fbpx

Retorno sobre o investimento: o ROI e sua importância

Retorno sobre o investimento: o ROI e sua importância

Retorno sobre o investimento: o ROI e sua importância 

O retorno sobre o investimento é vital para que o gestor saiba se está fazendo investimentos financeiros positivos em sua empresa. Em outras palavras, para ter certeza de que seus negócios são lucrativos e estão caminhando para o crescimento. 

Nesse cenário, conhecer o ROI – Return On Investiment é um princípio financeiro fundamental. Ainda mais nos tempos atuais, em que a forte concorrência não permite que se corra muitos riscos sem uma análise minuciosa. 

Por isso, neste conteúdo mostramos como calcular o ROI e garantir um excelente investimento para a saúde financeira do seu negócio. 

Por dentro do conceito de ROI 

O ROI é a sigla de Return On Investiment – ou Retorno Sobre Investimento, em bom português.  

Trata-se de um indicador para mensurar o resultado financeiro obtido por uma empresa após um determinado valor gasto. Desde uma máquina até um software para gestão de empresas, por exemplo. 

Essa métrica também pode ser utilizada antes de um investimento, para estipular quais resultados podem ser alcançados com cada aplicação. 

Para calcular o ROI basta aplicar uma fórmula simples: 

ROI = [(lucro – investimento) / investimento] x 100 

Vamos exemplificar. Se uma empresa compra um equipamento por R$ 20 mil e com ele atingiu um lucro de R$ 100 mil ao longo do primeiro ano de uso, o retorno sobre investimento ficaria assim: 

ROI = (100.000,00 – 20.000,00) / 20.000,00 X 100 = 0,4% ou 40% 

Qualquer retorno positivo obtido pode ser considerado um bom ROI. Assim, o exemplo mostra que o valor gasto foi muito bem empregado! 

Por fim, é importante lembrar que o cálculo pode ser feito para qualquer investimento.  

É possível, por exemplo, usar a fórmula para determinar se vale a pena abrir uma filial em outro ponto da cidade ou em outro município/estado, se vale a pena investir no desenvolvimento de uma nova linha de produtos, etc. 

Importância de calcular o retorno sobre o investimento 

Ao calcular o ROI, a empresa consegue visualizar se determinado investimento realmente vale a pena. Assim, corre menos riscos de perder dinheiro com aplicações desvantajosas e, ao mesmo tempo, toma decisões para expandir os negócios com sucesso. 

Calcular o retorno sobre o investimento é especialmente importante quando o gestor decide pegar um empréstimo, por exemplo.  

Essa decisão só vai valer a pena se o estudo mostrar que o valor emprestado vai gerar receita suficiente para pagá-lo e, ainda, ter lucro! Do contrário, a organização só vai contrair uma dívida – e problemas. 

Outra situação em que o ROI é muito importante é na hora de planejar os investimentos, bem como estabelecer prioridades.  

Algo comum em empresas que possuem orçamento mais restrito e é preciso decidir com inteligência em que investir primeiro. Vejamos alguns exemplos:  

  • Substituir equipamentos ou máquinas desatualizadas por outros mais modernas e eficientes; 
  • Criar um site mais moderno e que melhore a visibilidade da marca, bem como, melhore a experiência do cliente durante a navegação; 
  • Diversificar sua linha de produtos/serviços para vender mais aos clientes atuais e atrair novos consumidores; 

Na dúvida entre dois negócios, conhecer o retorno sobre o investimento dará segurança para a escolha de qual será melhor para a empresa.  

Se for escolher um novo sistema de gestão, escolha um ERP em nuvem completo, que oferece um ROI superior. Afinal, ele vai integrar todos os setores, otimizar as atividades da equipe, trazendo muito mais produtividade e controle. Implemente o ERP DEAK e otimize o ROI de sua empresa 

O ERP DEAK é um software para gestão de empresas completo, que integra e padroniza os processos, gerando uma visão 360° dos negócios. 

Da área de vendas à gestão tributária, ele permite automatizar processos, integrar setores, rastrear todos os processos em andamento e muitas outras vantagens. 

Sem contar que promove maior produtividade e motivação dos colaboradores, agilidade, eliminação de erros e retrabalho até a redução de horas extras. 

Além disso, o ERP DEAK está em constante evolução e nossos clientes têm acesso automático a elas, sem custos extras. 

Para melhorar ainda mais o retorno sobre o investimento, nosso software para gestão de empresas permite integração com outros sistemas e nossa equipe fornece treinamento e suporte técnico especializado. Tudo bem prático, rápido e eficiente. 

Peça agora uma demonstração do ERP DEAK e constate os resultados positivos que seu negócio vai garantir! 

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão