fbpx

Planejamento tributário: seu ERP alinhado com a legislação tributária atual

Planejamento tributário: seu ERP alinhado com a legislação tributária atual

planejamento tributário

O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo e com as tarifas mais altas. Isso cria um cenário desafiador para qualquer gestor: como permanecer dentro da lei e reduzir a quantidade gasta com impostos? O planejamento tributário é a resposta para isso. Ele pode ser usado como uma ferramenta indispensável para as empresas que querem diminuir essa carga de maneira legal e eficiente.

Explorando um pouco mais o cenário, de acordo com a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico -, o Brasil é o maior cobrador de impostos da América Latina. O país cobra anualmente o equivalente a 33,4% de seu PIB em impostos. Isso tudo sem falar na dificuldade que temos em interpretar as regras tributárias.
Neste artigo vamos mostrar os principais desafios do planejamento tributário no Brasil e como melhorar os processos dessa área no seu negócio.

Mudanças constantes e alta carga tributária são desafios no Brasil

 
As empresas brasileiras enfrentam grandes desafios todos os dias e um deles é gerenciar o setor fiscal e a extensa lista de obrigações que precisam ser cumpridas. As complexas normas fiscais e tributárias fazem com que o Brasil esteja em segundo lugar no Índice de Complexidade Financeira de 2018, da TMF Group. Dentre as maiores dificuldades relacionadas ao sistema tributário brasileiro estão:
 

Mudanças frequentes nas regras

Além da carga tributária altíssima, a legislação nos âmbitos federal, estadual e municipal passam por mudanças ou adições em suas regras praticamente todos os dias. Essas mudanças constantes e complexas obrigam as empresas a manter uma equipe só para organizar e interpretar as regras tributárias, aumentando o seu custo operacional.
 

Falta de padronização

Cada estado da federação e muitos municípios têm interpretações próprias das regras tributárias (alíquotas diferentes, uns com substituição tributária, outros não, etc). Por isso, o cuidado na formação de preços tem que ser redobrado, qualquer erro no cadastramento das alíquotas pode causar prejuízos ou uma grande dor de cabeça com o fisco.
 

Contradições

A enorme quantidade de normas sendo criadas e modificadas o tempo todo é somada a diversas contradições que surgem nesse meio. Além dos impostos que qualquer empresa já esteja acostumada a pagar, alguns são específicos por setor e podem vir a ser conflitantes em alguns casos.
 

Como fazer um planejamento tributário?

 
Aqui, vamos listar algumas dificuldades comuns que as empresas enfrentam durante sua gestão e, muito provavelmente, você irá se identificar com alguma delas. Mas não se preocupe: também iremos apontar dicas e soluções para que sua gestão tributária se torne mais simples, saudável e especialmente menos onerosa.
 

É preciso criar uma metodologia 

A ideia não é burocratizar, mas sistematizar a gestão tributária. Uma boa organização, a partir de uma análise rigorosa dos tributos da empresa, acaba por melhorar a sua produtividade. Essa análise evita que você lance no sistema dados incorretos, que não poderão ser alterados futuramente e poderão gerar prejuízos.
 

Cadastros errados, problemas à vista

Num sistema de ERP, o cadastramento das alíquotas relativas a cada tributação é de fundamental importância. O cadastro de alíquotas no sistema deve ser feito por uma pessoa bem preparada e consciente das consequências causadas pelas falhas, já que um mero erro de digitação pode causar danos financeiros irremediáveis para a empresa. Invista em um profissional qualificado para essa tarefa.
 

De olho na legislação

Nossa legislação muda o tempo todo. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), são cerca de 12 mil atualizações por ano, um ritmo difícil de acompanhar. Especialistas na área e ferramentas específicas para gestão tributária podem auxiliá-lo – e muito – nesse acompanhamento, prevenindo o erro.
 

Qual a sua carga tributária?

Saber a sua carga tributária é tão importante quanto conhecer as informações de custos da empresa. Compile todos esses dados e conte com seu contador para auxiliá-lo nesse levantamento.
 

Seu contador é seu aliado

Se você possui uma assessoria contábil ou um departamento 100% focado no assunto, aproveite as informações que eles têm para lhe passar. Não são do seu domínio, muitas vezes, mas são dados que implicam diretamente no lucro dos negócios, tornando-se instrumentos estratégicos para seu desenvolvimento. Dedique mais atenção a essa área e note os benefícios que essa atitude lhe trará.

Fique sempre de olho na qualidade prestada por esses parceiros. Mais importante do que contratar um escritório de contabilidade é contratar um serviço de qualidade. Prefira não economizar nesse ponto e garantir que não haja prejuízos futuros.
 

ERP: um aliado no cumprimento da legislação

 
Quando se tem um bom ERP na empresa, o setor fiscal ganha tempo para executar todas as suas tarefas, mesmo em meio a uma rotina cheia de burocracias e mudanças constantes. Um sistema de gestão traz praticidade e segurança à equipe em cada um dos processos e atende especificamente a cada necessidade do negócio.
 

Integração de informações

O sistema ERP apresenta módulos que podem ser parametrizados de acordo com as necessidades tributárias de cada empresa. Dessa maneira, o setor fiscal consegue ter informações mais precisas e em tempo real de todas as áreas da empresa e pode otimizar as atividades, como o controle de notas fiscais e o envio de informações para o Fisco.
 

Automatização de processos

Um dos benefícios de ter um bom sistema ERP é a possibilidade de automatizar processos, o que elimina a necessidade de utilizar planilhas e realizar atividades repetitivas, com grandes chances de erro. Com a automatização, a equipe se torna mais produtiva e poderá focar sua energia em tarefas que necessitam de mais atenção.
 

Conformidade fiscal

Com um sistema de gestão atualizado conforme as novidades e mudanças na legislação que entram em vigor, é maior a chance de se manter a conformidade fiscal. Um bom ERP permite que o setor esteja sempre atualizado e trabalhe com segurança e tranquilidade no dia a dia da empresa.
 

Reduz custos

A implementação de um sistema automatizado aumenta a produtividade do setor (podendo, inclusive, trabalhar com uma equipe menor) e reduz erros operacionais que causam prejuízos.
 

Auditoria facilitada

É muito importante que a empresa realize um processo de auditoria antes do envio de dados para o Fisco. Dessa maneira, não acontecem erros e prejuízos com multas e penalidades. Um sistema inteligente aumenta a segurança ao verificar as informações lançadas de acordo com cada norma vigente.
 

ERP DEAK na Gestão Tributária e Fiscal

 
O ERP DEAK atende 100% do sistema tributário brasileiro e oferece segurança fiscal para o seu negócio.

O ERP DEAK automatiza tarefas diárias e repetitivas e acompanha a evolução da legislação tributária, atendendo às exigências de prazos e padrões legais de forma rigorosa.

Além disso o sistema atua na manutenção de cadastros de clientes e fornecedores, realiza a emissão da nota fiscal eletrônica e efetua o controle de entradas e saídas, entre outras atividades.

O Módulo Gerencial Contábil do ERP DEAK permite que cálculos complexos de apropriação de impostos sejam feitos de maneira rápida, precisa e segura. Veja algumas vantagens:
 

  • Os consultores tributários e colaboradores especializados da DEAK garantem a atualização constante das ferramentas, de acordo com a legislação.
  • Atualizado em todos os Estados da Federação.
  • Flexibilidade para atender benefícios fiscais ocasionais.
  • Apuração fiscal e contabilização das operações em tempo real.
  • Integração com os mais utilizados softwares contábeis do mercado.
  • SPED preparado para ser importado do EFD (Escrituração Fiscal Digital) para escrituração fiscal digital, conforme determinação da SEFAZ.
  • Acesso rápido aos relatórios de conferência de impostos.

Quer conhecer mais sobre as soluções do ERP DEAK para o planejamento tributário de sua empresa?

Solicite um atendimento da nossa equipe:

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados