fbpx

ERP em nuvem aumenta a competitividade de seus negócios

ERP em nuvem aumenta a competitividade de seus negócios

ERP em nuvem aumenta a competitividade de seus negócios

O ERP em nuvem aumenta a competitividade de seus negócios e é uma resposta eficiente na corrida para conquistar clientes e obter melhores resultados financeiros.

Com o ERP você garante uma visão 360 graus do negócio, integrando todas as áreas, possibilitando redução de falhas e retrabalho, entre outros benefícios. 

Se sua empresa ainda não atingiu esse estágio, pode ser que o uso de ferramentas obsoletas ou processos manuais estejam impedindo. 

Por isso, neste artigo, vamos mostrar o papel de um ERP em nuvem, plataforma robusta, moderna e completa para alavancar seus negócios.  

Vantagem competitiva: o que é e como obter 

Antes de falarmos do ERP em nuvem, vamos entender melhor o que é vantagem competitiva, diferencial capaz de deixar sua empresa melhor posicionada no mercado. 

Para destacar seus negócios da concorrência, você precisa ter clareza sobre três pontos determinantes: 

  1. Benefícios que seus produtos/serviços oferecem 
    Quais as reais vantagens que sua empresa tem para oferecer ao público? Conhecer muito bem os recursos e diferenciais de seus produtos/serviços, bem como acompanhar as tendências relacionadas ao seu mercado é muito importante. Assim como deixar seus consumidores cientes dessas vantagens. 
  1. Definição de seu mercado-alvo 
    Tenha total consciência de quem são seus clientes e quais suas necessidades. E, principalmente, explique aos seus prospects de que modo seus produtos/serviços respondem a esses desejos e desafios. 
  1. Conhecer sua concorrência 
    Quem são seus concorrentes? Quando você compara sua empresa com a deles, quais seus pontos fortes e fracos? O que você pode aprender com as outras empresas que atuam no mesmo segmento que o seu?  

Importante: após identificar sua vantagem competitiva, reforce seus diferenciais em toda sua comunicação com o mercado. 

Competitividade na visão da Harvard Business School 

Michael Porter, um dos maiores especialistas do mundo em competitividade, afirma que as organizações precisam de metas, estratégias e visão abrangente da operação para terem uma competitividade sustentável. 

Após pesquisas, o professor da Harvard Business School, uma das melhores universidades de negócios do mundo, identificou as três principais formas das empresas conquistarem relevância no mercado.  

Conheça cada uma delas:  

1. Diferenciação mercadológica 

Significa que a empresa oferece benefícios superiores aos de seus concorrentes.  

Essa diferenciação pode ser um produto/serviço de alta qualidade, mas também uma entrega mais rápida ou condições comerciais imbatíveis. 

Esse tipo de vantagem competitiva acontece por meio de inovação, qualidade e bom atendimento ao cliente.  

Nesse sentido, uma plataforma moderna, como o ERP em nuvem, que oferece uma visão abrangente de toda a operação em qualquer lugar, permite elevar a qualidade dos produtos/serviços e atender os clientes de modo eficiente e rápido. 

2. Liderança de custo – mais fácil com um ERP em nuvem 

As empresas conseguem a liderança de custo melhorando a eficiência operacional. Em outras palavras, significa menores gastos e maior qualidade. 

Também nesse quesito, adotar um ERP para ter uma visão 360 graus do negócio é imprescindível. Uma plataforma inovadora elimina falhas/retrabalhos, bem como identifica meios de acelerar e evoluir os processos.  

E se for um ERP em nuvem, você pode acessar as informações de qualquer local e em qualquer horário, bastando acesso à internet. 

3. Foco na relação custo-benefício 

Organizações que oferecem produtos/serviços de qualidade indiscutível a valores justos, saem na frente quando o assunto é competitividade. Isso porque os clientes estão dispostos a pagar um pouco mais por itens que ofereçam o que prometem. 

Um ERP consegue, até mesmo, melhorar a eficiência na composição de preços e pagamento de tributos. Mapeando processos e valores e integrando as áreas da empresa, ele ajuda a estabelecer o valor correto para que sua empresa não tenha prejuízos ou cobre além do preço de mercado.                                                                     

Além disso, essa solução também promove padronização dos processos organizacionais, garantindo total controle sobre as informações da organização. 

Funcionamento de um ERP 

O ERP – Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão composto de três partes que possibilitam a operação de suas funcionalidades. São elas: 

  • Camada de aplicação: aqui são inseridos os dados pelos colaboradores; 
  • Banco de dados: onde se armazena os dados inseridos; 
  • Framework: a interface com a qual os colaboradores vão interagir, sendo adaptada para cada empresa. 

Além disso, um sistema ERP conta com diversas funcionalidades e módulos que visam integrar todos os processos da empresa.  

Como vimos no tópico anterior, essas funções garantem uma vantagem competitiva importantíssima para o seu negócio. E muitas vantagens também! 

Benefícios do ERP em nuvem para seus negócios 

Ao implementar um ERP em nuvem, sua empresa passa a usufruir dos diversos benefícios de um ERP, mas com mobilidade. Vamos conhecer os principais, todos eles essenciais para que sua empresa tenha vantagem competitiva! 

Integração entre departamentos 

A partir de uma plataforma única, as diversas áreas da empresa são integradas, o que permite que áreas como vendas, finanças e estoque possam conversar facilmente. E isso, mesmo estando fora da empresa, pois basta ter conexão com a internet para acessar o ERP em nuvem. 

Essa integração permite aos profissionais executarem suas tarefas de modo mais prático e rápido. Sem ruído na comunicação ou falta de entrosamento. 

ERP em nuvem evita falhas e retrabalhos 

Outro ponto importante é a redução de erros e retrabalhos de colaboradores, comuns quando se utiliza métodos manuais. 

Sem contar que um ERP em nuvem permite uma melhor performance do equipamento melhorando a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores. 

Com as tarefas repetitivas automatizadas, a equipe pode direcionar seu foco para atividades mais estratégicas. Como buscar melhorias nos produtos/serviços, estreitar os laços com clientes já existentes ou conquistar novos

Padronização e otimização dos processos 

Ao fazer a migração de um sistema local para um ERP em nuvem, sua empresa ganha com a padronização dos processos. Com todas as áreas utilizando um mesmo sistema, além da otimização operacional, a comunicação fica mais eficiente e rápida. 

Acesso de dados em tempo real para decisões mais assertivas 

Por se tratar de um sistema único que reunirá informações de todos os setores da empresa, o ERP permite dados atualizados em tempo real, colaborando com decisões mais assertivas. 

Mesmo estando fora da empresa, o colaborador pode acessar o ERP em nuvem e acessar/editar as informações e atuar de forma rápida e pontual. 

Na prática, isso significa identificar novas oportunidades de negócios, promover melhorias, antecipar demandas dos clientes – tornando-os mais satisfeitos. Só para citar algumas providências que permitirão construir uma vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes do mercado. 

ERP em nuvem reduz custos 

ERP em nuvem aumenta a competitividade de seus negócios, além do mais, funcionando no ambiente em nuvem, a solução dispensa os altos investimentos em máquinas potentes, que precisam ser periodicamente substituídas por outras mais modernas. E, nas atualizações de versão do software, elas acontecem no ambiente cloud, sem precisar atualizar no computador de cada usuário. 

Mas um bom ERP, especialmente um ERP em nuvem, também reduz custos em função de suas múltiplas funcionalidades que permitem, entre outros: 

  • Evitar erros ou processos lentos que coloquem em risco a produtividade da empresa ou a satisfação do cliente; 
  • Efetuar um controle eficiente do estoque, permitindo operar com quantidades certas, evitando perda de itens por armazenamento inadequado ou vencimento do prazo de validade; 
  • Calcular preços dos produtos de forma correta, garantindo uma relação custo-benefício adequada para sua empresa se destacar; 
  • Efetuar a gestão financeira e tributária, evitando perda de prazos e pagamento indevido e/ou atrasado de taxas; 
  • Maior facilidade para estar em compliance com normas do mercado, incluindo a LGPD
  • Ter maior segurança digital, proporcionada pelo próprio provedor da nuvem. Assim, sua empresa evita ciberataques que geram prejuízos financeiros e de imagem à organização. 

Agora que você sabe que o ERP em nuvem aumenta a competitividade de seus negócios, conheça o ERP DEAK. Completo, ele vai ajudar a reduzir custos e aumentar a qualidade de sua operação. 

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados