fbpx

Transformação digital nas empresas: o que esperar do futuro?

Transformação digital nas empresas: o que esperar do futuro?

Transformação digital nas empresas: o que esperar do futuro?

transformação digital nas empresas é um processo urgente, mas que deve ser planejado. Transformação digital nas empresas: o que esperar do futuro?

Existem diversas mudanças acontecendo e elas prometem mudar o modo de funcionamento de milhares de negócios daqui para frente. Afinal, a tecnologia não para de se desenvolver e produzir novas soluções.  

E, sua organização, está pronta para isso? Neste artigo trouxemos algumas das principais tendências para os próximos anos! 

Saiba como abandonar velhos hábitos e preparar seus negócios para o futuro

5 principais tendências de transformação digital nas empresas 

Desde a revolução industrial, a tecnologia muda tão depressa, e continuamente, que fica difícil acompanhar. Por isso, a importância de se atentar às principais tendências para sua empresa não ficar para trás no mercado.  

Confira o que já vem se destacando e que promete continuar em destaque:  

1- Crescimento do uso da automação 

Não é novidade que a automação já conquistou um grande espaço dentro das empresas. Diante de atividades repetitivas, difíceis ou até mesmo arriscadas, ela é a saída para eliminar erros e agilizar as tarefas. 

Vale lembrar que é mais inteligente e rentável para a empresa quando seus profissionais usam seu conhecimento para cuidar da parte estratégica e criar novas soluções, deixando a parte operacional e repetitiva para a tecnologia, por ser mais rápida e precisa.  

Por isso, a automação é uma tendência de transformação digital nas empresas que vai continuar em franco crescimento – exigindo capacitação dos profissionais

Além disso, os dados obtidos com sistemas modernos, permitirão combinar informações e usá-las para a tomada de decisões ser assertiva.  

2 – Aumento do sistema híbrido faz parte da transformação digital nas empresas 

Com a pandemia, diversas empresas precisaram adotar o home office ou o modelo híbrido para continuar com suas operações.  

Contudo, ele se mostrou tão vantajoso e produtivo que diversos negócios passaram a adotá-lo de forma contínua. E pretendem mantê-lo de agora em diante. 

Conforme uma pesquisa da McKinsey, mais de 20% da força de trabalho global consegue trabalhar remotamente a maior parte do tempo, sem interferir na produção.  

Assim, o modelo de trabalho híbrido é tendência por oferecer diversas vantagens. Para a empresa, reduz custos e aumenta a produtividade de sua operação. Para o colaborador, permite trabalhar na comodidade da sua casa, evitando trânsito e tendo mais tempo para si.  

Contudo, para funcionar, a organização precisar oferecer meios para o trabalho fluir. Entre eles, fornecer uma plataforma completa, robusta e segura para a operação funcionar de forma eficiente e prática. 

3- Análise de dados para cadeia de abastecimento e experiência do cliente  

A transformação digital nas empresas vem ocorrendo há um bom tempo, mas ninguém estava 100% preparado para a pandemia. Algumas se adaptaram rapidamente, outras nem tanto. Interrupções na cadeia de suprimentos, até hoje, fazem com que as empresas enfrentem desafios para normalizar suas operações. Estoques baixos, pedidos atrasados, são só alguns exemplos dos desafios. 

Mas existem formas de amenizar esse tipo de problema. Para começar, é importante saber escolher os fornecedores certos. Também é essencial diversificar a cadeia de fornecimento, evitando depender de uma só empresa fornecedora.  

A integração de dados permite rastrear os processos de ponta a ponta, desde a produção até a entrega, garantindo uma operação mais fluida e sem surpresas. 

Da mesma forma, as informações atualizadas também permitem entender a jornada do cliente e trabalhar para elevar sua experiência.  

Providência essencial, tendo em vista que o consumidor moderno deseja mais do que bons produtos. Ele deseja bons preços e um atendimento diferenciado, inclusive, antecipando suas demandas por itens de consumo. 

E a melhor maneira de identificar essas oportunidades de negócio é se pautando em dados atualizados e confiáveis. 

4- Agilidade como prioridade crescente 

Como falamos, a transformação digital nas empresas ocorre depressa hoje em dia, sendo preciso se adaptar às novas circunstâncias rapidamente.  

Empresas que não têm a cultura da inovação em seu DNA costumam ter processos longos e demorados para implementar mudanças. Isso faz com que percam espaço para a concorrência que está sempre inovando e conquistando a preferência do consumidor. 

No entanto, é possível estimular a cultura da agilidade. Comece respondendo às seguintes perguntas – e pedindo ao seu time que responda também: 

  • O que o público tem demandado em termos de novidade?  
  • Quais são as práticas e as tendências do seu mercado de atuação?  
  • Quais processos passaram por atualização em sua organização? 
  • Quais aqueles que precisam ser renovados ou descartados por não serem mais usados? 

Com essas informações, reveja processos e estratégias, sempre buscando qualidade e eficiência. E, claro, para ganhar velocidade, escolha um ERP que atenda às necessidades de seu negócio e também possua a inovação como um valor. 

Dessa forma, a tendência é que sua empresa se prepare para lidar com os desafios, evitando interrupções e tendo um controle de riscos mais apurado. 

5- Ferramentas em nuvem cada vez mais em alta  

Um ERP em nuvem é um instrumento essencial para a transformação digital nas empresas. Além de rapidez e eficiência, se bem utilizado, ele também aumenta a proteção cibernética, evitando que ataques paralisem suas atividades, bem como ajudando a empresa a manter-se em compliance

De acordo com a Cloudward, o mercado de computação em nuvem vai bater US$ 832,1 bilhões em 2025, apresentando um crescimento anual de 17,5%. 

O ERP DEAK é um software para gestão de empresas em nuvem que, além de completo, possui várias camadas de proteção. Além disso, sua equipe altamente capacitada, fornece treinamento aos usuários e está apta a resolver eventuais dificuldades com total eficiência e rapidez. 

Com ele, você garante acesso aos dados da empresa, de qualquer lugar e em qualquer horário. Ou seja, é o seu empreendimento na palma da sua mão! 

Fique pronto para o futuro com o ERK DEAK 

O ERK DEAK permite que seu negócio fique por dentro da transformação digital nas empresas, aumentando a produtividade da sua equipe, reduzindo custos e eliminando tarefas repetitivas que geram erros. 

Com essa poderosa ferramenta, você fica por dentro das modernas tendências do mercado.  

Prepare sua empresa para o futuro ainda hoje. Entre em contato com nossos especialistas: 

FALAR COM ESPECIALISTAS 

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão