fbpx

Planejamento tributário – vantagens e importância

Planejamento tributário – vantagens e importância

A legislação brasileira é complexa, por isso elaborar o planejamento tributário é uma tarefa desafiadora. Mas fundamental para a empresa estar em dia com as suas obrigações fiscais e ainda manter-se competitiva no mercado.

Então, acompanhe neste artigo detalhes para elaborar seu planejamento e ter maior tranquilidade.

Agora que você viu mais detalhes sobre o planejamento de tributos, acompanhe os benefícios que ele oferece aos seus negócios!


Vantagens do planejamento tributário para seus negócios

– Previne a ocorrência de multas com cálculos errados ou pagamentos em atraso;

– Mantém a empresa em compliance, colaborando para que a marca tenha uma imagem positiva no mercado;

– Reduz custos porque, com suas análises aprofundadas e pautadas na legislação, os gestores conseguem identificar maneiras de diminuir os valores a serem recolhidos;

– Permite o crescimento e melhora a competitividade da empresa, ajudando a identificar como mudanças nas operações e na estratégia de negócios podem afetar as obrigações fiscais. Além disso, permite que a economia com impostos seja usada em investimentos estratégicos para a expansão de seus negócios.

Dicas para elaborar o planejamento de tributos

O planejamento tributário deve ser feito no final do ano, pensando no período que virá. Época em que poderá, se preciso, alterar seu regime tributário.

Confira as dicas práticas para elaborar seu planejamento:

– Tenha um profissional especializado para fazer a assessoria contábil que, como vimos, é muito complexa e requer conhecimento atualizado;

– Levante os dados financeiros (balancetes, pagamento de fornecedores, etc.), informações sobre produtos, desempenho da organização, objetivos de negócio e outras solicitadas pelo especialista;

– Certifique-se de que está adotando o Regime Tributário ideal para seus negócios, pois a escolha errada significa prejuízo;

– Elabore o planejamento tributário. Ele vai contemplar tributos federais, estaduais e municipais e ajudar sua empresa a reduzir custos com arrecadação e ficar em conformidade.

– Faça revisões contínuas do planejamento.

O planejamento tributário exige tecnologia adequada

Um plano eficiente de tributos requer participação de profissionais especializados no assunto. Mas, também, exige ferramentas que permitam uma gestão tributária eficiente, como o ERP DEAK.

O Módulo Gerencial Contábil possibilita cálculos complexos de apropriação de impostos, de modo rápido, preciso e seguro.

Com consultores e colaboradores especializados, garantimos a atualização contínua, conforme a legislação federal, estadual e municipal.

Além disso, o sistema oferece:

– Flexibilidade para atender benefícios fiscais ocasionais;

– Apuração fiscal e a contabilização das operações em tempo real;

Integração com os softwares contábeis mais usados do mercado;

– SPED preparado para ser importado do EFD (Escrituração Fiscal Digital) para escrituração fiscal digital, conforme determinação da SEFAZ;

– Acesso rápido aos relatórios de conferência de impostos.

 

Com essa solução completa, seu planejamento tributário será executado com agilidade e eficiência. Desse modo, sua empresa poderá acessar todos os benefícios de um plano profissional e sempre atualizado.

O ERP DEAK atende empresas distribuidoras de vários segmentos de mercado.

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS AGORA MESMO

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados