fbpx

Gestão de empresa: porque o compliance é tão importante

Gestão de empresa: porque o compliance é tão importante

Gestão de empresa: porque o compliance é tão importante

No vocabulário da gestão de empresa uma palavra vem se destacando: compliance. Gestão de empresa: porque o compliance é tão importante.

Um dos motivos para isso é que o mercado, cada vez mais, exige uma postura ética das companhias.  

Mas, mesmo sendo muito atrelado à luta por maior transparência dentro das organizações, o compliance é bem mais do que respeitar a legislação. Ainda que esse respeito à legislação seja muito importante, ainda mais com a chegada da LGPD

É uma maneira de garantir todos os benefícios que a conformidade oferece aos negócios. Acompanhe os detalhes neste artigo! 

Por dentro do conceito de compliance 

O termo compliance vem do verbo “to comply” que, em inglês, significa estar de acordo com uma regra. 

Dentro das organizações, o conceito envolve todas as normas, políticas, controles internos e externos que envolvem o mercado em que a companhia está inserida.  

Em outras palavras, em gestão de empresa, compliance significa cumprir leis e regulamentos. Cuidado que vale para todos os colaboradores, independente do cargo que exercem, e precisa estar bem claro para que sejam respeitados.  

Muito ampla, a conformidade abrange desde a legislação vigente – como impostos nos âmbitos federal, estadual e municipal -, até políticas internas. Entre elas normas de segurança de trabalho, compliance ambiental, etc. 

Programa de compliance: importante para a gestão de empresa  

O melhor caminho para usufruir das vantagens de estar em conformidade, é elaborar um Programa de Compliance.  

Este documento deve abranger as obrigações legais, esclarecer as práticas relacionadas à ética, sustentabilidade, valores da instituição, entre outros. 

Empresas de grande porte costumam criar uma área específica para essa tarefa ou, então, incluí-la dentro de um setor que tenha condições de absorvê-la – como o jurídico, por exemplo. 

No entanto, mesmo companhias de menor porte têm condições de elaborar e colocar em prática um programa de conformidade.  

Para isso, é necessário definir quem será o líder do projeto. E aqui o ideal é que seja uma pessoa experiente em gestão de empresa e familiarizada com a rotina e cultura organizacionais. 

Também é preciso identificar outras pessoas para formar uma comissão responsável por elaborar o plano de conformidade. 

Essa comissão ficará responsável por definir as normas de conformidade adequadas à realidade da organização, elaborar um manual, divulgá-lo, avaliar como a cultura de compliance está se desenvolvendo e promover melhorias contínuas. 

Benefícios da conformidade para a gestão de empresa 

Ainda tem dúvidas se vale a pena investir em conformidade? Então confira 5 benefícios dessa prática! 

1. Permite cumprir os deveres legais corretamente 

Sabemos que deixar de cumprir com as obrigações legais pode gerar prejuízos financeiros e de imagem à organização. Um bom programa de conformidade oferece à empresa segurança de estar se mantendo dentro das determinações legais, evitando problemas futuros. 

Assim, diminui o risco de multas, penalidades, paralisações de trabalho, ações judiciais ou encerramento de seus negócios.  

2. Melhora a reputação de seus negócios 

O grande investidor Warren Buffet disse certa vez que leva-se 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para perdê-la.  

Essa máxima tornou-se ainda mais verdadeira em tempos de redes sociais, onde comentários sobre sua marca interferem na decisão de compras de outros consumidores. 

Por isso, responsáveis pela gestão de empresa têm no compliance as orientações seguras para conduzir seus negócios com a ética necessária para garantir uma boa imagem. 

Afinal, companhias que pautam suas ações no respeito a clientes, colaboradores, parceiros, comunidade e concorrentes se destacam. 

Por isso, é importante comunicar ao mercado, pelos canais possíveis, o programa de conformidade de sua organização. Mas, acima de tudo, é essencial cumprir os compromissos assumidos. 

3. Compliance na gestão de empresa previne riscos 

Quem cuida da gestão de empresas sabe como é importante evitar fraudes e prevenir riscos. Quando existem normas claras para nortear a conduta em todos os setores da empresa, há transparência e inibe-se comportamos impróprios. 

Ou seja, um Programa de Compliance reduz mal-entendidos e estabelece limites claros na conduta de todos.  

4. Ajuda a criar um ambiente de trabalho mais motivador  

Como vimos, o conceito de conformidade é bem amplo, podendo ser usado para estabelecer regras de segurança contra acidentes de trabalho. Ou relativas à discriminação e assédio, para citar alguns exemplos. 

Essa iniciativa colabora para um ambiente positivo, elevando a motivação e produtividade do trabalhador, bem como ajudando a reter talentos. 

5. Conformidade reduz custos, um dos grandes objetivos na gestão de empresa 

Reduzir custos é uma consequência natural diante de benefícios, anteriormente citados, como maior segurança jurídica, melhor imagem e maior produtividade e motivação dos colaboradores.  

Tecnologia colabora com compliance 

Não restam dúvidas sobre as vantagens do compliance na gestão de empresas. Contudo, sua implementação requer preparo e, muitas vezes, apoio especializado. 

Além disso, substituir processos manuais, falhos e pouco transparentes, por uma solução que ofereça visibilidade e controle total da operação – de ponta a ponta – é essencial. 

É o caso do ERP DEAK. Completo, possui módulos para áreas comercial, compras, logística, gestão tributária e financeira. Também para controladoria e gestão de contratos, entre outros. 

Além de maior eficiência na gestão de empresa, o ERP em nuvem mantém todas as informações centralizadas e atualizadas em tempo real. Fáceis de acessar, garantem a transparência que o compliance exige. 

A automação das operações é fundamental para a gestão de empresa e, ainda, para o compliance – e seus benefícios. 

Se você deseja estar em conformidade, entre em contato conosco e saiba como o ERP DEAK pode te ajudar! 

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão