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Cultura empresarial: o que é e por que modernizar?

Cultura empresarial: o que é e por que modernizar?

cultura empresarial

Cultura empresarial é o conjunto dos valores, hábitos e crenças compartilhado pelos integrantes de uma organização. É constituída pelas contribuições de todos os colaboradores, com suas qualidades, conhecimentos e experiências, mas também com suas limitações. Faz parte da dinâmica de relações e da identidade das empresas. Dessa tábua de valores derivam as orientações com as quais funcionários e colaboradores lidam com os desafios do dia a dia de trabalho.

Portanto, deixar que essa cultura se estabeleça por si mesma não é a melhor opção. Missão, valores e objetivos precisam ser definidos e estar claros para todos. Somente assim podem ser reforçados pela instituição e, quando necessário, passarem por movimentos de modernização e atualização. Logo, a gestão da cultura organizacional deve ser uma estratégia da companhia.

A importância da cultura empresarial

Quando os valores que ensejam a cultura empresarial não estão claros, as políticas e processos institucionais ficam à mercê de indivíduos e de suas condutas pessoais, que vão ditando o ritmo das relações e o comportamento organizacional. 

Por outro lado, quando  a empresa vivencia uma cultura forte, que está presente de fato no cotidiano, todos têm certeza sobre as políticas internas e externas e cria-se um ambiente propício para boas práticas e comportamentos, tais como a resiliência, a capacidade de se adaptar às mudanças, superar obstáculos e resistir ao estresse de situações inesperadas. 

Isso porque, em um mundo onde as tecnologias estão cada vez mais presentes nos processos, modificando a todo instante os modos de realizar as atividades e até de relacionar-se, estar aberto ao novo e preparado para novidades é algo imprescindível.

Para promover a transformação digital nos espaços de trabalho, por exemplo, é necessário se atentar a certos temas que vão perpassar  a cultura corporativa de uma empresa que pretenda promover essa revolução: liderança, estratégia e gestão de talentos.

Uma cultura empresarial em prol da modernização

Rejeitar o novo não é algo que acontece dentro das empresas apenas. É um comportamento que algumas pessoas adotam em suas vidas. Isso reforça a necessidade de fomentar os valores que apontam para a mudança e a transformação. Aqueles com dificuldade em se adaptar às novidades da instituição, também costumam resistir ao uso de aplicativos, fintechs, entre outras formas modernas de se relacionar com as pessoas e com o ambiente.

A cultura empresarial pode desempenhar importante papel neste processo de reconfiguração de mindsets, contribuindo primeiramente com novos comportamentos e, assim, ajudando a transformar perspectivas e sentimentos em relação às novidades.

Isso acontece porque uma cultura corporativa estruturada sobre valores de justiça e de compartilhamento de ideais cria um clima organizacional  melhor e mais motivador.

Confira alguns passos para implementar a cultura organizacional na empresa:

  • Organize a missão e os valores da empresa;
  • Estabeleça princípios norteadores dos comportamentos de funcionários e colaboradores;
  • Estabeleça políticas interna e externa de relacionamento;
  • Produza um plano de comunicação interna;
  • Incentive boas práticas, como cooperação, proatividade e inovação;
  • Contrate pessoas que compartilhem os mesmos valores da empresa;
  • Estabeleça quem serão os promotores da cultura (líderes influentes).

Ao pensar sobre cada um desses passos, tenha em mente que a cultura empresarial surge da mentalidade dos fundadores e de seus objetivos de mercado; que os valores da empresa devem nortear todas as atividades, da contratação às relações do dia a dia e rotina de trabalho; e que culturas bem-sucedidas são aquelas que conseguem oferecer um sentimento de pertencimento à equipe.

Múltiplos talentos e desafios: tudo o que é novo, é melhor?

As inovações que aparecem todos os dias no mercado, podem ser incômodas para alguns, mas para outras pessoas são extremamente empolgantes. A experiência mostra que nem sempre o que é novo e moderno, é o melhor para toda empresa. É preciso saber discernir aquilo que pode ser apenas uma mudança estética do que realmente contribuirá para a dinâmica da equipe e da instituição.

O moderno pode facilitar a vida, o trabalho e as relações, mas também pode trazer prejuízos. Se, por um lado, as redes sociais divulgam marcas com pouco investimento e empresas online/digitais facilitam diversos tipos de negócios; por outro, somos cada vez mais bombardeados por informações, temos nossas vidas expostas como mercadoria e nós mesmo nos tornamos produtos.

Uma cultura empresarial forte, baseada em valores que favoreçam a inovação criará o clima de abertura às novidades, cabendo aos gestores, então, avaliarem quais tecnologias deverão ser empregadas, para que os esforços de todos valham a pena.

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Conheça a tecnologia antes de adquiri-la

Assumir uma postura passiva, esperando que as mudanças ocorram naturalmente, não é uma boa opção diante do ambiente voraz e competitivo do mercado. As novas tecnologias adotadas pela empresa precisam criar combinações inteligentes para acelerar os resultados desejados, com benefícios à equipe e aos clientes. 

No blog da DEAK, você encontra uma série de matérias sobre os impactos e a importância da transformação digital. Conheça também todas as ferramentas do ERP DEAK e seus benefícios para ter a certeza da melhor escolha em inovação organizacional e transformação digital para sua empresa. 

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