fbpx

Conheça as vantagens de um sistema ERP para PMEs

Conheça as vantagens de um sistema ERP para PMEs

sistema ERP para PMEs

Extremamente importantes para a economia brasileira, as PMEs empregam milhares de pessoas e movimentam a oferta e a demanda do mercado. Apesar de serem de menor porte, elas possuem os mesmos desafios de uma grande empresa: satisfazer os clientes; gerir processos e pessoas; controlar informações e dados; crescer de forma organizada; manter relacionamento com fornecedores e atender às legislações vigentes. Um sistema ERP para PMEs é uma solução para a gestão empresarial. Continue lendo e conheça as vantagens!

Conheça o ERP DEAK para realizar a gestão da sua PME

O que significa PMEs?

Antes de falar das vantagens, vamos, brevemente, explicar o que significa PME. A sigla PME significa “Pequena e Média Empresa” e agrupa empresas de acordo com o faturamento anual e o número de funcionários:

Faturamento anualIndústria:Número de funcionáriosComércio e serviços: número de funcionários
Micro empreendedor individualAté 81 mil reaisAté 1Até 1
Micro empresaAté 360 mil reaisAté 19Até 9
Pequena empresaAté 4,8 milhões de reaisDe 20 a 99De 10 a 49
Média empresaAté 300 milhões reaisDe 100 a 499De 50 a 99

Entretanto, sempre acompanhe as possíveis alterações que o governo e órgãos competentes, como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podem fazer desses valores que classificam uma PME. 

Vantagens de um ERP para PMEs

Muitas PMEs tendem a trabalhar com planilhas ou com sistemas específicos para determinados setores, por exemplo: um sistema para o CRM, outro para o financeiro, algum outro para a logística e assim por diante. O que dificulta a unificação das informações e visão ampla da empresa.

Investir em um sistema ERP para PMEs aprimora a gestão empresarial e traz resultados significativos para o negócio, além de que o retorno sobre o investimento é certo. 

ERP significa Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) e tem como objetivo automatizar a gestão empresarial, fazendo com que haja integração de informações e, consequentemente, eficiência no fluxo de comunicação e processos entre os setores e colaboradores de uma PME.

Veja 5 vantagens de um sistema ERP para PMEs:

  1. Automatização das atividades manuais: o que antes era feito manualmente, exigindo tempo, atenção e aumentava as chances de erros, com um ERP para PMEs, muitas das rotinas diárias passam a ser realizadas pelo sistema. O que gera agilidade, produtividade, otimização e padronização dos processos internos da empresa.
  2. Controle dos processos do início ao fim: se antes os controles de cada departamento eram feitos manualmente, planilhas ou softwares separados, com um ERP para PMEs, todos os dados relacionados à empresa são armazenados e administrados em um só sistema. Isso viabiliza o controle dos processos desde a chegada das informações até à entrega final ao cliente, considerando a empresa como um todo e tudo o que envolve cada etapa.
  3. Cumprir as obrigações legais: para cada tipo de PME e setor de atuação existem legislações específicas que regulamentam as atividades. Essas obrigações podem vir do governo federal, estadual, municipal e de órgãos fiscalizadores. O sistema ERP para PMEs pode auxiliar a empresa a atender às exigências legais de acordo com suas obrigações, não perder prazos e nem sofrer multas.
  4. Aumento do lucro com a diminuição dos custos: o sistema ERP para PMEs reduz os custos advindos do retrabalho, das perdas, das falhas de comunicação e das decisões tomadas com erros de informações. Com a automatização dos processos, todos os departamentos de uma PME tornam-se mais eficientes e ágeis e as operações mais seguras. Com a diminuição dos custos internos, há o aumento do lucro da empresa. 
  5. Planejamento dos recursos: diante de uma visão ampla da empresa e da integração dos setores por meio do ERP, a PME consegue planejar melhor suas estratégias e utilizar os recursos de forma mais eficiente.

A melhor solução de ERP para PMEs: ERP DEAK

Para aumentar a produtividade, eficiência nas operações e atender às legislações, o ERP DEAK é a solução inovadora para a organização e crescimento de uma PME. 

Completo para integrar os fluxos de informações da empresa, o ERP DEAK conta com módulos que possibilitam a tomada de decisão com mais assertividade, considerando a empresa como um todo:

  • CRM – Vendas  
  • Indicadores Gerenciais  
  • Gestão de Compras  
  • Gestão Financeira  
  • Gestão Tributária e Fiscal  
  • Controladoria  
  • Cadastro de Produtos (PDM) 
  • Gestão de Contratos  
  • Frente de Caixa  
  • Ordem de Serviço  
  • Ordem de Produção  
  • Logística  
  • E-commerce

Há mais de 20 anos, a DEAK tem proporcionado a satisfação dos clientes com o ganho de produtividade, aumento do lucro, redução de custos e qualidade na gestão do negócio.

Conheça o ERP DEAK para realizar a gestão da sua PME

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados