundos para serem concluídas. E mais: sem custo algum para pessoas físicas e MEI, e com taxas menores para outras pessoas jurídicas. Contudo, as instituições financeiras podem zerar as taxas para empresas se assim desejarem.

O objetivo do Banco Central com o Pix é acelerar as transações financeiras, reduzindo as burocracias e os custos envolvidos. E, como consequência, a competitividade entre os bancos e também entre empresas cresce, o que ajuda a melhorar a qualidade do serviço e produto prestado. Pois, quanto maior a concorrência, mais as organizações precisam buscar formas de se destacar no mercado e atrair mais clientes.

Como funciona?

Com o Pix, todos aqueles dados bancários, que antes tinham que ser solicitados, não são mais necessários para realizar uma transferência. Para isso, basta pedir uma Chave Pix do destinatário/receptor, digitá-la, confirmar os dados e concluir a transferência, que é feita em tempo real, sem necessidade de processamento.

Veja o que pode ser a chave Pix:

  • Número de celular;
  • E-mail;
  • CPF/CNPJ;
  • Código aleatório.

Cada chave deve estar atrelada a uma conta apenas, não podendo ser utilizada para diferentes bancos ou contas.

As pessoas físicas podem ter até 5 chaves, enquanto as empresas podem ter até 20. E todas as informações ficam armazenadas no sistema do Banco Central e protegidas pela LGPD.

Outra alternativa de transferência no Pix é pelo QR Code, em que o receptor gera um código atrelado à sua conta e o pagador, com sua câmera do smartphone, realiza a transferência instantânea.

Em relação aos valores permitidos, é importante ressaltar que não há limites de valor mínimo que pode ser transferido. Porém, as instituições financeiras podem definir um limite máximo para evitar fraudes e lavagem de dinheiro.

Vantagens do PIX para as empresas

Que o Pix trará agilidade, redução de custos, alta disponibilidade e elevado padrão de segurança é sabido. Mas quais são as outras vantagens práticas para as empresas?

  • Alternativa de pagamento: o Pix poderá ser usado para pagar funcionários, fornecedores e até tributos federais;
  • Alternativa de recebimento: os clientes físicos ou onlines poderão pagar as compras por meio do QR Code ou Chave Pix da instituição com muito mais rapidez e sem a intermediação das bandeiras de cartões;
  • Agilidade na entrega do produto/serviço: como o recebimento monetário é instantâneo, não é necessário esperar o pagamento ser processado e compensado para, então, despachar o pedido;
  • Pix Cobrança: gerar QR Code com o valor futuro, incluindo multas e juros em caso de atraso no pagamento;
  • Diminuição dos riscos de receber notas ou depósitos falsos.

Para aproveitar essa série de vantagens e inovar no relacionamento com os clientes, procure a instituição financeira na qual a empresa possui conta e crie as chaves Pix. Mas, antes, confirme se haverá taxas nas transferências e, se sim, tente negociar a isenção. Assim, a sua empresa fará parte da transformação do mercado de pagamentos do Brasil.

Clique abaixo e conheça o ERP DEAK

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados