fbpx

Evite erros na emissão de MDFe com a ajuda de um ERP

Evite erros na emissão de MDFe com a ajuda de um ERP

A emissão de MDFe com a ajuda de um ERP fica muito mais prática, além de minimizar a chance de erros comuns que podem levar a multas. 

Afinal, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) é um documento fiscal obrigatório no transporte de cargas desde 2014, sendo essencial que as empresas saibam emiti-lo de forma adequada. 

Com o intuito de auxiliar a superar as dificuldades na emissão, elaboramos este artigo que vai mostrar como proceder para gerar um documento correto. 

<h2>Conheça os equívocos mais comuns ao emitir o MDFe </h2>

Antes de saber como a emissão de MDFe com a ajuda de um ERP fica mais rápida e eficiente, é preciso evitar cadastros incompletos e errados.  

Assim sendo, conheça os principais equívocos que ocorrem durante o seu preenchimento e fuja deles!  

1. Omissão de dados do veículo  

A etapa de preenchimento dos dados do veículo no Manifesto Eletrônico é essencial para a autorização do documento. No entanto, muitos campos são preenchidos de maneira incorreta ou ignorados.  

Para evitar problemas, é essencial cadastrar corretamente os veículos, incluindo as seguintes informações: placa, UF, RENAVAM, tara, capacidade, tipo de veículo, tipo de carroceria, tipo de rodado, tipo de propriedade e dados do motorista. 

2. Quantidade incorreta de documentos MDFe emitidos 

Outro erro comum está relacionado à quantidade de documentos emitidos. Cada Unidade Federativa (UF) de descarregamento exige apenas um Manifesto Eletrônico.  

Em casos de alterações durante o transporte, como placa do veículo, carga ou documentação, é necessário encerrar o MDFe atual e emitir um novo. O mesmo procedimento vale para a inclusão de mercadorias durante o percurso. 

3. Deixar de informar documentos fiscais complementares

O Manifesto Eletrônico resume as principais informações da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e do Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe).  

Assim, prestadores de serviço de transporte devem incluir dados referentes ao CTe sempre que solicitado. E, no caso do emitente for um embarcador, basta fornecer os dados da NFe.  

Lembramos que a omissão desses documentos pode resultar em problemas durante fiscalizações. Um motivo a mais para apostar na emissão de MDFe com a ajuda de um ERP. 

4. Unidade da Federação inclusa no percurso não informada 

Apesar de emitir a quantidade correta de MDFe, muitas empresas negligenciam o preenchimento do campo de UF Percurso. No modal rodoviário, é necessário indicar os estados pelos quais o veículo passará, mesmo que seja apenas um estado entre a UF de coleta e a UF de entrega.  

Mas atenção: a ordem deve refletir o trajeto do motorista. Por exemplo, se a carga sair do Rio Grande do Sul com destino a São Paulo, o percurso será: Santa Catarina e Paraná. 

5. Falta de encerramento do MDFe

O encerramento do documento é necessário no final de cada percurso, transbordo, redespacho, subcontratação, substituição de veículo, motorista ou contêiner, retenção imprevista de parte da carga ou inclusão de mercadorias.  

Enquanto houver um MDFe pendente de encerramento, a emissão de um novo será impedida. 

Benefícios de apostar na emissão de MDFe com a ajuda de um ERP 

Em meio às complexidades fiscais, a emissão do Manifesto Eletrônico demanda atenção meticulosa. Contudo, ao utilizar um sistema emissor de MDFe adequado, esse processo torna-se mais prático e seguro para as empresas.  

Além de simplificar a gestão de logística, a automação e a integração de processos propostos por um sistema como o ERP DEAK, surgem como resposta à necessidade de maior rapidez na troca de informações entre as diversas áreas. 

Assim, a emissão de MDFe com a ajuda de um ERP gera maior celeridade ao processo, reduzindo chance de erros e assegurando o compliance fiscal. 

Outro ponto de destaque é que, sendo uma ferramenta em nuvem, o sistema DEAK torna possível acessar e gerenciar informações de qualquer lugar e em qualquer horário. Ou seja, o gestor pode acompanhar em tempo real o status da carga, corrigir rotas e atualizar informações. 

Também permite acesso controlado de usuário, proporcionando maior proteção de dados, e garante que a emissão de MDFe com a ajuda de um ERP esteja sempre em conformidade com as regulamentações. Isso porque nosso sistema de gestão é continuamente atualizado.  

Por tudo isso, adotar o ERP DEAK vai gerar maior eficiência, economia e praticidade. Tanto na geração do Manifesto Eletrônico, como na emissão de outros documentos fiscais. 

Evite erros, cumpra suas obrigações fiscais e conduza seu negócio com eficiência, mantendo a documentação fiscal eletrônica sempre em dia. Opte pela emissão de MDFe com a ajuda de um ERP, ou melhor, com o apoio do ERP DEAK. 

QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO DO ERP DEAK 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados